Quando a obra é concluída vocês entregam ou esperam acabar o prazo da obra para entregar?
O término de obra não é caracterizado pelo término dos serviços de construção civil. Todo empreendimento possui etapas específicas no tocante tocante às ligações de água, esgoto e energia elétrica.
Além destes, existe a questão de licenciamento junto ao Corpo de Bombeiros, meio ambiente e à prefeitura local. Essas etapas, que chamamos de legalização final, possuem características, muitas vezes, específicas para cada empreendimento, cidade, etc.
Por se tratarem de etapas bastante variadas e de cunho técnico aprofundado, fica difícil dar um único padrão para este ciclo. Mas é sabido, por experiência, que os trâmites junto aos governos estaduais e municipais, autarquias públicas, concessionárias de serviços públicos, etc costumam ter baixa velocidade e descumprimento de prazos acordados.
O fato é que a parte legal, indispensável para a entrega do imóvel, geralmente leva meses e precisa estar prevista nos cronogramas das construtoras. Por isso, elas, muitas vezes, adiantam as obras para ganhar tempo, que pode ser gasto com a parte legal.
Importante frisar que postergar a entrega da obra causa significativos prejuízos para a Construtora, que além de postergar recebimentos dos clientes e do banco, precisa manter a equipe de obras disponível por mais tempo, bem como arcar com os custos de manutenção, vigilância e segurança dos empreendimentos.
Por fim, e não menos importante, além de todo o dispêndio financeiro, tem-se a relação com o cliente. Sabemos que, quanto antes a entrega for feita, mais feliz fica o cliente. E menor o custo para a construtora. Pode não parecer, mas ambas as partes estão do mesmo lado nesse momento, não existindo nenhum benefício para a construtora com a postergação da entrega das unidades


Regular