Multa abusiva, atendimento despreparado e plataforma decepcionante

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Campinas - SP

20/05/2026 às 13:03

ID: 249189269

Venho deixar meu alerta para quem está pensando em contratar a EF English Live.

Além de considerar a plataforma fraca e com didática desatualizada e falhas sistêmicas, o atendimento consegue ser ainda pior. Os atendentes são extremamente despreparados e, em alguns momentos, chegam a agir de forma grosseira e desrespeitosa.

Ao solicitar o cancelamento, começam a citar o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor como se o consumidor só pudesse rescindir o contrato dentro do prazo de 7 dias, tentando induzir o cliente a erro. Em momento algum o CDC impede rescisão posterior. O que existe é discussão sobre eventual multa contratual, que deve ser razoável, proporcional e legal.

No caso da EF, cobram multa de 40% sobre o saldo restante do contrato, percentual completamente abusivo e desproporcional para um serviço digital de ensino. Ainda tentam justificar isso com respostas prontas e interpretações distorcidas da legislação.

Outro ponto importante: antes de fechar qualquer plano anual ou longo, pesquisem MUITO bem. Hoje, sinceramente, considero que o plano pago do Duolingo entrega uma experiência muito melhor, mais moderna, mais dinâmica e infinitamente mais acessível, custando uma fração do valor cobrado pela EF.

Fica aqui meu alerta para que outras pessoas não passem pela mesma dor de cabeça.

Compartilhe