Preciso urgentemente do meu histórico escolar e certificado de conclusão da EJA Brasil

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Betim - MG

16/09/2026 às 19:12

ID: 259257711

Título:
Prazo de 180 dias para homologação está me prejudicando profissionalmente preciso de uma solução urgente

Venho manifestar minha total insatisfação com a demora da EJA Brasil para concluir a homologação e disponibilização do meu histórico escolar e certificado de conclusão.

Fui informado de que o processo de homologação pode levar até 180 dias. No entanto, esse prazo está tendo um impacto direto na minha vida acadêmica e profissional.

Atualmente estou cursando Técnico em Agropecuária e preciso da documentação do Ensino Médio devidamente regularizada para que a instituição de ensino possa dar andamento aos procedimentos necessários e realizar a validação das informações junto ao MEC.

Além disso, essa documentação é necessária para que eu possa posteriormente dar continuidade ao meu processo de registro junto ao CFTA e, principalmente, começar a buscar oportunidades e atuar profissionalmente na área em que estou me formando.

Estou estudando, investindo na minha formação e me preparando para entrar no mercado de trabalho, mas estou sendo impedido de avançar por causa da demora na regularização desses documentos.

Entendo que exista um procedimento de homologação e que possa haver um prazo para sua conclusão. Porém, preciso de transparência e uma posição concreta sobre o meu caso.

Não quero receber apenas uma resposta automática informando que devo aguardar 180 dias. Quero saber em que etapa está o meu processo, se existe alguma pendência e qual é a previsão real para que eu tenha acesso ao histórico e ao certificado.

Também solicito que a EJA Brasil informe se existe a possibilidade de fornecer uma declaração, documento provisório ou outra comprovação oficial de conclusão enquanto aguardo a homologação definitiva, para que eu não continue sendo prejudicado na minha formação e no meu futuro profissional.

Minha solicitação é simples: preciso dos meus documentos e preciso de uma solução.

Estou buscando construir minha carreira profissional e não considero razoável ficar sem poder avançar em meus estudos e procedimentos profissionais por falta de uma documentação cuja regularização depende da instituição.

EJA Brasil, preciso que meu caso seja tratado com urgência e que seja apresentado um prazo concreto para a resolução. Não quero mais respostas genéricas. Quero uma posição clara e uma solução.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/09/2026 às 17:55

Olá Hugo,

Inicialmente, peço desculpas por qualquer transtorno ou ansiedade que a espera pela sua documentação possa estar causando.

Verifiquei que sua solicitação está relacionada à emissão dos documentos de conclusão. O prazo informado a você é de até 180 dias, período que contempla todas as etapas necessárias para a emissão e regularização da documentação.

Entendo a sua necessidade e, por isso, vou solicitar prioridade no seu processo, buscando antecipar a disponibilização dos documentos.

Preciso apenas esclarecer que não consigo garantir uma data anterior ao prazo máximo, pois uma das etapas depende da homologação junto à Diretoria de Ensino, que é um órgão público e possui seus próprios prazos e procedimentos, não estando sob nosso controle direto.

Ainda assim, vamos acompanhar o processo de perto e dedicar todos os esforços necessários para que sua documentação seja disponibilizada o mais rápido possível.

Caso precise de qualquer informação ou auxílio durante esse período, pode me chamar diretamente. Permanecerei à disposição para acompanhar sua solicitação.

Atenciosamente,

Thiago
EJA Brasil EAD