Foco Locadora: Ameaça, Cobrança Indevida de TAG e Atendimento Grosseiro no Galeão

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

06/09/2025 às 13:05

ID: 226265037

Título da Reclamação: Foco Locadora - Atendimento Desrespeitoso e Cobrança Abusiva na Loja da Ilha do Governador
Descrição:
Olá, Foco Locadora.
Venho por meio desta plataforma manifestar minha insatisfação com a experiência que tive na loja do Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, entre os dias 21 e 26 de julho de 2025. Os problemas foram graves e demonstraram total falta de profissionalismo.
1. Ameaça de Busca e Apreensão: Ao solicitar a prorrogação do contrato por telefone, fui tratado com desrespeito e ameaçado com "Busca e Apreensão" do veículo. Fui constrangido e me senti tratado como um [Editado pelo Reclame Aqui], o que é inaceitável.
2. Cobrança de TAG sem Transparência: Na devolução, fui cobrado R$ 62,00 por uma TAG sem qualquer explicação prévia. Posteriormente, soube que a Foco tem uma opção mais barata (R$ 19,00) que não me foi oferecida no momento da locação. Isso é uma prática de venda casada ou falta de transparência. Exijo o estorno da diferença de R$ 21,00.
3. Atendimento Grosseiro: Quando tentei obter o e-mail da ouvidoria para fazer uma reclamação formal, a atendente no balcão (Loja Ilha do Governador) se recusou a fornecer a informação, usando uma desculpa inacreditável de que "não tinha caneta" e pasma que ao falar com ela que se podia pedir ao colega do lado, ela me disse que a Foco não usava canetas e que o atendimento todo era feito digitalmente. O descaso e a arrogância foram chocantes.
Eu já tentei resolver o problema diretamente com a empresa, mas a resposta foi genérica e insatisfatória. Por isso, recorro ao Reclame Aqui para obter uma solução rápida e justa.
Dados da Locação:
Cliente: *****
CPF: *****
Período: 21 a 26 de julho de 2025
Loja: Aeroporto do Galeão (Ilha do Governador)
Solicito:
Retratação formal pela ameaça e pelo tratamento recebido.
Estorno imediato da diferença da cobrança da TAG (R$ 21,00).
Compensação pelos danos morais causados.
Aguardando uma resposta e uma solução que a Foco ainda não me deu.

Compartilhe

Resposta da empresa

30/09/2025 às 14:15

Olá, Rogério

Como vai?

Agradecemos por ter nos contatado através do Reclame Aqui para descrever o ocorrido.

Lamentamos o ocorrido, conforme o seu relato. Enviamos o nosso retorno completo de forma privada

Valorizamos sua opinião e a oportunidade de resolver eventuais questões.

Atenciosamente,

Equipe Foco Aluguel de Carros

Réplica do consumidor

15/10/2025 às 09:27

Título da Avaliação: Resposta Insuficiente e Proposta de Reparação Inadequada
Prezados,

Agradeço o retorno da Equipe de Relacionamento da Foco, que ocorreu na área de mensagens privadas.

Informo, contudo, que a proposta de reparação apresentada foi considerada insuficiente e totalmente inadequada diante da gravidade dos problemas vivenciados em minhas locações consecutivas (21 a 26 de julho e 22 a 30 de agosto de *******) na loja do Galeão/Ilha do Governador e na de Recife (aeriporto).

Em resumo, a Foco Locadora reconheceu a cobrança indevida da TAG, se comprometendo ao estorno de R$ 21,00, o que se refere apenas a uma parcela mínima do dano material. No entanto, a proposta de compensação oferecida para reparar os graves danos morais e os riscos de segurança enfrentados por mim e minha família (que incluem, entre outros, ameaça de busca e apreensão, atendimento grosseiro e a falha de segurança veicular) foi formalmente recusada, pois não é compatível com o ocorrido.

Os problemas aqui relatados exigem uma reparação séria e justa, que vá além de uma simples oferta promocional.

Reitero que a Foco Locadora recebeu, em 03/10/*******, uma contraproposta formal e não negociável na área privada, detalhando as exigências de Ressarcimento Integral da segunda locação, Retratação Formal por escrito e uma Compensação Justa por Danos Morais.

O prazo oferecido para a resposta face a sanar o problema tão comprometedor para um posicionamento responsável já está correndo.

Aguardarei a manifestação da Foco com uma solução que demonstre respeito pela segurança e dignidade do consumidor antes de tomar as medidas cabíveis.

Atenciosamente,

Rogério Pires.

Consideração final do consumidor

23/10/2025 às 18:57

Se tornou um desconforto muito grande pelo descabimento e péssima educação dos operadores mencionados no tratamento, seja na loja ou por telefone; o carro onix (propriamente dito novo) apresentou sério problema de freio e sabendo do risco à integridade de minha Família deveria ser trocado logo quando do meu reclame no outro dia na locadora de João Pessoa (peguei em Recife), afora a cobrança indevidas da TAG e da lavação dos dois carros. Realmente considero uma lástima maior que a FOCO é que deveria se empenhar de imediato para sanar os rproblemas ou indenização por tais acontecimentos

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

3