Retenção indevida de valor de venda em consignação e inconsistência patrimonial. (ARTJAY / BIG JOTTA / Jay Motors).

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

12/08/2026 às 15:37

ID: 256296979

CNPJ *****, um Contrato de Intermediação para Venda de Veículo em Consignação referente ao automóvel Nissan Versa, Placa *****, com valor de venda acordado em R$ 78.000,00. Ficou estabelecido em contrato que a empresa realizaria a transferência do saldo para quitação do financiamento junto ao banco e que, no prazo de até 40 dias após a quitação, faria a concretização e repasse do valor restante devido à proprietária. A quitação bancária foi efetuada em 25/09/2025, porém a transferência dos recursos foi realizada através do CNPJ de outra empresa do mesmo grupo, a BIG JOTTA LTDA (CNPJ *****), evidenciando confusão patrimonial entre os estabelecimentos. Ocorre que o prazo contratual venceu no início de novembro de 2025 e, até o momento, a empresa repassou o veículo a terceiros sem efetuar o pagamento do valor remanescente (em torno de 35 mil reais). Apesar de inúmeras tentativas de contato, reuniões presenciais e sucessivos prazos de pagamento prometidos e descumpridos pelos sócios e pela gerência (conforme registros documentados), a empresa recusa-se a quitar o débito ou a prestar contas. Solicito a intervenção deste órgão para a imediata devolução dos valores devidos, devidamente corrigidos, bem como a apuração da conduta comercial das duas empresas envolvidas.

Compartilhe

Resposta da empresa

13/08/2026 às 09:25

Prezada Senhora Bianca, conforme informado em outra plataforma:

Agradecemos pelo registro da manifestação e lamentamos os transtornos relatados.

A JAY MOTORS esclarece que tomou conhecimento dos fatos apresentados e que a situação está sendo tratada internamente junto aos setores responsáveis, inclusive com a análise dos documentos relacionados ao contrato de intermediação, à quitação do financiamento e aos valores envolvidos na negociação do veículo Nissan Versa, placa *****.

Ressaltamos que a empresa permanece empenhada em solucionar a questão de forma adequada e transparente. As informações apresentadas na reclamação estão sendo confrontadas com os registros internos e documentos pertinentes, a fim de que seja possível apurar precisamente os valores eventualmente pendentes e estabelecer a forma adequada para sua regularização.

Quanto à utilização do CNPJ de outra empresa pertencente ao mesmo grupo econômico para determinada movimentação financeira, esclarecemos que esse fato, por si só, não implica qualquer prejuízo ao direito da contratante, sendo necessário analisar o contexto da operação e os documentos correspondentes antes de qualquer conclusão.

Da mesma forma, a empresa não se furta à responsabilidade de prestar os esclarecimentos necessários e permanece à disposição para a composição da questão de maneira administrativa, evitando a continuidade dos transtornos para ambas as partes.

Estamos conduzindo a apuração com a devida atenção e, tão logo sejam concluídas as verificações necessárias, entraremos em contato diretamente para apresentar os esclarecimentos e as providências cabíveis.

Reiteramos nosso compromisso com a transparência e com a busca de uma solução para a situação apresentada.

Atenciosamente,
Equipe Jay Motors.

Réplica do consumidor

13/08/2026 às 09:45

Prezados (as),

A resposta apresentada não traz nenhuma solução concreta, nenhuma data de pagamento e nenhuma proposta real para o ressarcimento do valor devido há meses.

É importante deixar claro o histórico dos fatos para que todos que leem esta plataforma tenham conhecimento do que ocorreu:
O veículo foi entregue à agência em 19/08/2025. A quitação bancária do financiamento ocorreu em 25/09/2025. O prazo contratual de 40 dias para o repasse do nosso saldo remanescente em torno de R$ 35.000,00, venceu no início de novembro de 2025.

O veículo já foi alienado/repassado a terceiros por vocês, gerando inclusive cobranças de pedágios em meu nome. Ou seja, o bem não está mais conosco e o dinheiro da venda continua retido pela empresa.

Ao longo de meses, recebemos mais de 5 prazos e promessas de pagamento por escrito do vendedor John, da gerente Emanuelle e do sócio Artur Fernando Gonçalves Conde Junior. Todas esses prazos foram descumpridas pela loja.

Quanto aos CNPJs, tomamos nota da confissão explícita de que as empresas pertencem ao mesmo grupo econômico. Esta confusão patrimonial e a retenção do nosso capital já estão devidamente documentadas e instruídas no Registro de Ocorrência policial, no PROCON, no Ministério Público e na Ação Judicial em andamento com nossos advogados.

Não aceitaremos mais respostas genéricas sobre "análises internas". Exigimos o agendamento imediato do depósito do saldo retido.

Aguardamos o contato direto COM O COMPROVANTE DE PAGAMENTO, e não com novos textos protelatórios.

Atenciosamente,
Bianca Moraes Couto.

Réplica da empresa

13/08/2026 às 16:56

Boa tarde, Bianca!

Entendemos totalmente o seu caso e por isso reforçamos que nosso setor de pós-venda entrará em contato com a senhora, para que seu caso seja direcionado a tratado da forma correta, para que assim seja de fato resolvido. Todas as suas informações e os históricos de conversa estão sendo devidamente apurados, logo que nossa grade da empresa conta com novos colaboradores. O setor de pós-venda não atua de forma superficial, porque dessa maneira entendemos que o caso nunca irá pra frente. Levaremos de forma responsável, para que assim seja apresentado aos demais responsáveis e assim chegar em uma conclusão definitiva.

Atenciosamente, pós-venda Grupo J.

Réplica do consumidor

14/08/2026 às 10:37

Prezados (as),
A justificativa de "apuração com novos colaboradores" e "análise do pós-venda" não passa de mais uma manobra protelatória. O próprio setor de pós-venda da empresa entrou em contato conosco e confessou expressamente que: "é um problema muito grande".

Todas as tratativas anteriores com os funcionários ***** e *****, e com o sócio *****, já constam registradas no sistema interno de vocês. A loja da Taquara (Estrada do Tindiba) sequer existe mais, reforçando a instabilidade das operações da empresa. Diante disso, é inaceitável que a empresa queira reiniciar conversas com novos intermediários (como o gerente ***** - sugerido pelo pós vendas - ou novos atendentes) para "entender o caso", quando já conversamos diretamente com o próprio proprietário ***** entre janeiro e fevereiro de 2026, com prazos formalmente assumidos e descumpridos. Vocês possuem o contrato elaborado por vocês e assinado por mim, os comprovantes de quitação bancária, a baixa do gravame no DETRAN e repassaram nosso veículo a terceiros sem nos pagar um único centavo do saldo devido desde novembro de 2025. Não aceitaremos novos agendamentos presenciais nem prazos vazios. Exigimos o envio imediato do comprovante de transferência bancária do saldo retido. Caso contrário, todas as admissões feitas pela equipe de vocês seguirão instruindo o inquérito policial e as ações judiciais de bloqueio de contas e busca e apreensão do veículo que consta em meu nome ainda.

Atenciosamente,
***** ***** *****.