O que aconteceu
Venho manifestar minha total indignação com o pós-venda da Calçados Jota Pe referente ao calçado modelo ***** (*****), adquirido em 28/07/2025 em nome de *****.
O histórico do atendimento deixa evidente a total falta de coerência e organização interna da marca. Em contato inicial via WhatsApp, a atendente Eduarda analisou as informações, afirmou textualmente que o produto se encontrava dentro do prazo de garantia, solicitou o comprovante financeiro (enviado no ato) e deu início ao procedimento de envio para a fábrica.
Contudo, após receberem o calçado, emitiram uma carta padrão com uma negativa genérica alegando "problemas de uso e conservação", eximindo-se da responsabilidade sem apresentar um laudo técnico pericial detalhado que sustentasse tal afirmação.
Para piorar a situação, a contradição da marca é flagrante: a carta fala sobre falta de "conservação" por minha parte, mas a própria assistência técnica demonstrou total desrespeito. Enviei o calçado completamente limpo e o recebi de volta totalmente sujo, com marcas evidentes de poeira e encardido nas laterais e no couro, conforme registrado em fotos.
Diante disso, reforço que a conduta da empresa viola o Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990):
Princípio da Vinculação e Boa-fé Objetiva: A empresa aceitou e validou a abertura da garantia via canais oficiais de atendimento, gerando legítima expectativa ao consumidor. A recusa posterior por meio de resposta padrão fere a boa-fé.
Artigo 14 (Falha na prestação do serviço): Ao receber o calçado limpo e devolvê-lo imundo, a empresa descumpriu flagrantemente o dever de guarda e custódia do patrimônio alheio.
Tenho outros três pares da marca e só não os descarto para evitar maior prejuízo financeiro. Esta foi a última vez que confiei na marca. Nunca mais compro Calçados Jota Pe. Exijo uma solução digna por parte da empresa.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Jota Pe respondeu
07/10/2026 às 09:05
Bom dia, Ronaldo! Espero que esteja tudo bem!
Me chamo Bruna, sou analista de atendimento na Jota Pe!
Lamentamos que sua experiência não tenha correspondido às suas expectativas e entendemos sua insatisfação.
Gostaríamos, porém, de esclarecer alguns pontos referentes à tratativa do seu produto.
Após o recebimento do calçado em nossa fábrica, foi confirmado que o produto se encontrava fora do prazo de garantia. Ainda assim, buscando atender à sua solicitação, a Jota Pe optou por receber o produto e prosseguir com a análise em caráter de exceção, para que nossa equipe responsável pudesse avaliar as condições apresentadas no calçado.
Após a análise, foi identificado que a condição apresentada no couro era compatível com problemas relacionados ao uso e conservação do produto, não sendo caracterizada como defeito de fabricação. Por esse motivo, o atendimento em garantia de exceção não foi aprovado, e o calçado foi devolvido.
Reforçamos também que não houve qualquer alteração no produto durante o período em que esteve em nossa fábrica. O calçado não passa por nenhum procedimento que tenha como finalidade modificar sua condição, tampouco seria enviado propositalmente ao cliente em condições diferentes das encontradas no recebimento.
Dessa forma, não reconhecemos a alegação de que o produto tenha sido devolvido sujo em decorrência de qualquer procedimento realizado pela Jota Pe. A devolução ocorreu após a conclusão da análise, seguindo o fluxo de atendimento estabelecido pela empresa.
Reiteramos que, mesmo estando fora do prazo de garantia, o caso foi recebido e analisado em caráter de exceção, com o objetivo de verificar a situação relatada e proporcionar uma avaliação adequada do produto.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Equipe Calçados Jota Pe
Consumidor respondeu
07/10/2026 às 09:20
Bom dia Bruna,
Do modo que escreveu você está dizendo que sou im [Editado pelo Reclame Aqui]?
Tenho 58 anos e não preciso ler um absurdo desse.
As fotos comprovam tudo, más enfim vida que segue, não existe só a sua marca como opção.
Reitero que NUNCA IRIA USAR DE [Editado pelo Reclame Aqui], E TAMPOUCO SOU UM [Editado pelo Reclame Aqui].
Desde já agradeço sua resposta.
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0Sem comentário.