Cobrança indevida após internação hospitalar: falta de transparência e acesso à fatura detalhada

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Mauá - SP

23/04/2026 às 17:15

ID: 246793275

Fiquei internado do período de 22/02/2026 até 09/03/2026 no hospital Brasil de Mauá. Ao receber alta, na mesma semana recebi uma cobrança em residência no valor de R$ 2500,00. AO questionar, foi-me dito que um dos exames realizados durante a internação não havia sido coberto pelo Bradesco e por conta disso, eu teria que arcar com a cobrança. Questionei o fato de não ter sido informado previamente sobre isso, pois em momento algum disseram sobre valores, cobranças ou negativa por parte do convênio. O hospital respondeu que no momento da internação, o paciente se responsabiliza por qualquer cobrança que seja feita posteriormente sem que tenha que assinar por isso no ato do exame, afinal, ele concorda com isso no ato da internação. Cheguei ao hospital sem conseguir respirar, estava com meu pulmão esquerdo tomado de líquido devido um derrame pleural que posteriormente foi diagnosticado como tuberculose e o hospital ainda usa o argumento que na assinatura da internação você concorda com todos estes feitos, sem NENHUMA transparência e nenhum aviso prévio. Abri uma reclamação na ANS juntamente à Bradesco e foi-me solicitado a fatura detalhada para que o caso seja analisado, pois não tenho condições financeiras de arcar. Fui pessoalmente ao hospital e tratado de forma irrelevante. Disseram que a responsável estava ocupada e que demoraria uns 15 minutos. Sentei para aguardar e me dispensaram dizendo que ela poderia demorar e me retornaria. Ninguém me ligou e não consigo nenhum canal para adquirir a fatura detalhada do exame que está sendo cobrado e correndo juros nesse tempo que estou tentando resolver. Gostaria de um retorno com este documento, uma vez que preciso passar para a ANS pelo fato de estar sendo cobrado por algo que não fui comunicado previamente pelo hospital e estou sendo [Editado pelo Reclame Aqui] juridicamente por falta de transparência.

Compartilhe

Resposta da empresa

27/04/2026 às 13:05

Prezado Sr. Denilson, boa tarde!


Informamos que foi realizado contato telefônico, momento em que foram prestados os esclarecimentos necessários acerca da reclamação.

Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos que se façam necessários e agradecemos a compreensão.


Cordialmente,

Ouvidoria Rede DOr.

Réplica do consumidor

29/04/2026 às 16:09

Recebi o retorno da Bradesco dizendo que o exame realizado não está dentro das Diretrizes de cobertura e em momento algum o hospital me passou essa informação. O exame foi realizado antes mesmo de saber se o plano cobriria e como foi negado, a cobrança foi enviada para mim sem nenhum aviso prévio. Não tenho condições financeiras e eu estava na UTI sendo coberto pelo convênio. Recebi uma cobrança DIRETA e estou sendo [Editado pelo Reclame Aqui] por falta de transparência do hospital, que ainda me enviou email dizendo que não tem a necessidade de pedir autorização prévia para procedimentos realizados dentro da UTI, entretanto, o Bradesco me retornou dizendo que eles deveriam sim, ter pedido essa autorização uma vez que eu estava sendo coberto por eles. Quero saber como ficará essa cobrança, uma vez que não tenho condições financeiras e não recebi nenhum informativo do hospital sobre isso.