Respondida

Fluencypass me cobrou R$ 2.007,00 para cancelar meu plano e ignorou meu pedido de não renovação

Fluencypass

cidade: Pirapozinho

O que aconteceu

Fluencypass: cancelamento transformado em cobrança de R$ 2.007,00 e pedido de não renovação ignorado há mais de um mês.

Em 15/07/2026, pedi por e-mail o cancelamento do meu plano anual (R$ 247,00/mês), faltando apenas cinco parcelas para o fim do contrato, ou seja, um saldo remanescente de R$ 1.235,00. A resposta da empresa foi exigir R$ 2.007,00 para me deixar sair: R$ 1.540,00 de "diferença" (7 x R$ 220,00), calculada convertendo retroativamente meu plano anual em mensal, mais R$ 467,00 de "aviso prévio".

Resumindo: para encerrar um contrato que me custaria R$ 1.235,00 até o fim, a Fluencypass cobra R$ 2.007,00. Sair custa mais caro do que ficar. Chamar isso de "reajuste", e não de multa, não muda nada; o efeito prático é punir o consumidor por exercer o direito de cancelar.

Questionei a cobrança com base nos arts. 39, V, e 51, IV, do Código de Defesa do Consumidor. A própria atendente admitiu, por escrito, que "não existe um dispositivo legal" que autorize, por si só, a conversão retroativa do plano anual em mensal apenas porque o consumidor pediu a rescisão. Mesmo assim, a empresa manteve o valor e passou a responder com textos prontos, repetidos palavra por palavra em 24/07 e 25/07, sem enfrentar uma única vez a pergunta central: como R$ 2.007,00 pode ser razoável diante de um saldo de R$ 1.235,00?

Apresentei proposta de acordo de R$ 123,50 (cerca de 10% do saldo). Resposta: "não há possibilidade de negociação". Ofereceram suspensão, mentoria e "exceções", ou seja, qualquer coisa, menos o cancelamento em condições justas.

Diante disso, em 28/08/2026 enviei notificação formal e expressa de que NÃO AUTORIZO A RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA da assinatura, exatamente como prevê a cláusula 6.1 dos próprios Termos da Fluencypass, e pedi confirmação por escrito. Até hoje, 28/09/2026, nenhuma resposta. Nem confirmação, nem protocolo, nem mensagem automática. Reiterei em 24/09 com prazo de 48 horas. Silêncio de novo.

A empresa responde rápido para vender e para cobrar, mas desaparece quando o cliente pede para sair. Esse silêncio, justo às vésperas do fim do ciclo, dá margem a uma única leitura: deixar o prazo correr e empurrar uma nova anuidade por inércia.

EXIJO, de forma objetiva:

1. Confirmação por escrito de que a renovação automática foi desativada, com número de protocolo;

2. Declaração expressa de que nenhuma nova anuidade será lançada, processada ou tentada no meu cartão ou em qualquer outro meio de pagamento;

3. Revisão da cobrança de R$ 2.007,00 para valor proporcional e razoável, ou aceite da proposta já apresentada.

Tenho toda a troca de e-mails guardada, com datas e horários. Se qualquer nova cobrança aparecer, vou contestá-la na operadora do cartão e levar o caso ao Procon-SP, ao consumidor.gov.br e ao Juizado Especial Cível, sem novo aviso. Não estou pedindo favor, estou exigindo o cumprimento de uma obrigação que já deveria ter sido atendida há mais de um mês.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Fluencypass respondeu

    09/10/2026 às 17:19

    Olá, Vitor Hugo.

    Encaminhamos no seu e-mail todas as informações do nosso acordo.

    Para nós é um enorme prazer fazer parte e te ajudar nessa jornada. Conte conosco.

    Caso precise de algum suporte, basta nos contatar pois estamos completamente à disposição.

    Bons estudos!

    Atenciosamente,