Em réplica

Não recebi os livros que comprei e fui cobrado indevidamente

Editora do Brasil

cidade: Salvador

O que aconteceu

No ano de 2025, realizamos um pedido junto à Editora do Brasil.

Assim que os livros foram entregues, estranhamos o volume recebido, devido à quantidade inferior ao esperado. Ao abrirmos as caixas, constatamos a ausência de diversos títulos.

Imediatamente, entramos em contato com o consultor responsável, Sr. Fernando, que informou estar em viagem e que retornaria assim que possível. Enquanto aguardávamos, realizamos a distribuição dos livros disponíveis e seguimos cobrando, reiteradamente, a entrega dos itens faltantes.

Após meses de contato, o próprio representante informou que os livros estavam indisponíveis e que não seriam entregues, chegando a sugerir que a secretaria se deslocasse até outro local para procurar os materiais junto a ele- proposta esta prontamente recusada.

Diante da omissão na entrega, fomos obrigados a adquirir os livros faltantes por meio da empresa Amazon, conforme comprovantes anexos.

Inicialmente, os valores apresentados foram:

Valor total dos produtos: R$ 8.762,60

Valor total da nota: R$ 5.695,70

Peso total: 41,200 kg

Contudo, na nota fiscal física entregue no ato da entrega, constavam divergências:

Valor total dos produtos: R$ 5.678,00

Valor total da nota: R$ 3.690,70

Peso bruto: 30,350 kg

Junto à nota, foram encaminhados 3 boletos no valor de R$ 1.230,23 cada, os quais foram devidamente quitados, conforme comprovantes anexos.

A nota de transporte da Progresso Log (transportadora utilizada pela Editora do Brasil), n *****40370, datada de 22/02/2025, confirma:

Volume: 2

Peso: 30,350 kg

O que evidencia que este foi o único envio efetivamente realizado.

No ano seguinte, durante a prestação de contas da empresa, foi identificada uma dívida ativa vinculada ao CNPJ, no valor de R$ 1.423,94.

Novamente entramos em contato com o representante, que reconheceu a cobrança como indevida e informou ter acionado o setor financeiro da editora, porém sem resolução.

Já em 2026, realizamos novo pedido com o mesmo representante, após garantia de que a pendência seria resolvida. No entanto, os livros pedidos para o ano letivo de 2026 não foram entregues.

Ao questionarmos, fomos informados de que o pedido havia sido cancelado em razão da suposta dívida em aberto.

Por fim, em 16/03/2026, fomos surpreendidos com uma nova notificação de cobrança em nosso CNPJ, desta vez no valor de R$ 3.057,93, referente a um pedido que não foi entregue e sequer concretizado.

Ressaltamos que todas as tentativas de resolução administrativa foram realizadas, sem sucesso. Fizemos a solicitação da nota a quase 30 dias e só ficam enrolando, trocando de sistema e dizendo que vai passar para outro setor, sendo que o prazo inicial foram 7 dias úteis.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Editora do Brasil respondeu

    22/09/2026 às 14:03

    Olá, Vanessa.

    Agradecemos por nos relatar a situação de forma detalhada e lamentamos os transtornos enfrentados durante as tentativas de esclarecimento.

    Recebemos sua manifestação com atenção e, considerando os diferentes pontos apresentados, estamos realizando uma análise interna detalhada do histórico do atendimento, dos pedidos mencionados, documentos fiscais, registros de entrega e informações financeiras vinculadas à instituição.

    Entendemos a preocupação gerada pelas divergências relatadas e, principalmente, pela ausência de uma resposta conclusiva até o momento. Por esse motivo, neste momento preferimos concluir a apuração das informações antes de apresentar um posicionamento, para que possamos responder de maneira precisa e responsável.

    O caso já está sendo tratado internamente junto às áreas envolvidas e retornaremos por este canal assim que concluirmos as verificações necessárias, com os devidos esclarecimentos e, caso seja identificada alguma pendência de nossa parte, com as providências cabíveis para sua regularização.

    Pedimos desculpas pela demora na obtenção de uma resposta efetiva até aqui e agradecemos pela oportunidade de analisarmos a situação com a atenção que ela requer.

    Atenciosamente,

    Editora do Brasil

  2. Consumidor respondeu

    02/10/2026 às 09:25

    A equipe entrou em contato conosco, ainda sim, não conseguir ter uma conversar com alguém, são meses jogando de supervisor em supervisor, supervisor esse que parece um [Editado pelo Reclame Aqui], nunca entram em contato, seguimos tendo nossa empresa ameaçada de penhora de bens. O problema não é pagar é editora do brasil provar a origem da dívida.
  3. Editora do Brasil respondeu

    05/10/2026 às 09:57

    Olá, Vanessa.

    Após uma nova conferência dos pagamentos relacionados ao pedido *****, identificamos uma divergência nos comprovantes encaminhados.

    Para esse pedido, foram geradas 4 parcelas de R$ 1.423,92. Na documentação recebida, identificamos 3 pagamentos nesse valor e um pagamento de R$ 1.230,24, com vencimento em 24/05.

    Após a análise, verificamos que o pagamento de R$ 1.230,24 corresponde ao pedido ***** Nota Fiscal 165898, que já consta como quitado.

    Dessa forma, para o pedido *****, permanece pendente a comprovação do pagamento da última parcela de R$ 1.423,92. Caso esse pagamento tenha sido realizado, pedimos, por gentileza, que nos encaminhe o respectivo comprovante para que possamos realizar uma nova conferência.

    Caso não tenha sido efetuado, a parcela permanece pendente para quitação.

    Reforçamos que essa divergência aparenta estar relacionada à associação dos comprovantes aos dois pedidos distintos. Por isso, orientamos que os pagamentos sejam conferidos considerando separadamente o ***** e o ***** Nota Fiscal 165898.

    Permanecemos à disposição para a conferência de eventual comprovante adicional.

    Atenciosamente,

    Editora do Brasil S/A