Não resolvido

Pedido cancelado e estorno não realizado no aplicativo Degusta Aí

degusta.ai

cidade: Campo Grande

O que aconteceu

Realizei um pedido no aplicativo Degusta Aí no dia 05/12 às 22h39, conforme o acompanhamento do próprio app. A loja constava como aberta no momento da compra. Às 23h09 recebi mensagem da loja pelo WhatsApp informando que já haviam encerrado o expediente e que não poderiam preparar o pedido. Às 23h10 solicitei o estorno e às 23h15 pedi o comprovante. Às 23h33 a loja apenas informou que o pedido havia sido cancelado, sem enviar qualquer comprovante de devolução.

Desde então, venho tentando resolver a situação diretamente com a loja, porém sem sucesso. A loja não enviou nenhum comprovante de estorno e apenas encaminhou um print de uma transferência Pix cancelada, o que não comprova devolução de valores. Uma transferência cancelada indica apenas que o dinheiro não saiu da conta deles e não representa estorno ao consumidor. Meu extrato do Mercado Pago está anexado na reclamação e demonstra claramente que o valor de R$ 85,98 não retornou para minha conta. Não há qualquer entrada correspondente ao estorno, seja via Pix, devolução ou reembolso pelo próprio sistema do aplicativo.

Nos dias seguintes continuei tentando contato pelo WhatsApp, e após certo ponto a loja simplesmente parou de responder de forma adequada, enviando apenas mensagens automáticas, sem se comprometer em resolver o problema ou fornecer o comprovante solicitado. A situação permanece sem solução até o momento.

Diante da falta de resposta da loja e da ausência completa de estorno, preciso que o próprio Degusta Aí intervenha e resolva o meu problema. O pagamento foi realizado dentro do aplicativo, a loja constava como aberta, o pedido foi cancelado por decisão deles e o estorno não foi efetivado. Solicito que o valor de R$ 85,98 seja devolvido imediatamente e que seja fornecido o comprovante correto da operação.

Caso precisem entrar em contato comigo, peço que iniciem o contato pelo WhatsApp.

Reclamações parecidas

2

Interações da reclamação

  1. degusta.ai respondeu

    09/12/2025 às 08:17

    Olá! Tudo bem?

    Lamentamos pelo transtorno que você enfrentou e entendemos a sua frustração com a situação.

    Gostaríamos de esclarecer um ponto importante: a degusta.ai não realiza intermediação de pagamentos.

    A nossa plataforma funciona apenas como cardápio digital e sistema de pedidos, sem qualquer participação financeira na transação.

    Os valores pagos pelos pedidos caem diretamente na conta da própria loja, sem trânsito ou controle da degusta.ai.

    Por isso, somente o estabelecimento consegue realizar o estorno ou fornecer o comprovante da devolução.

    Essas condições constam nos nossos Termos e Políticas, disponíveis em:

    https://degusta.ai/termos-e-politicas

    Ainda assim, para ajudar no seu atendimento, já encaminhamos sua solicitação ao estabelecimento responsável para que possam verificar o caso internamente e retornar com o comprovante de estorno ou solução adequada.

    Pedimos que, por gentileza, aguarde o retorno da loja, que é quem possui acesso ao pagamento.

    Se precisar de qualquer orientação adicional, estamos à disposição.

    Atenciosamente,

    Equipe degusta.ai

  2. Consumidor respondeu

    09/12/2025 às 08:56

    Agradeço o retorno, mas reforço que a resposta não resolve o problema. A loja continua sem fornecer o comprovante de estorno, não responde de forma adequada e o valor de R$ 85,98 permanece sem devolução, conforme comprovado no extrato anexado.

    Compreendo a posição da https://******* em relação à intermediação de pagamentos, porém isso não exclui a responsabilidade solidária prevista no Código de Defesa do Consumidor, já que a transação ocorreu dentro da plataforma, que indicava a loja como aberta, e o cancelamento foi resultado direto de uma falha operacional do estabelecimento vinculado ao sistema da plataforma. O consumidor não pode ser deixado desamparado entre duas partes que se isentam de responsabilidade.

    Diante da ausência de solução por parte da loja e da falta de resposta efetiva aos meus contatos, informo que estou registrando um Boletim de Ocorrência relatando a não devolução do valor pago, bem como o descumprimento do dever de estorno. O registro é apenas para documentar formalmente os fatos e comprovar que todas as tentativas de resolução amigável foram esgotadas.

    Reforço que aguardo que a https://******* acompanhe o caso até a solução completa, garantindo que o estabelecimento apresente o comprovante válido de estorno ou devolva imediatamente o valor pago. Como consumidor, não tenho acesso a nenhum outro canal que não seja o disponibilizado pela própria plataforma, e o suporte fornecido até agora não apresentou qualquer resultado prático.

    Permaneço à disposição, mas aguardo uma providência efetiva e não apenas o repasse da demanda à loja, que segue sem resolução.

  3. degusta.ai respondeu

    09/12/2025 às 09:02

    Olá.

    Reforço que a https://******* não recebe pagamentos, não intermedia transações, não realiza cobrança e não possui acesso ao valor pago. O pagamento foi feito diretamente ao estabelecimento, que é o único responsável por estornos, devoluções e comprovantes. Não existe qualquer participação da https://******* na operação financeira, portanto não há responsabilidade solidária neste caso.

    A plataforma é apenas um cardápio digital utilizado pela loja e não tem controle sobre horário de funcionamento, cancelamentos ou movimentações financeiras. Todos esses pontos são de responsabilidade exclusiva do estabelecimento.

    Você mencionou o registro de Boletim de Ocorrência. Fique à vontade para incluir também o histórico completo das mensagens trocadas aqui. Quanto mais detalhes constarem no BO, mais claro ficará que a https://******* não participou da cobrança, não recebeu valores e não teve qualquer relação com a retenção do pagamento.

    Seguimos à disposição para esclarecimentos gerais sobre o uso da plataforma, mas questões financeiras referentes ao pedido devem ser tratadas diretamente com a loja, que é quem recebeu o valor.

  4. Consumidor respondeu

    09/12/2025 às 09:18

    A tentativa da https://******* de excluir totalmente sua responsabilidade não corresponde ao que determina o Código de Defesa do Consumidor. Não importa se a plataforma intermedia pagamentos ou não. O CDC, art. 7 parágrafo único, estabelece responsabilidade solidária entre todos os fornecedores que participam da [Editado pelo Reclame Aqui] de consumo. O art. 14 reforça que o fornecedor de serviços responde pelas falhas ocorridas na prestação.

    A https://******* não funciona apenas como cardápio digital. A plataforma exibe estabelecimentos, repassa pedidos, indica status de funcionamento, encaminha cancelamentos e estrutura toda a relação entre consumidor e loja. Se o pedido foi feito dentro do sistema da plataforma, ela participa diretamente da relação de consumo, independentemente de não receber o valor. Portanto, existe responsabilidade solidária, sim.

    O pedido foi realizado às 22h39 porque o aplicativo indicava a loja como aberta. Minutos depois, a própria loja informou estar fechada. Essa falha operacional aconteceu no ambiente da plataforma, que permitiu que o pedido fosse concluído mesmo sem capacidade de atendimento. A partir daí, a loja não estornou o valor e passou a ignorar as mensagens. O dinheiro não voltou. O extrato anexado prova isso.

    A plataforma insiste em afirmar que não tem responsabilidade e que tudo deve ser resolvido com a loja, mas a loja simplesmente não responde, não apresenta comprovante e não devolve o valor. Isso configura abandono do consumidor, o que também é vedado pelo CDC.

    O Boletim de Ocorrência será registrado com todo o histórico, incluindo a postura da plataforma alegando ausência completa de responsabilidade enquanto o problema permanece sem solução. Como a https://******* permitiu a operação, participou da formação do pedido e agora se recusa a intervir efetivamente, essa conduta será incluída no registro.

    A devolução não ocorreu. O comprovante não existe. O consumidor continua prejudicado. A responsabilidade solidária permanece.

  5. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Não
    Voltaria a fazer negócio?Não
    Nota do atendimento0

    Pedi, paguei, a loja cancelou e não devolveu o dinheiro. A plataforma não ajudou em nada e disse que não é responsável. Experiência ruim e não recomendo.

  6. Resposta final da empresa

    09/12/2025 às 09:38

    A degusta.ai reitera seu compromisso com a transparência e reforça que não participou da relação comercial objeto desta reclamação. Não realizamos vendas, não recebemos pagamentos, não processamos valores e não temos acesso ao dinheiro pago pelo consumidor, que é transferido diretamente para o estabelecimento responsável no ato da compra.

    A plataforma atua exclusivamente como ferramenta tecnológica para exibição de cardápios e recepção de pedidos. Não definimos funcionamento da loja, não preparamos pedidos, não executamos cancelamentos financeiros e não temos capacidade técnica para realizar estornos, motivo pelo qual tais procedimentos dependem unicamente da loja.

    A interpretação apresentada pelo consumidor a respeito de responsabilidade solidária não se aplica a este caso, pois a degusta.ai não integra a [Editado pelo Reclame Aqui] de fornecimento do produto adquirido, nem exerce ingerência sobre disponibilidade, preparo, entrega ou fluxo financeiro. A plataforma não realizou qualquer prestação de serviço que tenha gerado dano direto ao consumidor.

    Mesmo não sendo parte da transação comercial, encaminhamos a solicitação ao estabelecimento competente, que possui acesso ao pagamento e é o único responsável por eventual devolução.

    Observamos ainda que as mensagens apresentam trechos jurídicos padronizados, típicos de respostas automatizadas, o que não altera a análise objetiva dos fatos nem o enquadramento correto da relação de consumo. A responsabilidade pela solução financeira permanece exclusivamente com a loja, que recebeu o valor e decidiu pelo cancelamento do pedido.

    Reforçamos que:

    - não recebemos o valor pago;

    - não processamos a transação;

    - não temos meios técnicos para efetuar estorno;

    - não possuímos controle sobre o atendimento do estabelecimento;

    - não temos acesso ao dinheiro para devolução.

    Permanecemos à disposição dentro do escopo técnico da plataforma, mas a solução financeira depende exclusivamente da loja responsável pela venda.

    Atenciosamente,

    Equipe degusta.ai