Cancelamento de matricula

Em réplica
Vitória da Conquista - BA
20/12/2023 às 14:55
ID: 178746595
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesEstou tentando cancelar a minha matricula do curso, tentei fazer por requerimento e ligação, ninguém explica nada direito, fui olhar no contrato e lá estava a multa pelo cancelamento/trancamento. A empresa em seus folder induz o consumidor ao erro, ofereceram 3 primeiros meses por 50 reais e demais parcelas *******. Comecei a estudar, mas não gostei da modalidade EAD e da qualidade do ensino da Estácio, desta forma, optei por cancelar ou trancar a matricula. E ai começou a novela, ao pesquisar constatei que existem inúmeras vitimas. Me falaram que para cancelar/trancar deveria pagar o DIS, aí eu fui compreender que o dis é um tipo de propaganda enganosa, ele colocam bem grande no folder 3 primeiros meses por 49,90, e colocam aqueles pequenos atesriscos, fiz a matricula e depois só arrependimentos, depois da matricula e da tentativa de cancelamento/matricula fui entender o que era o DIS. Abri um requerimento para cancelar o dis que é de R$*******,00 diluidos nas parcelas do curso que depois fiquei sabendo que custa ******* reais e que os *******,90 da mensalidade era um valor promocional, imaginei que com o cancelamento do dis, eles pegariam os ******* reais que divido pelos 48 meses daria 31 reais, o que aumentaria 30 reais na minha mensalidade de ******* para ******* e poucos reais, mas não, quando acessei o financeiro, veio o susto, um boleto de ******* reais a vista. Liguei e não resolveram meu problema. Darei entrada no PROCON.
Qual principal problema do DIS Estácio?
O DIS Estácio é considerando uma cobrança indevida e propaganda enganosa, segundo o Ministério Público do Estado do rio de Janeiro, em virtude das seguintes ilegalidades:
As publicidades feitas pela Estácio não informam o valor à vista e as características do programa (DIS). Isso gera confusão e surpresa do aluno diante da obrigação de arcar com a mensalidade integral do curso e multas no caso de trancamento ou cancelamento da matrícula.
A Estácio não esclarece de forma clara e eficiente que a mensalidade no DIS corresponda a um valor maior. Não há indicação do valor total da mensalidade, tampouco do número de prestações do parcelamento ou como quitá-las.
Muitos alunos acreditam que o DIS se trata de uma bolsa de estudo ou desconto efetivo, e só descobrem que não ao cancelar ou trancar a matrícula.
Apenas no cancelamento ou no trancamento da matrícula que é esclarecido as verdadeiras condições do DIS. Esse tipo de informação deveria ser recebido pelo aluno no primeiro contato, e não na última etapa da contratação do serviço, ao solicitar o trancamento ou cancelamento da matrícula.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/01/2024 às 15:28
Prezada
Sou a Vitória e tive a responsabilidade de atendê-lo.
Farei o meu melhor para explicar claramente os procedimentos de trancamento e cancelamento de matrícula.
&#*******;De acordo com as cláusulas do contrato educacional, a Estácio não cobra pelo cancelamento ou trancamento de matrícula. Posso realizar o processo de cancelamento ou trancamento da sua matrícula sem nenhum problema. É importante ressaltar que a multa contratual só é aplicada de acordo com as datas do seu calendário acadêmico. Aqueles que não possuem Dis só pagarão multa se estiverem fora do período de cancelamento ou trancamento sem multa.
&#*******;gostaria de esclarecer o funcionamento do benefício da diluição, conforme previsto em nosso contrato:
5.9 - Benefício de Diluição
9.1 - Procedimento de Cancelamento por Diluição
5.9. Em quaisquer das modalidades de diluição, parcelamento, abatimento, desconto e/ou bolsas, doravante, para os fins desta cláusula, denominados &#*******;Benefício&#*******; ou &#*******;Benefícios&#*******;, o pagamento de qualquer uma das parcelas pelo Contratante e/ou seu responsável legal/ financeiro após o prazo de vencimento dará à Contratada, a seu exclusivo critério, o direito de cancelar, total ou parcialmente, de maneira definitiva, ou não, o Benefício concedido.
9.1.O trancamento ou o cancelamento de matrícula são os atos eficazes para suspender a cobrança das mensalidades escolares vincendas, subsistindo a obrigação em relação às mensalidades vencidas e não pagas bem como em relação aos valores objeto de diluição, parcelamento ou congênere, se aplicável. Exceto se estipulado em contrário por legislação local ou por imposição de decisão judicial regional.
&#*******;Sobre a Dis
No primeiro mês, você paga apenas R$ 49,00, e a diferença entre esse valor e o custo total da(s) mensalidade(s)* será diluída em parcelas menores, que serão acrescidas às mensalidades subsequentes até que você complete a duração mínima do seu curso.
&#*******;É importante ressaltar que o DIS não se trata de um desconto ou bolsa. Ele antecipa uma parte do valor, os R$ 49,00, nos primeiros meses. A diferença para o valor integral da mensalidade (ou seja, sem descontos ou bolsas) será cobrada de forma igualmente parcelada ao longo de todo o período do curso.
&#*******;Se preferir, você pode optar por não utilizar o benefício do DIS (mas, nesse caso, outros eventuais descontos ou bolsas aplicáveis permanecerão). Basta solicitar o cancelamento antes de efetuar o pagamento das mensalidades com parcelas diluídas. Se o cancelamento for feito após o pagamento de alguma mensalidade com parcela diluída, você será responsável por quitar a diferença entre os R$ 49,00 do benefício e o valor integral da(s) mensalidade(s).
&#*******;Isso possibilita flexibilidade e escolha na forma de pagamento de acordo com suas necessidades financeiras.
&#*******;Se houver alguma dúvida adicional ou necessidade de esclarecimento, por favor, não hesite em entrar em contato
Atenciosamente,
Reclame aqui Estácio. &#*******;
Lembrando que da próxima vez que você tiver um problema você pode resolver diretamente em nossos canais de atendimento.
Telefone: ******* &#*******; ******* ******* ou ******* &#*******; *******
&#*******; Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados 8h às 18h
WhatsApp: https://**************72
&#*******; Atendimento bot: 24h
&#*******; Atendimento Humano de segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados 8h às 18h
Réplica do consumidor
03/01/2024 às 13:26
No menu financeiro na area do aluno está um boleto de *******,40. Um valor absurdo, pois me falaram que para trancar ou cancelar a matrícula eu deveria pagar o DIS, então solicitei o cancelamento do DIS, na qual eu acreditava que era um desconto ou bolsa, pois na propaganda, consta, pague 50 reais nos tres primeiros meses, como que 3x parcelas de 50 reais se transforma em um boleto de R$1.*******,40? Não entram em contato, quando tento entrar em contato informam que o sistema está apresentando instabilidade. Enfim, para aqueles que estão pensando em fazer uma graduação na Estácio, tenham cuidado, leiam atentamente o contrato, na hora de fechar o contrato é mil maravilhas, mas é tudo uma estratégia. Não explicam nada, e você só se dá conta quando tenta cancelar, trancar ou mudar de curso, você liga, mas não resolvem nada, olha que no meu caso eu queria continuar na instituição, apenas queria mudar o meu curso, mas para mudar de curso tenho que cancelar a matricula e pagar ******* reais de multa referente ao DIS. Tenho todas as conversas salvas, só não encontro mais a propaganda (Folder) com a promoção Pague 49,00 nos 3 primeiros meses, após isso pague *******,00) cancelei o DIS veio um boleto de 1.*******,00 e a mensalidade ficou em *******,05. Já estudei em outra faculdade particular presencial, e quando havia um problema, repassavam o problema para a administração ou diretoria, com o intuito de resolver, na Estácio o atendente não passa nada para seus superiores apenas são categóricos que não podem fazer nada. Enfim, existe jurisprudência farta contra a Estácio, vou consultar advogado e recorrer ao procon.