Solicitação de cancelamento de curso e estorno de parcelas cobradas indevidamente no cartão de crédito.

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Porto Alegre - RS

24/08/2026 às 15:42

ID: 257248055

Boa tarde!

Foi feito o cancelamento do curso de TTI em nome de ***** há alguns meses e nada de me ressarcirem inclusive continuam descontando as parcelas do meu cartão de crédito.

Solicito o cancelamento o mais rápido possível e o ressarcimento no cartão.

*****

Compartilhe

Resposta da empresa

27/08/2026 às 11:54

Oi Cristina,

Sentimos muito pelo transtorno e entendemos sua preocupação com a continuidade dos lançamentos em seu cartão.

Gostaríamos de esclarecer que o cancelamento do curso já foi realizado pela IBREP, e a solicitação de cancelamento da venda junto à operadora do cartão também foi efetivada. Como comprovante, foi encaminhada a Carta de Cancelamento, na qual constam os dados da operação e a respectiva data de efetivação.

A partir dessa etapa, o processamento do estorno é realizado diretamente pela instituição que administra o cartão, de acordo com os procedimentos e o fechamento da fatura. Em alguns casos, o sistema bancário não exclui imediatamente as parcelas futuras do parcelamento, podendo os lançamentos continuar aparecendo nas faturas. Nessa situação, o valor do estorno costuma ser disponibilizado como crédito na fatura, compensando o valor anteriormente cobrado.

Também é importante observar que algumas administradoras mantêm a visualização das parcelas do financiamento mesmo após o estorno, apresentando o crédito correspondente em outra área da própria fatura.

Dessa forma, como a IBREP já realizou o cancelamento e o respectivo procedimento junto à operadora, orientamos que a titular do cartão acompanhe as próximas faturas ou entre em contato diretamente com a instituição financeira responsável pelo cartão, apresentando a Carta de Cancelamento, caso seja necessário solicitar esclarecimentos sobre o lançamento do crédito.

Abraços
Equipe IBREP

Réplica do consumidor

27/08/2026 às 12:36

Pode me enviar essa carta de cancelamento que se referiu ?

Réplica da empresa

27/08/2026 às 14:31

Oi Cristina,
Foi reenviado novamente, pois foi enviado inicialmente em 25/08/2026, 10:59, para a aluna Eliana por email no qual a mesmo solicitou o cancelamento.

Abraços
Equipe IBREP