O que aconteceu
Título: Falta de transparência na venda do consórcio
Venho reclamar da EUROPA REPRESENTAÇÕES, que me apresentou e intermediou a contratação de um consórcio da Âncora.
Durante a venda, o representante afirmou que a contemplação poderia ocorrer rapidamente e disse que ele próprio havia recebido seu crédito em aproximadamente dois meses. Essa informação foi importante para minha decisão de contratar. Perguntei se ele poderia colocar isso por escrito, mas respondeu que não poderia.
Outro ponto: durante a contratação somos levados a confirmar que entendemos o contrato. Reconheço que deveria ter lido tudo e feito mais perguntas. Porém, isso não elimina o dever da empresa de explicar claramente as condições essenciais do negócio.
Meu contrato registra uma parcela inicial de R$ 14.250,60. Após o cancelamento, recebi apenas R$ 51,86.
Não questiono simplesmente a existência do contrato. Questiono a falta de esclarecimento, antes da contratação, sobre a composição dos R$ 14.250,60 e sobre o que aconteceria com esse dinheiro em caso de desistência.
O CDC garante ao consumidor informação adequada e clara.
Solicito que a Europa Representações esclareça:
1. O que o vendedor informou sobre a rapidez da contemplação;
2. Se ele realmente afirmou ter recebido seu crédito em cerca de dois meses;
3. Por que não poderia colocar essa informação por escrito;
4. Se fui informado claramente sobre a composição dos R$ 14.250,60;
5. Se fui informado de que, após o cancelamento, poderia receber apenas R$ 51,86.
Reconheço minha responsabilidade por não ter lido integralmente o contrato, mas a empresa também deve responder pela forma como seu representante apresentou e vendeu o produto.
Não quero apenas a resposta de que o contrato foi assinado. Quero esclarecimentos sobre as informações efetivamente fornecidas durante a venda.
Aguardo resposta objetiva e solução para o caso.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Europa Representações respondeu
22/09/2026 às 10:27
Olá, Manassés. Vamos esclarecer objetivamente. Em nenhum momento a Europa garante prazo de contemplação. Relatos de experiências pessoais ou exemplos de contemplações anteriores não representam promessa de que outro cliente terá o mesmo resultado.
Na sua contratação, além das informações comerciais, você passou pelo controle de qualidade da Europa e também da administradora, justamente para validar as condições da contratação, esclarecer o funcionamento do consórcio e confirmar a inexistência de promessa ou garantia de contemplação.
Sobre os R$ 14.250,60 e os R$ 51,86, a composição dos valores, as regras de cancelamento e de restituição são definidas contratualmente e operacionalizadas pela administradora. Isso não significa, por si só, que R$ 14 mil tenham simplesmente sido perdidos.
Você optou pelo cancelamento após participar de apenas uma assembleia. Respeitamos sua decisão, mas lamentamos que uma estratégia que estava apenas começando tenha sido encerrada já na primeira oportunidade.
Nosso convite continua aberto: antes de concluir que a estratégia não funcionaria, venha conversar conosco. Podemos revisar todo o processo, inclusive os registros da contratação e do controle de qualidade, e buscar uma solução de forma transparente.
Consumidor respondeu
22/09/2026 às 11:06
Olá.
A resposta apresentada pela empresa não esclarece o ponto central da minha reclamação.
Em nenhum momento afirmei que a empresa tivesse colocado no contrato uma garantia formal de contemplação. O que estou relatando é como a venda foi conduzida e quais informações foram transmitidas pelo vendedor no momento da contratação.
Durante a negociação, perguntei justamente sobre a possibilidade de contemplação em prazo curto. O próprio vendedor relatou a experiência dele, dizendo que havia sido contemplado em aproximadamente dois meses, e utilizou essa experiência para nos mostrar que a contemplação poderia ocorrer rapidamente. Isso criou, naturalmente, uma expectativa em relação ao negócio que estava sendo apresentado.
Inclusive, eu perguntei expressamente se essa informação poderia constar por escrito. Foi-me informado que não seria colocada no contrato. Ainda assim, diante da confiança depositada no profissional que estava realizando a venda, acabamos realizando a contratação.
Portanto, não estou dizendo que havia uma cláusula contratual garantindo contemplação. Estou questionando a forma como o produto foi apresentado no momento da venda e a diferença entre a abordagem comercial utilizada para nos convencer a contratar e a explicação apresentada posteriormente pelo pós-venda.
Reconheço também que tive minha parcela de responsabilidade por confiar na informação recebida sem realizar uma pesquisa mais aprofundada antes da contratação. Hoje reconheço que fui ingênuo nesse aspecto. Se eu tivesse consultado previamente as reclamações e avaliações disponíveis no próprio Reclame Aqui, provavelmente teria tomado uma decisão diferente.
Quanto aos valores de R$ 14.250,60 e R$ 51,86, a resposta da empresa também não esclarece objetivamente qual é a composição de cada valor, quais parcelas correspondem efetivamente ao fundo comum, taxa de administração, encargos ou outras despesas, nem qual será o procedimento e o prazo para eventual restituição. Dizer apenas que as regras estão previstas contratualmente não responde integralmente ao questionamento apresentado.
Também considero inadequado atribuir a decisão de cancelamento simplesmente ao fato de eu ter participado de apenas uma assembleia. O cancelamento ocorreu porque, após a contratação, a realidade apresentada no atendimento comercial não correspondeu às expectativas que foram criadas durante a venda.
Quero deixar claro que valorizo muito a transparência. Por esse motivo, prefiro que todos os esclarecimentos sejam realizados aqui mesmo no Reclame Aqui, de forma objetiva e pública, para que não apenas eu, mas também outros consumidores que estejam pesquisando sobre a empresa, possam conhecer os esclarecimentos apresentados e tirar suas próprias conclusões.
Acredito que o Reclame Aqui cumpre justamente esse papel: permitir que o consumidor registre sua experiência e que a empresa tenha a oportunidade de apresentar publicamente a sua versão e esclarecer os fatos.
Agradeço a abertura para uma eventual conversa, mas, neste momento, não tenho interesse em realizar uma nova contratação com a empresa e, diante da experiência que tive, não me sinto confortável em recomendá-la a outras pessoas.
Meu objetivo aqui não é fazer acusações, mas registrar de forma transparente a minha experiência como consumidor e contribuir para que outras pessoas tenham mais informações antes de tomar uma decisão semelhante.
Continuo aguardando, entretanto, uma resposta objetiva sobre os valores pagos, sua composição, os critérios aplicados ao cancelamento e a previsão de restituição dos valores a que eu eventualmente tenha direito.
Att
Europa Representações respondeu
24/09/2026 às 21:05
Olá, Manassés. Entendemos seu posicionamento e respeitamos seu direito de registrar sua experiência.
Sobre a abordagem comercial, reiteramos que não houve garantia de contemplação em prazo determinado. Exemplos de contemplações anteriores representam possibilidades e experiências individuais, não promessa de resultado.
Quanto aos valores, os R$ 14.250,60 correspondem à parcela inicial do plano contratado, cuja composição, percentuais e forma de amortização estão discriminados no contrato assinado. As regras de cancelamento e restituição também constam no instrumento contratual e são aplicadas pela Âncora Administradora de Consórcios, responsável pela gestão do grupo e pelos respectivos cálculos.
Após a participação na primeira assembleia, o contrato não prevê devolução integral imediata dos valores pagos. A restituição do consorciado excluído observa especificamente os valores destinados ao fundo comum e as demais condições previstas contratualmente.
A Europa, como representante comercial, mantém seus registros de atendimento e controles de qualidade e permanece disponível para quaisquer esclarecimentos referentes à condução da contratação.
Esperamos, assim, ter esclarecido de forma objetiva os pontos apresentados.
Consumidor respondeu
24/09/2026 às 21:33
Agradeço a resposta, porém mais uma vez ela não esclarece os principais pontos da minha reclamação.
Em nenhum momento afirmei que havia uma garantia contratual de contemplação em dois meses. O meu questionamento é outro: durante a abordagem comercial, o vendedor afirmou que a contemplação era rápida e utilizou como exemplo a própria experiência, dizendo que ele havia recebido seu crédito em aproximadamente dois meses.
Inclusive, perguntei expressamente se ele poderia colocar essa informação por escrito, e ele respondeu que não poderia.
Portanto, a questão não é se havia garantia contratual de contemplação, mas sim se essa informação foi utilizada pelo representante como argumento comercial para me incentivar a contratar. A Europa não respondeu a isso.
Também não questionei simplesmente se os R$ 14.250,60 estavam discriminados no contrato. Sei que estavam. O que questiono é se, durante a venda, fui efetivamente esclarecido sobre a composição desse valor e, principalmente, sobre as consequências financeiras de uma desistência.
Paguei R$ 14.250,60 e, após o cancelamento, recebi apenas R$ 51,86. Eu reconheço que deveria ter lido o contrato integralmente e feito todos os questionamentos. Porém, isso não elimina o dever de informação do fornecedor e de seu representante comercial.
O CDC assegura ao consumidor informação adequada e clara e determina que a oferta e apresentação sejam corretas, claras, precisas e ostensivas. Além disso, a legislação considera relevante a omissão de informação capaz de induzir o consumidor a erro.
Portanto, dizer simplesmente que estava no contrato não responde à questão sobre a forma como o produto foi apresentado e vendido.
Solicito que a Europa responda objetivamente:
1. O vendedor realmente informou que a contemplação poderia ocorrer rapidamente?
2. Ele realmente utilizou a própria experiência de ter recebido o crédito em aproximadamente dois meses como exemplo?
3. Por que, quando solicitei que essa informação fosse colocada por escrito, ele disse que não poderia?
4. Quais registros a Europa possui sobre a abordagem comercial realizada?
5. Durante a venda, fui claramente informado de que, após pagar R$ 14.250,60, poderia receber apenas R$ 51,86 em caso de cancelamento?
6. Onde está registrado que essa consequência financeira foi efetivamente explicada pelo representante antes da assinatura?
Reconheço minha responsabilidade como consumidor por não ter lido todo o contrato com a atenção necessária. Porém, a existência de uma assinatura não transforma automaticamente em adequada toda informação que deixou de ser explicada durante a venda.
Minha reclamação é justamente sobre o DEVER DE INFORMAÇÃO na fase de contratação.
Portanto, continuo aguardando uma resposta específica sobre a conduta do representante comercial e sobre as informações que foram efetivamente apresentadas antes da assinatura, e não apenas a repetição de que as regras constavam no contrato.
Quero uma resposta objetiva e documentada sobre esses pontos.