Faculdade impede estágio mesmo com assinaturas válidas no TCE

Não resolvido
São Bernardo do Campo - SP
14/07/2026 às 00:46
ID: 253839647
anexei o TCE assinado por mim via assinatura eletrônica, em seguida enviei o anexo assinado pela empresa via plataforma certificadora, conforme orientação da própria plataforma, submeti o documento ao site gov.com, e o mesmo retornou informando que a assinatura da empresa é qualificada. E de qualquer forma recebi a recusa da faculdade. Solicito atenção, pois o prazo está acabando e corro o risco de não conseguir fazer este estágio por causa da faculdade. Gostaria que já que não ajudam a arrumar um estágio, também não atrapalhassem quando o aluno consegue um por conta própria.
Compartilhe
Resposta da empresa
14/07/2026 às 14:55
Olá, Priscila.
Meu nome é Noemia Matias sou responsável pela análise do seu caso através do site Reclame Aqui.
Lamento pelo seu descontentamento, no entanto, o aluno deve seguir as regras da instituição. Constatei que o seu requerimento foi indeferido. . A assinatura da empresa deve ser manual e com carimbo contendo o CNPJ e não virtual, pode ser realizada pelo GOV.BR também.
Oriento que revise a assinatura e reenvie em um novo requerimento, ciente do prazo de atendimento de até 5 dias úteis da instituição.
Agradeço a sua compreensão neste processo e conto com a sua avaliação do meu atendimento prestado pelo canal Reclame Aqui.
Para mais dúvidas, você pode entrar em contato com nosso canal de atendimento: 📞 0800 – 880 6767 ou 4003 – 6767 ⏰ Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 18h WhatsApp: [Clique aqui para acessar](https://api.whatsapp.com/send?phone=552138280891) ⏰ Atendimento bot: 24h ⏰ Atendimento Humano de segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 18h
Noemia Matias - Reclame Aqui Estácio
Réplica do consumidor
14/07/2026 às 15:47
Não é justo, vocês instruíram na própria justificativa do primeiro indeferimento que poderia ser via plataforma certificadora, e no print que te enviei está não apenas o GOV, como vocês mesmo sugerem outras plataformas como Docusign, Clicksign etc).
Você vocês sugerem outras e no entanto não aceitam? Agora devo voltar novamente o documento na empresa como se eu que estivesse fazendo um favor de trabalhar lá, porque eu nem comecei o estágio e já chego cheia de problema com uma simples assinatura de TCE.
Réplica do consumidor
14/07/2026 às 15:49
Segue resposta da própria empresa que assinou CONFORME ORIENTAÇÃO DE VOCÊS QUE EU PRINTEI, VIA PLATAFORMA CERTIFICADORA :
Olá Priscila,
A assinatura eletrônica é de certificadora, certisign. Sempre foi reconhecida em todos os documentos e órgãos que enviamos.
Atenciosamente,
Mônica Ferreira
Assistente Administrativo
Rua Tenente Antônio João, 337 Cerâmica
São Caetano do Sul - CEP *****
(*****)
Réplica da empresa
15/07/2026 às 08:46
Priscila,
Lamentavelmente o seu requerimento foi indeferido. Não temos autonomia de mudar as regras da instituição e orientamos que realize o ajuste com a assinatura aceita conforme o regulamento.
Não avalie esta reclamação, tendo em vista que o seu caso está em andamento.
Não é necessário abrir uma nova reclamação; temos a opção de réplica, caso precise.
Para mais dúvidas, você pode entrar em contato com nosso canal de atendimento: 📞 ***** ou ***** ⏰ Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 18h WhatsApp: [Clique aqui para acessar](https://api.whatsapp.com/send?phone=552138280891) ⏰ Atendimento bot: 24h ⏰ Atendimento Humano de segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 18h
Agradeço a compreensão durante este processo. Noemia Matias - Reclame Aqui Estácio
Réplica do consumidor
15/07/2026 às 11:26
Resumindo, eu fiz o que eles mandam conforme PROVEI PARA VOCÊ com o print da instruçoes DELES MESMOS.
E o seu retorno é o mesmo da faculdade, repetindo que não é aceito conforme a política da faculdade ( o que eles mesmos mandam fazer, não é aceito).
Isso é, vocês nao foram eficientes, já que o básico que é fazer a faculdade acatar o que ela mesma pede, não foi possível.
FUJAM DA ESTÁCIO! E RECLAMEM NO RECLAME AQUI, MESMO QUE NÃO RESOLVAM NADA, AS PESSOAS TERÃO MAIS CIENCIA DO NÍVEL DE ATENDIMENTO.
Consideração final do consumidor
15/07/2026 às 11:28
Não resolvem, apenas respondem a mesma justificativa sem sentido da central da Estácio.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0