Cobrança abusiva e bloqueio indevido de internet essencial para negócios

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Cachoeirinha - RS

28/08/2026 às 16:00

ID: 257651125

Sou assinante da fenix há mais de 2 anos e me sinto [Editado pelo Reclame Aqui] com a cobrança abusiva da empresa, que no mesmo dia do vencimento começa a ligar mais de 20 vezes para avisar da cobrança, encia inúmeras mensagens via WhatsApp para avisar da cobrança e bloqueio, são ostensivos ao extremo e abusivos nos inúmeros contatos de cobrança.
Eu li o contrato de prestação de serviços e não há em nenhum lugar dito que em 4 dias de não pagamento que é feito o bloqueio do sinal. Eu estava esperando uma mensagem do banco Banrisul a semana toda e hoje as 11 horas mandaram a mensagem para eu ir ao banco assinar um contrato de financiamento do move brasil. Só que eu estava sem sinal dentro de casa e não vi. Deixei de ir ao banco e respondi a mensagem deles somente as 15:30.
Eu vou cancelar a Internet da fenix tão logo seja possível e vou fazer questão de contar pra todos o modo como a fenix trata os clientes. Uma vez que eu já pago multa por pagamento atrasado qual é a ideia de deixar os clientes sem internet em 4 dias de não pagamento sendo a internet hoje um item essencial de trabalho??
Considero esse tratamento abusivo e acabei de ser prejudicado nos meus negócios por causa desse tratamento da fenix internet.

Compartilhe

Resposta da empresa

31/08/2026 às 15:35

Olá, Jaqueline.

Analisamos seu relato e também o histórico disponível em nossos canais. Entendemos principalmente sua insatisfação com a forma como a cobrança foi percebida e com o impacto causado pela indisponibilidade do serviço em um momento importante para você.

Em relação às mensagens via WhatsApp, identificamos em nosso histórico um único aviso de vencimento, enviado em 25/08/2026, informando que o pagamento ainda não havia sido localizado. De toda forma, compreendemos que a experiência de cobrança envolve também outros canais e que a frequência dos contatos pode gerar desconforto. Por isso, seu relato será considerado na revisão da nossa régua de comunicação e abordagem de cobrança.

Também reconhecemos que a condução do atendimento após sua manifestação poderia ter sido mais acolhedora. O objetivo de qualquer contato deve ser orientar e buscar uma solução, sem ampliar a insatisfação do cliente.

Lamentamos o impacto que a situação causou em sua rotina e em seus compromissos profissionais. Estamos utilizando seu relato para revisar tanto a experiência de cobrança quanto a comunicação aplicada nesses casos, buscando uma abordagem mais clara, equilibrada e adequada ao relacionamento com nossos clientes.

Equipe Fênix Internet

Consideração final do consumidor

02/09/2026 às 14:56

Não quero mais ser cliente de uma empresa que me trata com ligações excessivas desde o dia do vencimento da mensalidade e que em 4 dias de vencimento bloqueia o meu sinal de Internet sendo que são cobrados juros e multa por atraso.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

3