Em réplica

Goval Consórcio [Editado pelo Reclame Aqui] e dificuldade em obter reembolso.

Denilson de Almeida Oliveira

cidade: Governador Valadares

O que aconteceu

Aqui está o texto pronto para você copiar e colar no Reclame Aqui: "Venho por meio desta registrar uma reclamação contra a empresa Goval Consórcio, devido a uma [Editado pelo Reclame Aqui]. Encontrei um anúncio de uma casa no Facebook, no qual era informado que o imóvel poderia ser financiado pela Caixa ou através de carta de crédito contemplada da Goval. Fui até a empresa e fizeram uma simulação de financiamento pela Caixa, na qual as parcelas ficariam em aproximadamente1.200 reais. Em seguida, me ofereceram uma suposta carta de crédito contemplada, com parcelas de aproximadamente850 reais. Foi informado que eu deveria pagar 32.000 reais de entrada e que, após aproximadamente 3 meses, eu receberia a carta contemplada e poderia adquirir uma casa de até300.000 reais. Também fui informado de que não precisaria começar a pagar as parcelas antes de estar dentro do imóvel. Segundo o que foi apresentado, a própria empresa ajudaria a encontrar o imóvel e disponibilizaria corretores. Confiei nas informações que me foram passadas e efetuei o pagamento de 32.000 reais. Passaram-se os 3 meses e a carta não foi disponibilizada. Entrei em contato com a empresa diversas vezes e sempre me pediam para aguardar. Essa situação se prolongou por aproximadamente um ano, durante o qual esperei pela promessa de receber a carta contemplada. Depois de todo esse período, quando fui solicitar o cancelamento, fui informado de que, na verdade, o que havia sido contratado seria um consórcio, e não uma carta de crédito contemplada, como havia sido apresentado inicialmente. Além disso, passaram a exigir o pagamento de parcelas anteriores para que o cancelamento pudesse ser feito e, posteriormente, eu pudesse receber o dinheiro de volta. Porém, isso não foi o que foi combinado comigo no momento da contratação. Tenho, inclusive, gravações em áudio das conversas realizadas com a empresa, nas quais foram apresentadas as condições da negociação e a informação de que se tratava de uma carta contemplada. Diante da situação, procurei o Procon. Após a empresa ser acionada, entraram em contato comigo e prometeram devolver integralmente os 32.000 reais que paguei. Foi solicitado um novo prazo de mais3 meses para realizar a devolução. Esse prazo também já passou e, até o momento, não recebi meu dinheiro de volta. Estou novamente procurando o Procon e, diante do [Editado pelo Reclame Aqui] ao longo desse período, pretendo buscar também as medidas judiciais cabíveis para exigir a devolução integral dos 32.000 reais, devidamente corrigidos, além de eventuais outros direitos que possam ser reconhecidos pela justiça. Meu objetivo com esta reclamação é registrar publicamente o ocorrido e alertar outros consumidores para que tenham muito cuidado antes de realizar qualquer pagamento à empresa sem ter absoluta certeza sobre o produto ou serviço que estão contratando."

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Denilson de Almeida Oliveira respondeu

    11/09/2026 às 17:38

    Olá, Kamila.

    A Goval Consórcios respeita sua manifestação, porém precisamos esclarecer alguns pontos para que os fatos não sejam apresentados de forma equivocada.

    A Goval não comercializa carta de crédito contemplada. Trabalhamos com consórcio e também com financiamento, sempre de acordo com o perfil e as condições de cada cliente.

    No seu atendimento, a possibilidade de financiamento foi analisada, porém não houve enquadramento adequado naquele momento. Diante disso, foi apresentada a modalidade de consórcio, com suas respectivas condições, e a contratação ocorreu de acordo com a opção escolhida.

    Da mesma forma, os imóveis divulgados pela Goval são oportunidades de parceiros, corretores ou proprietários particulares, não significando que a empresa esteja comercializando uma carta contemplada vinculada ao imóvel.

    Respeitamos a interpretação da cliente, mas não podemos aceitar como verdade uma afirmação que não corresponde ao produto que a empresa comercializa.

    Ainda assim, não temos interesse em transformar uma divergência em conflito. Estamos totalmente disponíveis para conversar, analisar a documentação e os registros da negociação e buscar uma solução amigável para o caso.

    A Goval permanece aberta ao diálogo. Só precisamos que essa disposição seja recíproca, para que possamos realmente chegar a uma solução.

  2. Consumidor respondeu

    11/09/2026 às 23:19

    Li a resposta apresentada pela Goval, porém preciso esclarecer que ela não corresponde ao que foi efetivamente apresentado a mim no momento da negociação.

    A questão não é simplesmente uma interpretação minha sobre o produto. Eu fui até a empresa após encontrar um anúncio de um imóvel no Facebook e, durante o atendimento, foi apresentada inicialmente uma simulação de financiamento pela Caixa. Em seguida, foi apresentada a opção que me foi informada como carta de crédito contemplada, no valor de até R$ 300.000,00, com parcelas aproximadas de R$ 850,00.

    Foi justamente com base nessas informações que realizei o pagamento de R$ *****.

    Também foi informado que, após aproximadamente três meses, eu teria acesso à carta e poderia adquirir o imóvel, e que eu não precisaria começar a pagar as parcelas antes de estar dentro do imóvel. Tenho gravações em áudio das conversas e do atendimento, que poderão ser apresentadas para comprovar o que foi efetivamente oferecido e informado.

    Portanto, não considero correto afirmar agora que tudo se trata apenas de uma interpretação equivocada da cliente. Se desde o início tivesse sido explicado de forma clara que se tratava exclusivamente de um consórcio sem contemplação garantida e que eu poderia permanecer aguardando indefinidamente por uma contemplação, eu teria tomado uma decisão completamente diferente e não teria entregue R$ ***** nessas condições.

    Além disso, existe um ponto extremamente importante que não foi esclarecido na resposta da empresa: depois de todo o período de espera, procurei o Procon e, após a empresa ser acionada, foi acordada a devolução integral dos R$ ***** que paguei.

    A própria empresa solicitou um novo prazo de aproximadamente três meses para realizar essa devolução. Esse prazo também já terminou e o dinheiro não foi devolvido.

    Portanto, neste momento, minha reclamação não se resume à discussão sobre qual modalidade foi contratada. Existe também um compromisso de devolução do valor pago que não foi cumprido dentro do prazo informado.

    Diante disso, continuo solicitando a devolução integral dos R$ *****, sem que sejam descontadas parcelas ou valores que não foram aqueles que me foram apresentados no momento da contratação.

    Tenho documentos, registros das conversas e gravações em áudio relacionados à negociação e estou disposta a apresentar todo esse material ao Procon e, se necessário, às autoridades e ao Poder Judiciário, para que os fatos sejam analisados com base nas provas existentes.

    Não estou buscando conflito. Estou buscando apenas a devolução de um valor muito alto que entreguei à empresa confiando naquilo que me foi oferecido e que, até hoje, não foi resolvido.

    Aguardo uma solução concreta e, principalmente, a devolução dos R$ *****.