Cobrança indevida após cancelamento e dificuldade de contato com a empresa

Respondida
Montes Claros - MG
11/08/2026 às 11:45
ID: 256162863
Venho, por meio desta, registrar uma reclamação formal em razão das cobranças realizadas pela DocuSign mesmo após a solicitação de cancelamento e de não renovação da assinatura.
A solicitação de cancelamento e de não renovação do contrato foi realizada e confirmada no mês de fevereiro de 2026. Desde então, o serviço deixou de ser utilizado, pois entendi que a relação contratual havia sido encerrada.
Entretanto, mesmo após o cancelamento, a DocuSign continuou realizando cobranças nos meses seguintes, sem qualquer justificativa ou comunicação prévia informando a existência de valores pendentes. Em nenhum momento fui notificado sobre supostas faturas em aberto ou sobre qualquer pendência relacionada ao contrato.
Somente aproximadamente cinco meses após o cancelamento a empresa encaminhou um e-mail alegando a existência de uma fatura pendente e, além disso, enviou um documento para que eu assinasse, assumindo a existência de uma rescisão contratual pendente. Considero essa conduta inadequada, uma vez que, durante todo esse período, não houve qualquer aviso ou tentativa de regularização por parte da empresa.
A cobrança de valores após o cancelamento, aliada à ausência de comunicação tempestiva sobre eventual débito e ao envio tardio de um documento para reconhecimento de uma suposta pendência contratual, caracteriza prática abusiva e afronta os princípios da boa-fé e da transparência previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Diante dos fatos, solicito o cancelamento definitivo de quaisquer cobranças indevidas, a exclusão de eventuais débitos lançados após a solicitação de cancelamento e a revisão da conduta adotada pela empresa, adotando as medidas cabíveis para solucionar o problema de forma definitiva.
Muito díficil o contato com a DocuSign, eles não tem um whatsapp, telefone, somente email, parece que fazem isso de propósito para dificultar as resoluções dos problemas. Infiro que tenho todos os comprovantes de pagamentos dos boletos que eles dizem que estou devendo, sem contar que depois de cinco meses da minha solicitação de rescisão contratual, eles foram me contatar de uma ''dívida'' enviando o email de notificação, agindo de má fé.
Compartilhe
Resposta da empresa
11/08/2026 às 15:20
Prezado Victor,
Buscamos sempre oferecer a melhor experiência possível com os serviços da Docusign e lamentamos sinceramente qualquer inconveniente que você esteja enfrentando.
Nosso time de suporte técnico entrou em contato pelo e-mail cadastrado no Reclame Aqui solicitando sua autorização para darmos continuidade ao atendimento. Poderia, por gentileza, verificar sua caixa de entrada, incluindo a pasta de spam/lixo eletrônico, para localizar nossa mensagem?
Você também pode acessar o link https://support.docusign.com/s/contactSupport?language=pt_BR&rsc_301 para acompanhar o andamento do caso ou ligar para (11) 3330-1000 informando que se trata do chamado #17818550. Nossos agentes de Suporte estão à disposição para ajudá-lo da melhor forma possível.
Reforçamos nosso compromisso em resolver sua solicitação.
Atenciosamente,
Suporte ao Cliente do Docusign
https://support.docusign.com/br/