Não respondida

Dificuldade no estorno e burocracia excessiva para cancelamento de cirurgia no Hospital da Plástica

Hospital da Plástica de Brasília

cidade: Brasília

O que aconteceu

Reclamação Solicitação de Estorno e Má Conduta no Atendimento

Empresa: Hospital da Plástica

Consumidora: *****

No dia 23/09, realizei o pagamento de R$ 1.000,00 via PIX referente à entrada para um procedimento cirúrgico agendado para o dia 23/10.

Não recebi nenhum recibo de pagamento nem qualquer documento formalizando a transação, apenas a confirmação via WhatsApp.

No dia 08/10, entrei em contato solicitando o cancelamento da cirurgia, por motivos financeiros, já que não consegui levantar o valor total do procedimento. Fui informada de que o estorno seria feito em até 30 dias, desde que eu enviasse um e-mail ao setor financeiro com o comprovante de pagamento, o motivo do cancelamento e o nome do médico responsável.

Enviei o e-mail conforme orientado. Após 7 dias (em 15/10), entrei em contato novamente, pois não obtive retorno, e me informaram que o e-mail não havia chegado.

No dia 20/10, recebi um novo e-mail solicitando documento original em mãos para foto, motivo do cancelamento e novo prazo de 30 dias para o reembolso exigências que não haviam sido informadas anteriormente.

Ressalto que:

No momento do pagamento não houve qualquer burocracia;

Não me foi fornecido recibo;

E agora, para reaver o valor, estão criando barreiras e atrasando o processo, o que considero um descaso e má-fé com o consumidor.

Além disso, não possuo documento físico, apenas digital, o que inviabiliza a exigência de uma foto segurando o documento.

Solicito providências imediatas e o reembolso do valor pago no prazo mais curto possível.

Considero a postura do estabelecimento abusiva e desrespeitosa, contrariando o Código de Defesa do Consumidor (art. 39, incisos V e X), ao impor burocracias excessivas e dificultar o cancelamento.

Motivo da desistência: financeiro não consegui levantar o valor total do procedimento, e o hospital não oferece parcelamento flexível, exigindo pagamento integral ou em apenas duas parcelas.