Estácio não resolve inconsistência no TCE dentro do prazo informado e coloca meu estágio em risco

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Miradouro - MG

27/07/2026 às 15:36

ID: 254949883


Estou enfrentando um problema com a Estácio relacionado ao meu Termo de Compromisso de Estágio (TCE), que está colocando em risco a minha oportunidade de estágio, mesmo eu tendo seguido todas as orientações da instituição e realizado todos os procedimentos solicitados.

No dia 10/07/2026, dei entrada na solicitação referente ao meu TCE. Posteriormente, no dia 17/07/2026, precisei realizar uma alteração nos dados do documento, conforme orientação da empresa contratante.

Após essa alteração, no dia 21/07/2026 o TCE foi liberado para assinatura. Eu realizei imediatamente a minha assinatura de forma digital. Entretanto, o e-mail para assinatura não chegou para a empresa, impossibilitando que o responsável realizasse a assinatura por esse meio.

Na tentativa de solucionar o problema, também forneci à empresa o meu acesso ao portal para que pudesse realizar a assinatura diretamente pelo sistema. Porém, mesmo dessa forma, a empresa não conseguia concluir o procedimento, pois o meu nome não aparecia disponível no portal como estagiária para que eles pudessem realizar a assinatura.

Diante dessa situação, entrei em contato com o polo da Estácio da minha cidade para buscar uma solução. Fui orientada pela própria instituição a encaminhar o TCE em formato PDF para a empresa, para que o documento fosse assinado manualmente ou digitalmente e, posteriormente, anexado novamente ao portal da Estácio.

Segui exatamente a orientação recebida. No mesmo dia 21/07/2026, encaminhei o documento para a empresa, providenciei a assinatura e realizei o anexo do TCE assinado no portal, conforme fui orientada.

Após o envio, o documento ficou com uma inconsistência notificada no sistema. Fui informada de que, a partir daquele momento, a instituição teria o prazo de até 3 dias para analisar a situação e dar um retorno, sendo o prazo final o dia 24/07/2026 (sexta-feira).

Ocorre que o prazo passou e a inconsistência não foi concluída, o documento não foi liberado e eu não recebi nenhuma solução.

Desde então, venho tentando resolver a situação de todas as formas possíveis. Entrei em contato diversas vezes com o atendimento da Estácio pelo WhatsApp, sendo informada de que foram abertas solicitações internas com caráter de urgência. Também entrei em contato por telefone com a instituição, procurei o polo da minha cidade e, posteriormente, abri uma reclamação no Sia

Apesar de todas essas tentativas e de ter explicado diversas vezes a urgência do caso, até o momento continuo sem o meu TCE devidamente concluído.

A empresa onde fui selecionada para realizar o estágio foi compreensiva com toda a situação e, diante do atraso da instituição de ensino, prorrogou o prazo para que eu pudesse dar entrada na admissão até 27/07/2026 (hoje). Porém, não tive retorno, mesmo explicando pra todos os canais de atendimento que era o meu último dia de prazo. A empresa novamente foi solicita e está aguardando até amanhã de manhã, o último prazo pra envio.

Ou seja, estou correndo o risco de perder uma oportunidade de estágio por causa de uma pendência que não foi causada por mim. Eu realizei todos os procedimentos solicitados, assinei o documento, providenciei a assinatura da empresa da forma alternativa indicada pela própria Estácio e anexei o documento no portal dentro do prazo.

O que mais me causa indignação é que, mesmo após eu cumprir todas as orientações e buscar atendimento por diversos canais, não houve uma solução efetiva dentro do prazo informado pela própria instituição.

Neste momento, solicito que a Estácio resolva imediatamente a inconsistência do meu TCE e conclua a análise e liberação do documento, considerando a extrema urgência da situação e o risco concreto de eu perder a minha vaga de estágio caso não envie o TCE até amanhã de manhã.

Já busquei solução pelo atendimento via WhatsApp, telefone, polo da minha cidade e pelo Portal. Não sei mais a quem recorrer dentro da própria instituição, por isso estou recorrendo a este canal para tentar obter uma solução antes que eu seja prejudicada profissionalmente por uma situação que não depende mais de mim.

Aguardo uma solução com urgência e dentro do menor prazo possível.

Compartilhe