Perda de confiança e sucessivas panes em veículo novo

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Lauro de Freitas - BA

17/08/2026 às 10:11

ID: 256633899

Perdi completamente a confiança na Ford Ranger

Registro aqui minha profunda insatisfação com a Ford e com a assistência prestada pela rede autorizada diante dos sucessivos problemas apresentados pela nossa Ford Ranger.

O que deveria ser um veículo que transmitisse segurança e confiabilidade transformou-se em uma sequência de panes, guinchos, retornos à oficina, longos períodos sem o automóvel e, principalmente, na perda completa da confiança no veículo.

Os problemas começaram com um defeito no motor, que motivou a troca do motor, turbo e componentes. O defeito, porém, não foi definitivamente solucionado.

Posteriormente, diante de uma nova e grave falha, foi necessária a substituição do motor, da turbina e de outros componentes por 2 vezes o motor foi trocado, turbina e componentes nem sei. Depois de um reparo dessa proporção, nossa expectativa era muito simples: receber de volta um veículo seguro e confiável.

Não foi o que aconteceu.

O carro voltou a apresentar problemas. Vieram novos alertas no painel, perda de potência e sucessivas panes.

Em uma viagem para Santo Amaro/BA, o veículo perdeu potência progressivamente até parar completamente e ser guinchado ate a Indiana.

Poucos dias depois, durante outra viagem, dessa vez para Itabaiana/SE, aconteceu algo ainda mais grave: à noite, fora do nosso Estado, o veículo perdeu completamente a força e parou novamente. Ficamos na estrada, com outras pessoas e uma carga sob nossa responsabilidade, dependendo de guincho e da ajuda de terceiros para conseguirmos retornar.

Foram situações que ultrapassaram qualquer mero aborrecimento. Passei a sentir insegurança real em utilizar o veículo em viagens.

O mais preocupante veio depois: representantes da própria assistência técnica reconheceram que o motor instalado em um dos reparos apresentava defeito de fábrica, sem relação com mau uso, e que esse problema estava comprometendo outros componentes.

Depois de meses de espera, novas intervenções e mais uma substituição de motor e turbina, recebemos novamente o veículo.

Em menos de 24 horas, a luz de advertência voltou a acender.

O carro retornou mais uma vez à oficina e ainda foi identificada a necessidade de substituição de outro componente.

Durante todo esse histórico, também enfrentamos negativas de veículo reserva, períodos prolongados sem o automóvel e inúmeros transtornos pessoais e profissionais. Quando finalmente foi disponibilizado um carro substituto, recebemos um veículo ostensivamente plotado com publicidade da própria concessionária, obrigando-me a circular em meus compromissos profissionais fazendo propaganda justamente da empresa que não conseguia solucionar o problema do nosso veículo.

Não estamos falando de uma falha isolada.

Estamos falando de sucessivas panes, substituições de motor e turbina, meses de indisponibilidade, guinchos, retornos à oficina e situações concretas de insegurança na estrada.

Depois de tudo isso, faço uma pergunta à Ford:

Quantas panes, quantas substituições de componentes e quantos retornos à oficina um consumidor precisa enfrentar para que a fabricante reconheça que não é mais razoável insistir em novos reparos?

Chegamos a um ponto em que o problema deixou de ser apenas mecânico.

Não me sinto segura para colocar minha família, meus colaboradores ou a mim mesma na estrada sem o receio de enfrentar uma nova pane.

Por isso, não espero mais uma nova tentativa de conserto. Espero da Ford uma solução definitiva e compatível com a gravidade e a reincidência de tudo o que aconteceu, com a substituição do veículo por outro equivalente e em perfeitas condições de uso.

Por fim ressalto que esse problema se arrasta desde outubro de 2025 e hoje me encontro mais uma vez sem meu carro!!

Compartilhe