Bola rasgou com pouco mais de 1 hora de uso normal e empresa recusou a garantia sem justificativa técnica

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Jundiaí - SP

24/07/2026 às 15:21

ID: 254764835

No dia 23/07/2026, retirei a bola por volta das 12h30. Meu filho começou a utilizá-la aproximadamente às 13h, em uma partida de futebol com outras crianças no condomínio.

Às 14h10, ou seja, cerca de 1 hora e 10 minutos após o início do primeiro uso, ele voltou para casa porque a bola havia rasgado, conforme demonstram as fotos.

Gostaria de destacar que não houve qualquer mau uso. A bola foi utilizada exatamente para a finalidade para a qual foi fabricada: jogar futebol e receber chutes durante uma partida entre crianças. Em nenhum momento ela foi usada em superfícies inadequadas, com objetos cortantes ou de qualquer forma que justificasse esse tipo de dano.

Abri a solicitação de garantia, porém ela foi recusada com a justificativa genérica de que o dano teria sido ocasionado pelo consumidor durante o uso.

Discordo completamente dessa conclusão. Uma bola de futebol deve suportar muito mais do que pouco mais de uma hora de uso normal. O simples fato de ela rasgar no primeiro dia evidencia um forte indício de vício de qualidade ou defeito de fabricação.

A empresa também não apresentou qualquer laudo técnico ou explicação que demonstrasse como concluiu que houve mau uso, limitando-se a uma resposta padronizada.

Dessa forma, solicito a revisão da análise e a troca da bola por outra nova, uma vez que o produto não apresentou a durabilidade mínima esperada para sua finalidade.

Compartilhe

Resposta da empresa

27/07/2026 às 16:11

Olá, esportista Hemilene!

Meu nome é Patrícia, e fui responsável pelo seu atendimento.

Agradeço por compartilhar sua experiência conosco.

Entendo que esse cenário não correspondeu ao que você esperava, e por isso acompanhei pessoalmente o seu atendimento.

Todo o suporte foi realizado por meio do Ticket *****, onde encaminhamos as informações e orientações relacionadas ao seu caso.

Informamos que verificamos em nosso sistema que você já abriu o processo de avaliação através do protocolo *****. O seu pedido foi recusado porque, após uma análise técnica detalhada realizada pelo nosso time de especialistas, não constatamos nenhum vício ou defeito de fabricação no item. O dano apresentado nas imagens foi identificado como uma avaria ocasionada pelo portador da bola devido a mau uso ou atrito em superfície inadequada durante o jogo.

Nesse caso, reafirmamos a negativa da solicitação e não iremos seguir com o processo de devolução, troca ou reembolso do valor.
Aqui você encontra todos os detalhes e critérios da nossa política oficial: https://www.decathlon.com.br/servicos/trocas-e-devolucoes

Se desejar acrescentar algo ou tiver qualquer dúvida, é só responder ao e-mail utilizado no ticket que seguimos à disposição para apoiar.
Você também pode nos acionar por: www.decathlon.com.br/atendimento
Patrícia B.
Time de Atendimento ao Cliente Esportista – Decathlon

Réplica do consumidor

27/07/2026 às 16:34

Agradeço o retorno, porém não concordo com a conclusão apresentada.

A Decathlon afirma que houve "mau uso ou atrito em superfície inadequada", entretanto não apresentou qualquer elemento técnico que comprove essa afirmação.

Gostaria de saber:

Qual foi o procedimento técnico utilizado na análise?
Quais evidências demonstram que houve mau uso?
Em qual ponto das fotos é possível concluir que o dano não decorre de defeito do produto?

A bola foi retirada da loja às 12h30 e começou a ser utilizada às 13h. Às 14h10 ela já estava rasgada.

Ou seja, o produto apresentou esse dano após aproximadamente 1 hora de uso normal, durante uma partida de futebol entre crianças.

Em nenhum momento a bola foi utilizada para finalidade diversa daquela para a qual foi fabricada. Não foi utilizada com objetos cortantes, nem submetida a qualquer situação extraordinária.

O simples fato de uma bola rasgar no primeiro dia de uso já demonstra que sua durabilidade foi muito inferior ao esperado de um produto dessa categoria.

A resposta apresentada limita-se a afirmar que houve "mau uso", sem qualquer laudo, fotografia da inspeção ou justificativa técnica que permita ao consumidor compreender por que a garantia foi recusada.

Reitero meu pedido para que a análise seja revista.