Erro ao trancar a matricula mais diluição solidária.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Coronel Fabriciano - MG

09/11/2021 às 12:45

ID: 132605881

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Sou estudante do campo da estácio desde *******, no curso português/inglês, quando entrei na faculdade me ofertaram uma bolsa onde eu pagaria R$49 nos quatro primeiros meses, mas em momento algum me explicaram sobre a diluição solidária, nem constava isso no meu contrato que tenho impresso até hoje. Esse semestre resolvi que trancaria, já que estava de mudanças e não teria condições financeiras para pagar as mensalidades, neste caso, a universidade me ligava no mínimo 4 vezes ao dia perguntando se eu não me matricularia e dizendo que o boleto de matrícula estava em aberto, logo, eu disse que gostaria de trancar o curso, ele recolheu minhas informações (Polo, cpf e número de matricula) e disse que trancaria, disse também que chegaria uma taxa para que pudessem trancar. Essa semana, recebi uma carta do serasa, informando que a Estácio estava me cobrando um boleto de R$*******,22; imediatamente entrei no site porque imaginei que pudesse ser a taxa para trancar o curso que falaram que enviariam e eu não entrei para olhar. Porém, esse valor era referente a matricula que eu não havia pago (MESMO TRANCANDO O CURSO), e mais um boleto de R$*******,96 referente ao antdis. Liguei para o polo e me informaram que constava que eu tinha abandonado o curso, e não trancado, e mesmo informando tudo que aconteceu e a situação ter acontecido por incompetência de quem me atendeu, estou sendo cobrada por duas taxas que não eram pra eu ter pagar! Logo, fui até o polo e a moça que trabalha lá me auxiliou, e tranquei (MAIS UMA VEZ) o curso no dia 09 de novembro. E foi então que eu descobri que o desconto que eles oferecem de R$49, são diluidos ao longo do curso, ou seja, não é um desconto, você paga, e outra! Fiz a conta de acordo com o que me foi informado, e mesmo que eu de fato tivesse abandonado o curso, coisa que não aconteceu, a conta correta seria de R$*******. Estou tentando ligar para o Call, mas sempre desligam na minha cara porque não sabem resolver meu problema, e a pessoa que me atendeu foi super ignorante. Quero saber o que a estácio vai fazer, já que eu TRANQUEI sim. Eu tinha planos de voltar para faculdade nesse ou no próximo semestre porque tenho necessidade de terminar o curso o mais rápido possível, mas com essas taxas sem fundamento, não consigo e nem quero porque estou me sentindo enganada pela instituição.

Compartilhe

Resposta da empresa

09/11/2021 às 13:09

Oi, Jéssika, boa tarde!

Venho informar que tomamos conhecimento do seu caso e estamos atuando junto aos responsáveis para a solução da sua reclamação.

Fique tranquila que em breve, um dos nossos agentes entrará em contato com você mas se preferir, entre em contato com um dos nossos canais de atendimento.:

Telefones.: ************** ou ******* ******* *******.
Chat ou Fale Conosco no link: https://*******
para atender a sua solicitação!

Abraços e até logo!

Central de Relacionamento Estácio.

Réplica do consumidor

11/11/2021 às 11:09

Me ligaram, porém não resolveram meu problema, ficaram de retornar e ainda não retornaram. Estou me sentindo MUITO prejudicada, já que de acordo com quem faz o telefonema, eles tem o resumo da ligação que eu fiz, mas não tem o resumo das ligações dos funcionários, não tendo provas que eu realizei o trancamento. Eu estava indo para o quinto período de Letras e por causa de uma dificuldade financeira diante, tive que trancar o curso, e não sei se de fato eles não tem provas ou se estão criando empecilhos, porque questionei o valor do boleto de R$*******, já que paguei R$49 por quatro meses, e o valor da minha mensalidade, valor ofertado no dia que entrei para faculdade (e me ofereceram vários descontos, afim de que eu me matriculasse) e o valor da minha mensalidade com os descontos ofertados era de R$*******,87, ou seja R$*******,87 - R$49 vezes quatro meses: R$*******,48 que mesmo não sendo explicado no dia da matricula, deveriam ser divididos entre as demais mensalidades, logo, o curso de letras tem 8 semestres, 8x6= 48, e 48 menos as 4 mensalidades onde paguei R$49 = 44.
R$*******,48 dividido por 44 mensalidades = R$16,71 por mensalidade.
Eu conclui 4 semestres, logo, 4x6= 20 parcelas de R$16,71 foram pagas, tirando os 4 primeiros meses onde paguei R$49.
Totalizando R$*******,20 já pagos de R$*******,48, restando apenas R$*******,28 a serem pagos (MESMO QUE EU TENHA REALIZADO O TRANCAMENTO DA MATRÍCULA E ELES ESTEJAM NEGLIGENCIANDO ISSO)
Quando questionei sobre o valor, ela disse que é porque seria cobrado do valor integral do valor do curso que é R$*******. Mas se eu vou até a instituição e ela me oferece um desconto, cujo não assinei NADA relacionado a dissolução solidária, apenas foram me apresentados os descontos afim de que eu assinasse o contrato para entrar no curso, não é íntegro da parte do curso me cobrar algo além do que foi ofertado no momento de assinatura do contrato. O curso apresentou [Editado pelo Reclame Aqui] e enganosa afirmação (propaganda enganosa).

Artigo 14 da Lei n 8.******* de 11 de Setembro de *******
Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

Não é justo que eu pague uma taxa que se relacione com a incompetência quem me atendeu e disse que minha matricula seria trancada, sendo que não faria o mesmo. De acordo com a atendente, quem realiza ligações realizando cobranças não poderia realizar esse ato, então porque não avisaram? Porque deixaram que eu acreditasse que minha matricula estava trancada quando na verdade não estava? Porque não me disseram para ligar para outro setor? É algo corriqueiro, afim de que se destine ao pagamento de taxas? Porque estão me cobrando um valor integral do curso, se quando eu assinei o contrato, não foi isso que me foi ofertado?Eu sei que esse valor cobrado injustamente é muito menor do que o pagamento de um semestre, esse o qual eu continuaria até formar, mas estou MUITO insatisfeita e chateada com a organização da faculdade; eu indiquei a Estacio pra muita gente! E me arrependo amargamente. Nunca achei que isso pudesse acontecer.

Réplica da empresa

14/12/2021 às 08:40

Olá, Jéssika. Bom dia!

Informo que o procedimento para cancelamento/trancamento de matrícula é realizado através de agendamento de entrevista no Portal do Aluno/SIA ou entrando em contato com a nossa Central, escolhendo a opção 7. O boleto de competência de Junho foi lançado, pois sua matrícula estava ativa no momento em que foi gerado em 19/05/21.
Quanto ao valor da DIS (Diluição Solidária), que é um programa de financiamento exclusivo da Estácio, onde o aluno paga apenas R$49,00 nos meses iniciais da sua graduação e a diferença para o valor integral dessas mensalidades é diluída ao longo de todos os meses até o fim do curso, quando o aluno solicita o trancamento/cancelamento, os valores que seriam diluídos são lançados em um único boleto. Verifiquei que os meses de Julho, Agosto, Setembro e Outubro foram financiados pela DIS, sendo assim, o valor da antecipação corresponde aos valores restantes das parcelas.

Aproveitamos para pedir que avalie o nosso atendimento.

Pois sua avaliação é muito importante para aprimorar os nossos serviços.

Ressaltamos que sua avaliação positiva referente a este atendimento, no site Reclame Aqui, é muito importante para que possamos melhorá-lo cada vez mais.

A ESTÁCIO está à disposição para o que for necessário e para mais informações, entre em contato em um dos nossos canais de atendimento:

Continuamos à sua disposição.

Universidade Estácio de Sá
Fale conosco
site https://*******
Continuamos à sua disposição.
Central de Atendimento Estácio
******* ******* ******* | ******* – *******
Horário de Atendimento da Secretaria:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h ás 18h.

Consideração final do consumidor

14/03/2023 às 10:13

Não recomendo pra ninguém, empresa omissa. Tive que pagar uma taxa que de acordo com as propagandas que eles vivem fazendo, não precisaria. Sai prejudicada da situação.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0