O que aconteceu
No dia 04/08, refiz uma compra via site, de pisos para minha residência. O pedido anterior, foi cancelado com a alegação que meu perfil no Serasa não estava atualizado. As duas compras foram através de cartão de crédito, e autorizado pela operadora de cartões.
Histórico:
dia 31/07 - primeira compra, pedido 6738, aprovada através do no cartão e crédito.
dia 04/08 - cancelamento do pedido, alegando que meus dados no Serasa estavam desatualizados.
dia 04/08 - atualizei meu cadastro no site do Serasa e refiz a mesma compra, através do cartão de crédito.
prazo estimado de entrega - 17 dias úteis.
data atual: 21/09 - até o presente momento sem status de faturamento do pedido.
fico aguardando posicionamento da empresa, pois já paguei duas parcelas do cartão referentes à compra.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
LigPisos respondeu
21/09/2026 às 11:36
Prezado Antônio,
Em atenção ao posicionamento solicitado, esclarecemos a seguir todo o histórico do pedido.
Todo pedido passa por uma análise antifraude antes da liberação etapa que existe para proteger tanto a loja quanto o próprio cliente contra o uso indevido de dados e cartões, salientamos que no momento na compra com cartão de crédito, é enviado para o cliente através do endereço de e-mail que o próprio cliente informou no momento da compra que seria feita uma análise pelo nosso antifraude. Nesse caso, a análise identificou que as informações cadastrais junto ao Serasa ainda não estavam atualizadas no momento da compra, o que levou ao cancelamento automático do pedido original.
Em seguida, o Sr. fez uma nova compra, antes de fazermos o cancelamento da nova compra, reforçamos novamente que a liberação dependia da confirmação da atualização cadastral junto ao Serasa processo que está fora do nosso controle e pode levar algum tempo para ser refletido. A pedido do Sr., mantivemos o pedido em aberto aguardando essa confirmação, que seguiu pendente até hoje.
Ao longo de todo esse período, o Sr. estava ciente sobre a pendência junto ao Serasa e a dependência dela para a liberação do pedido e apenas hoje o Sr. pediu um posicionamento sobre a entrega, explicamos que ainda não tínhamos a aprovação do antifraude.
Diante da pendência cadastral, que segue sem confirmação, e da impossibilidade de dar seguimento à liberação do pedido, estamos realizando o cancelamento da venda e o estorno integral do valor pago, diretamente no cartão utilizado na compra. O prazo de compensação segue o cronograma padrão da operadora do cartão.
Sendo assim, reforçamos o nosso posicionamento sobre o caso. Seguimos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Equipe LigPisos
Consumidor respondeu
22/09/2026 às 20:34
Simplesmente cancelaram o segundo pedido, mesmo tendo pago 2 parcelas do cartão de crédito. Interessante que isso é ilegal perante o código do consumidor.
"Barrar uma compra alegando "nome sujo" ou score baixo no Serasa. A análise de crédito deve ser feita antes da aprovação do meio de pagamento. Uma vez aceito o cartão de crédito, o pagamento é considerado à vista para o lojista, sendo abusivo discriminar o consumidor pela sua situação cadastral"
E fiz minha atualização de dados no Serasa, logo após a solicitação da primeira compra.
Talvez um bom advogado resolva essa questão de forma justa e mostre que se não quer vender no cartão de crédito, não disponibilize essa opção no site.
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0Empresa me decepcionou
Resposta final da empresa
Há 12 dias
Prezado Antônio,
Em relação à sua consideração final, entendemos necessário esclarecer alguns pontos, especialmente diante da afirmação de que a LigPisos não deveria disponibilizar pagamentos por cartão de crédito caso não desejasse vender por essa modalidade.
A LigPisos disponibiliza normalmente a opção de pagamento por cartão de crédito e realiza vendas diariamente por esse meio. Se não tivéssemos interesse em comercializar nossos produtos nessa modalidade, simplesmente não ofereceríamos essa opção em nosso site.
Entretanto, todas as compras realizadas por cartão de crédito estão sujeitas à análise antifraude, procedimento sobre o qual o cliente é informado por e-mail, no endereço cadastrado, assim que realiza a compra. A autorização do pagamento pela operadora do cartão não significa, necessariamente, que o pedido tenha sido aprovado pelo nosso sistema antifraude.
É importante esclarecer, ainda, que em nenhum momento o cancelamento dos seus pedidos foi motivado por score baixo, nome negativado ou restrições de crédito. A questão identificada foi a divergência entre as informações cadastrais fornecidas e aquelas disponíveis nas bases consultadas. Quando os dados não são compatíveis e não é possível concluir a validação de segurança, não liberamos o pedido para faturamento e envio. Trata-se de um procedimento de segurança do qual não abrimos mão.
Também merece destaque o histórico das compras. O primeiro pedido, realizado em 31/07, foi cancelado em 04/08, ocasião em que o senhor foi informado do motivo. Cabe destacar que, no mesmo dia em que recebeu essa informação, realizou uma segunda compra, ainda sem que a atualização dos seus dados tivesse sido confirmada pelo sistema antifraude.
Infelizmente, a LigPisos, assim como outras empresas do comércio eletrônico, está sujeita a tentativas diárias de compras irregulares e [Editado pelo Reclame Aqui]. Justamente por esse motivo, adotamos procedimentos rigorosos de segurança, independentemente da autorização do pagamento pela operadora do cartão. A análise antifraude não é uma escolha feita individualmente para determinado cliente, mas um procedimento aplicado às compras realizadas em nosso site, visando a segurança da venda tanto para a LigPisos quanto para o cliente que pode ter seu cartão utilizado de forma irregular.
Na ocasião, informamos novamente que o novo pedido também seria cancelado caso não fosse possível validar as informações. Entretanto, por sua própria solicitação, optamos por manter a venda em aberto, aguardando a regularização cadastral e a aprovação da análise. Portanto, a decisão de aguardar a liberação, em vez de prosseguir imediatamente com o cancelamento, partiu do próprio cliente.
O fato de o senhor ter solicitado a atualização de seus dados junto à Serasa não significa que as informações tenham sido imediatamente atualizadas e validadas nas bases consultadas. Infelizmente, a divergência persistiu, impedindo a liberação do pedido.
Compreendemos o seu descontentamento em relação às parcelas lançadas em seu cartão. Por esse motivo, diante da impossibilidade de concluir a validação, providenciamos o cancelamento da compra e o estorno integral do valor, cujo processamento e lançamento na fatura seguem os procedimentos da administradora do cartão.
Reiteramos que a LigPisos tem total interesse em realizar suas vendas, inclusive por cartão de crédito, mas não deixará de adotar os procedimentos de segurança necessários à proteção de seus clientes e da própria empresa.
Lamentamos que a situação não tenha resultado na conclusão da compra, mas entendemos que o histórico apresentado demonstra que o senhor foi informado das condições de liberação e optou por manter o segundo pedido ativo enquanto aguardava a aprovação.
Atenciosamente, Equipe LigPisos