Respondida

Não recebi meus certificados definitivos das pós-graduações e a FacuMinas não resolve

Facuminas - Faculdade De Minas

cidade: Franca

O que aconteceu

Estou registrando uma nova reclamação contra a FacuMinas, pois a anterior foi encerrada após uma avaliação realizada por engano, sem que meu problema tivesse sido resolvido.

Concluí minhas três pós-graduações em julho de 2026 e fui informada de que deveria aguardar o prazo mínimo de quatro meses para receber a documentação definitiva. Entretanto, até o momento, foram disponibilizadas apenas as declarações de conclusão, sem os certificados definitivos.

Há mais de um mês tento contato com a instituição, sem conseguir uma solução. Em uma das poucas respostas recebidas, fui informada de que precisaria quitar todas as parcelas dos cursos para ter acesso aos documentos.

Ressalto que, conforme o artigo 6 da Lei Federal n 9.870/1999, é proibida a retenção de documentos escolares por motivo de inadimplência. Portanto, a instituição não pode condicionar a entrega da documentação acadêmica à quitação integral das mensalidades.

O mais absurdo aconteceu após minha primeira reclamação no Reclame Aqui.

A instituição, por meio da atendente Laryssa, da Ouvidoria, respondeu publicamente:

Verificamos que no dia 16/10 foi encaminhada a ficha para preenchimento e prosseguimento da solicitação, porém, não foi dado retorno. Encaminhamos novamente a ficha no dia de hoje.

Essa informação não corresponde aos fatos!

Não recebi nenhuma ficha no dia 16/10, conforme alegado pela instituição. Mesmo assim, a FacuMinas afirmou publicamente que não dei retorno, transferindo para mim a responsabilidade pela demora.

Solicitei que apresentassem o comprovante desse suposto envio, mas até o momento não obtive esclarecimentos.

É inadmissível que uma instituição de ensino, além de dificultar o acesso à documentação acadêmica, apresente informações que não correspondem à realidade para justificar a ausência de solução.

Diante disso, exijo:

A disponibilização dos certificados definitivos e respectivos históricos escolares das minhas três pós-graduações.

A apresentação do comprovante de envio da suposta ficha em 16/10/2026.

Um esclarecimento sobre a exigência de quitação integral dos cursos para liberação dos documentos.

Um prazo concreto para a resolução definitiva do problema.

Não estou solicitando nenhum favor. Estou cobrando documentos referentes a formações que concluí e o respeito aos meus direitos como consumidora.

Aguardo uma resposta verdadeira, transparente e comprovável, sem novas informações [Editado pelo Reclame Aqui], justificativas contraditórias ou tentativas de transferir a responsabilidade para mim.

Caso a situação continue sem solução, encaminharei a reclamação ao Procon e aos demais órgãos competentes, apresentando os registros das tentativas de contato e das respostas recebidas.

Espero que, desta vez, a FacuMinas tenha seriedade e responsabilidade para resolver a situação, em vez de simplesmente apresentar respostas prontas para preservar sua imagem pública.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Facuminas - Faculdade De Minas respondeu

    21/10/2026 às 11:41

    Olá, prezado (a)! Esperamos que esteja bem.

    Sentimos muito pela experiência relatada e agradecemos por nos dar a oportunidade de melhorar. Sabemos o quanto essa situação pode ser frustrante, e queremos assegurar que sua manifestação é muito importante para nós.

    Já encaminhamos seu caso ao setor responsável para análise imediata. Para podermos ajudar da melhor forma possível.

    Conte conosco estamos comprometidos em encontrar uma solução justa e rápida para você.

    Atenciosamente,

    Laryssa - Ouvidoria; Equipe Facuminas.