O que aconteceu
Sou cliente do IDEP há algum tempo e, somente neste ano, já realizei aproximadamente oito a dez ultrassons na instituição.
Sempre tive uma percepção bastante objetiva sobre o serviço: os atendimentos nem sempre foram extraordinários e algumas experiências anteriores já haviam me deixado frustrada, porém, considerando o valor cobrado e principalmente a possibilidade de realizar os exames sem necessidade de requerimento médico, eu entendia que o serviço apresentava um custo-benefício aceitável.
Apesar das limitações, até então eu sempre saía dos exames com as informações mínimas que precisava sobre a evolução da minha gestação.
Infelizmente, a experiência que tive desta vez foi completamente diferente e, por isso, considero necessário registrar esta reclamação.
Realizei um **ultrassom com 29 semanas de gestação** e saí do exame sem sequer saber **quantos centímetros meu filho mede**.
O atendimento foi extremamente superficial, com informações muito rasas e, na minha percepção, realizado de maneira bastante mecânica e sem o cuidado esperado em um momento tão importante para uma gestante.
Além disso, não tive acesso a qualquer imagem em 3D durante o exame, algo que nas experiências anteriores fazia parte da minha expectativa em relação ao serviço.
O que mais me incomodou, entretanto, não foi simplesmente não ter recebido uma imagem em 3D.
O problema foi a **falta de profundidade nas informações e de cuidado durante o atendimento**.
Estou com 29 semanas de gestação e realizei um exame justamente para acompanhar o desenvolvimento do meu filho. É absolutamente frustrante sair de um ultrassom sem sequer saber uma informação básica como a medida aproximada do bebê.
Não espero um atendimento de luxo ou tratamento diferenciado. Porém, por se tratar de um **serviço particular e pago diretamente pelo consumidor**, espero, no mínimo, atenção, clareza, cuidado e informações adequadas sobre o exame realizado.
A experiência foi extremamente fria e distante. Em nenhum momento senti que havia um olhar realmente cuidadoso sobre o exame ou sobre a pessoa que estava ali realizando o procedimento.
E tentei, inclusive, resolver a situação diretamente com o atendimento do IDEP antes de chegar a este canal.
Minha intenção inicial era simplesmente registrar minha insatisfação e permitir que a própria instituição tivesse a oportunidade de entender o que aconteceu e melhorar o atendimento.
No entanto, a resposta que recebi também me deixou bastante frustrada: fui simplesmente direcionada para um endereço de e-mail para encaminhar a reclamação.
Ou seja, mesmo tentando resolver diretamente com a instituição, não encontrei acolhimento, interesse em entender o ocorrido ou qualquer tentativa de solucionar a experiência.
Isso reforçou a sensação de que o relacionamento com o consumidor termina no momento em que o pagamento é realizado.
Tenho um histórico de aproximadamente oito a dez exames realizados no IDEP somente neste ano. Portanto, não estou fazendo uma reclamação baseada em uma experiência isolada com uma instituição que nunca utilizei.
Pelo contrário: justamente por já conhecer o serviço e ter utilizado diversas vezes, consigo perceber claramente que **a experiência desta vez ficou muito abaixo do padrão que, mesmo com suas limitações, eu vinha aceitando**.
Meu objetivo ao registrar esta reclamação é obter um posicionamento do IDEP sobre:
1. Por que o exame foi realizado de maneira tão superficial, sem que eu recebesse informações básicas sobre o desenvolvimento do bebê;
2. Por que saí do exame sem sequer saber a medida aproximada do meu filho;
3. Quais informações deveriam ter sido apresentadas ao final do exame;
4. Por que a experiência desta vez foi tão diferente das anteriores;
5. Que providências serão tomadas para que outros pacientes não tenham a mesma experiência.
Reforço que não estou questionando o valor do serviço ou exigindo um atendimento incompatível com a modalidade oferecida.
Estou questionando **qualidade, atenção e respeito ao consumidor**.
Eu pago pelo exame e espero receber um serviço realizado com o mínimo de cuidado e atenção, especialmente tratando-se de um acompanhamento gestacional.
Espero que o IDEP não trate esta manifestação apenas como uma reclamação formal a ser arquivada, mas como uma oportunidade de avaliar o atendimento prestado e entender por que uma cliente que já realizou tantos exames na instituição saiu desta vez sem sequer ter as informações básicas que esperava receber.
Aguardo um posicionamento efetivo da instituição.