O que aconteceu
Questionamento sobre responsabilidade pelo pagamento do IPTU antes da entrega do imóvel
Adquiri um imóvel no empreendimento Residencial Village Lírios, em Cuiabá/MT, e gostaria de solicitar um esclarecimento à construtora a respeito da responsabilidade pelo pagamento do IPTU.
No mês de maio de 2026, realizei o pagamento do IPTU referente ao imóvel, no valor de R$ 159,85 .
Naquele momento, efetuei o pagamento normalmente, pois entendia que o IPTU já seria de minha responsabilidade. Entretanto, somente posteriormente tomei conhecimento de que poderia existir um entendimento de que, enquanto o imóvel ainda não foi entregue e o comprador não recebeu as chaves nem foi imitido na posse, a responsabilidade pelo pagamento do IPTU poderia permanecer com a construtora.
Como o imóvel ainda não foi entregue e a previsão de entrega é para 2027, gostaria de obter um esclarecimento formal sobre essa questão.
Não estou afirmando que houve uma cobrança indevida, mas gostaria de saber qual é o entendimento da construtora e qual cláusula contratual estabelece a responsabilidade do comprador pelo IPTU antes da entrega das chaves e da efetiva imissão na posse.
Dessa forma, solicito, por gentileza:
* esclarecimento sobre quem é responsável pelo IPTU referente ao exercício de 2026, considerando que o imóvel ainda não foi entregue;
* indicação da cláusula contratual que estabelece essa responsabilidade;
* esclarecimento sobre como serão tratados os IPTUs referentes ao período anterior à entrega das chaves;
* e, caso seja constatado que o pagamento realizado por mim não era de minha responsabilidade, solicito a orientação sobre a possibilidade de ressarcimento do valor de R$ 159,85 que já foi pago.
Meu objetivo é apenas compreender corretamente as obrigações previstas no contrato e evitar qualquer cobrança ou pagamento em desacordo com o que foi estabelecido entre as partes.
Agradeço antecipadamente pelos esclarecimentos.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Ecovita Incorporadora e Construtora respondeu
28/09/2026 às 10:23
Bom dia, Valeria!
Meu nome é Laura e sou responsável pelo atendimento da Ecovita Construtora no Reclame AQUI.
Lamentamos os transtornos e compreendemos sua preocupação em relação à situação relatada.
Após analisarmos o caso e conversarmos pelo WhatsApp, a situação foi solucionada diretamente com você, com a conclusão das providências alinhadas.
Como o atendimento envolve informações pessoais e financeiras, os detalhes foram mantidos nos canais privados, preservando a confidencialidade das informações.
Agradecemos sua disponibilidade durante o atendimento e permanecemos à disposição pelos nossos canais oficiais.
Atenciosamente,
Laura | Equipe Ecovita