LATAM cancelou voo unilateralmente sem proposta de remarcação

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

João Pessoa - PB

27/07/2026 às 17:42

ID: 254621151

Venho por meio desta registrar reclamação contra a LATAM pelo cancelamento unilateral do meu voo original São Paulo (GRU) Zurique (ZRH), com partida em 15/04/2026, código de reserva ***** e número do pedido *****.

A LATAM cancelou o voo sem o meu consentimento e sem me oferecer qualquer alternativa de remarcação ou reacomodação. Simplesmente fizeram o reembolso automático no valor de 495,66 CHF, mas isso não resolveu meu problema, pois fui pego de surpresa e os preços para o mesmo trajeto (GRU-ZRH) estavam muito mais altos.

Para conseguir voltar à Europa, fui obrigado a comprar uma nova passagem em data próxima, com a mesma companhia, porém com rota diferente (Rio de Janeiro GIG Frankfurt FRA) e por um valor superior: 616,53 CHF (conforme comprovante em anexo).

A diferença entre o novo valor e o reembolso que recebi é de aproximadamente 120,87 CHF (616,53 - 495,66), além de todo o transtorno de ter que alterar minha logística, escalas e destino final por culpa exclusiva da LATAM.

Diante disso, solicito:

1. O ressarcimento integral da diferença de valor entre a passagem cancelada e a nova comprada (120,87 CHF);
2. Uma indenização por danos morais pelo estresse, pela falta de comunicação e pela compra forçada de última hora.

Anexo todos os comprovantes: reserva original, cancelamento/reembolso, e a nova passagem. Aguardo uma solução.

Compartilhe

Resposta da empresa

28/07/2026 às 04:45

Prezado Anthony,

Agradecemos o seu contato e compreendemos totalmente a sua insatisfação em relação à alteração nos seus planos de viagem e aos custos adicionais para a nova compra.

Gostaríamos de esclarecer o funcionamento do processo de reserva: a Gotogate atua estritamente como agência intermediária entre o passageiro e as companhias aéreas. Não temos autonomia para emitir passagens sem a confirmação prévia e a validação expressa da tarifa por parte da companhia aérea.

No seu caso, por razões operacionais e de disponibilidade do sistema da LATAM, os bilhetes da reserva original não chegaram a ser confirmados pela companhia aérea. Como não foi possível concluir a emissão dos bilhetes nem garantir o valor tarifário inicial junto à transportadora, o valor pago foi totalmente reembolsado (495,66 CHF).

Com relação aos seus pedidos:

Diferença de valor (120,87 CHF): Como a emissão da reserva inicial não foi confirmada pela LATAM e o valor pago original foi integralmente devolvido, a compra da nova rota (GIG-FRA) constitui uma nova transação comercial, sujeita às tarifas e disponibilidades vigentes no momento. Por essa razão, não temos como arcar com a diferença tarifária de um novo bilhete.

Indenização / Danos Morais: Como intermediários, dependemos do aceite dos sistemas das companhias aéreas para concretizar as vendas e não temos responsabilidade legal ou financeira sobre oscilações de tarifas ou não confirmações por parte da transportadora.

Lamentamos sinceramente o transtorno causado por esta inconsistência de confirmação do voo por parte da LATAM e colocamo-nos à disposição para eventuais dúvidas sobre o estorno efetuado.

Atenciosamente,

Equipe de Atendimento ao Cliente
Gotogate

Consideração final do consumidor

28/07/2026 às 12:31

perda de tempo.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

2