Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

13/10/2021 às 19:15

ID: 131142591

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Aluguei um carro na Foco Aluguel de Carros, por intermédio da RentCars, contrato de reserva
de n #R0348516-20, com previsão de retirada e devolução no aeroporto de Salvador.
Chegando ao referido aeroporto, inicialmente fomos surpreendidos com o fato de que a
empresa de locação e veículos não mantinha balcão de atendimento no local e que
deveríamos telefonar e aguardar por uma Van, que nos pegaria no setor de desembarque.
Feito isso, eu e meu marido aguardamos por quase 30 minutos a chegada da tal van, sendo
que a funcionária da locadora sequer sabia informar onde o motorista estaria e quanto tempo
mais deveríamos aguardar.
No momento da retirada do veículo VW/Vitrus de placas *******, observamos que o
vistoriador (Editado pelo Reclame AQUI) e (Editado pelo Reclame AQUI) nada listou a respeito das inúmeras avarias
apresentadas pelo veículo. Ainda chamamos a atenção dele e verificando que ele não
assinalava nenhuma avaria e somente tirava fotos do carro, nas quais nenhum dos riscos ou
amassados do carro se evidenciavam. Preocupados, eu e meu marido tiramos algumas fotos
do nosso celular, por precaução.
Além disso, houve uma demora de cerca de 1 hora e meia para retirarmos o caro, pois o
atendimento no balcão era confuso e havia poucos vistoriadores, o que nos fez perder a tarde
no nosso hotel de destino na Praia do Forte, onde anoitece muito cedo.
Mais um dissabor constatado: o carro foi entregue sujo, a despeito do pagamento de uma taxa
de lavagem.
Na volta ocorrida no dia 11/10/******* nós pegamos trânsito em função de uma batida policial
na estrada e, quando chegamos na locadora havia fila para vistoriar as devoluções. Com medo
de perdermos o voo, já que se aproximava o horário de embarque, deixamos o veículo, chave
e documentos e solicitamos o envio do laudo de vistoria, a baixa da devolução, bem como o
estorno do valor de R$ *******,00 registrado no meu cartão de crédito.
Depois de muita insistência, recebi somente na tarde de hoje um laudo de vistoria, no qual não
há registro algum de avarias na data da retirada o que não corresponde à verdade, conforme
se depreende das fotos datadas que instruem a presente reclamação. Ademais, verifica-se que
as fotografia tiradas na vistoria do dia da retirada do veículo não retratam em específico o
local apontado como danificado por mim. E mais, essas mesmas fotografias da vistoria na
retirada não apontam avaria alguma, ao passo em que as fotos que tirei na mesma data
demonstram um veículo repleto de avarias na região do para choque, lateral do carro e etc.
A má-fé da empresa é evidente, pois ao deixar de listar as avarias constatadas na data da
retirada, limitando-se a anexar fotos tiradas de longe nas quais não é possível visualizar as
avarias existente, deixa em aberto a possibilidade de imputar falsamente ao consumidor a
autoria de quaisquer desses danos.
Tentei por diversas vezes conversar com os funcionários da loja de Salvador e somente recebi
mais um canal de chamada, no qual nada decidem.
Os prejuízos sofridos são evidentes, pois além do defeito no serviço constatado pela demora
na retirada do veículo, das informações [Editado pelo Reclame Aqui] acerca do local da locação (consta aeroporto,
quando na verdade se trata de um estacionamento do lado de fora), bem como da grande
confusão e demora, constata-se a má-fé na omissão do registro das avarias do veículo no
momento da retirada, com a posterior imputação [Editado pelo Reclame Aqui] de autoria do dano ao consumidor no
momento da devolução. Daí emergem não apenas os prejuízos materiais consistentes na
obrigatoriedade de devolução do valor de R$ *******,00 creditado no meu cartão como caução e
na devolução da taxa de lavagem (já que entregue o veículo sujo), mas também danos morais
a serem arbitrados em função da demora no atendimento e vistoria do veículo (que me
fizeram perder cerca de 2h de minha viagem), assim como aqueles decorrentes do dissabor e
embaraço provocados pela conduta repleta de má-fé por parte da empresa, que
ardilosamente utiliza esse expediente [Editado pelo Reclame Aqui] para [Editado pelo Reclame Aqui] seus clientes e que me obrigam a
recorrer a esse órgão de defesa do consumidor.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/11/2021 às 14:29

Olá, Fabiola!

Espero que esteja bem.

Enviamos todos os esclarecimentos para a sua notificação através do seu e-mail.

Aguardamos o seu retorno.

Atenciosamente,

Henrick Silva
Relacionamento FOCO
*******