Resolvido

Idoso internado em cadeira na sala de espera por mais de 24 horas

Hospital e Maternidade Iamada

cidade: Teodoro Sampaio

O que aconteceu

Meu esposo, um idoso com mais de 71 anos, encontra-se internado de forma inadequada em uma cadeira na sala de espera do Pronto Atendimento do Hospital Iamada, em Presidente Prudente, há mais de 24 horas, no aguardo de um leito.

A administração do hospital alega ausência de leitos disponíveis na unidade e na rede do município, condicionando o atendimento à assinatura de um termo de concordância com essa situação.

O local onde ele permanece conta com apenas seis cadeiras e passa por constante rotatividade de pacientes em repouso. Meu marido é obrigado a fazer suas refeições nesse ambiente coletivo e sem a devida privacidade.

Durante todo esse período, estamos privados de condições básicas de higiene pessoal, sendo compelidos a utilizar o banheiro público da entrada do Pronto Socorro.

Ao acionar os setores administrativos do Hospital Iamada e do plano de saúde Unimed, fui informada de que o prazo para resposta é de até 7 dias úteis um retorno incompatível com a urgência do quadro.

Trata-se de uma grave violação aos direitos do idoso e à dignidade humana, submetendo um paciente fragilizado a um constrangimento inaceitável e ao descaso institucional.

Exigimos uma solução imediata e a transferência para um leito adequado!

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Hospital e Maternidade Iamada respondeu

    12/08/2026 às 18:04

    Prezada Sra. Silvana,

    Agradecemos por compartilhar seu relato e compreendemos a insatisfação e a preocupação vivenciadas por seu esposo durante o atendimento.

    Entendemos a preocupação apresentada e reconhecemos o quanto situações como essa podem gerar desgaste e insegurança. Informamos que sua manifestação recebeu a devida atenção de nossa equipe, que realizou acolhimento e acompanhamento do caso, buscando prestar os esclarecimentos necessários à família.

    Esclarecemos ainda que, desde sua admissão, os cuidados assistenciais necessários foram iniciados imediatamente por nossa equipe, garantindo o acompanhamento e a assistência ao paciente durante todo o período de atendimento, inclusive enquanto aguardava acomodação definitiva.

    Agradecemos por nos trazer sua percepção sobre o atendimento, pois ela contribui para a avaliação contínua de nossos processos e para a busca constante de melhorias em nossos serviços.

    Permanecemos à disposição caso necessite de suporte adicional.

    Atenciosamente,

  2. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Sim
    Voltaria a fazer negócio?Sim
    Nota do atendimento7

    Ressalta-se que o incidente em questão decorreu do manifesto despreparo e da falta de empatia das duas enfermeiras responsáveis pelo setor naquele dia. Diante do ocorrido, recomenda-se que a instituição hospitalar promova a devida capacitação de seus colaboradores, a fim de aprimorar o atendimento ao público e evitar que novos transtornos dessa natureza voltem a acontecer