Cobrança surpresa e falhas administrativas na Locaweb

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

16/07/2026 às 11:49

ID: 254073933

Título: Cobrança surpresa, falta de transparência e recorrentes falhas da Locaweb

Recebi uma cobrança avulsa (Fatura n 50278866) sem qualquer aviso prévio ou explicação adequada.

Ao procurar o atendimento para entender a origem da cobrança, fui informada apenas de que o sistema estava com instabilidade, impossibilitando qualquer esclarecimento.

Não vou admitir ser surpreendida com valores lançados de forma unilateral porque a empresa, aparentemente, possui problemas na gestão do próprio faturamento. Se realmente houve ausência de cobrança em renovações anteriores, isso decorre de falha exclusiva da Locaweb, que não pode simplesmente concentrar diversos valores em uma única fatura e exigir o pagamento sem qualquer comunicação prévia.

A cada renovação, eu deveria ter tido a oportunidade de avaliar se manteria os serviços, alteraria o plano contratado ou até mesmo cancelaria a contratação. Ao deixar de realizar a cobrança no momento oportuno e apresentar uma cobrança acumulada meses depois, a empresa suprimiu meu direito de escolha e de planejamento financeiro.

Infelizmente, esse não é um episódio isolado. Em uma migração de plano anterior, a Locaweb apagou todos os meus e-mails, fato que, inclusive, motivou uma reclamação nesta mesma plataforma. Agora, novamente, enfrento um problema decorrente da desorganização da empresa, desta vez relacionado ao faturamento.

Exijo que a Locaweb:

- apresente a discriminação completa da cobrança, indicando exatamente quais serviços e períodos estão sendo cobrados;
- esclareça formalmente por que essa cobrança não foi realizada na época correta;
- revise a cobrança, considerando que eventual falha administrativa não pode ser integralmente transferida ao consumidor e não vou concordar com valores de pacotes que não tive opção de escolha.
- suspenda qualquer medida de cobrança, negativação ou interrupção dos serviços até a conclusão da análise.
- justifique o porque não há qualquer plano vigente vinculado ao cód.cliente: 1100582771

O mínimo que se espera de uma empresa que presta serviços de hospedagem e e-mail é organização, previsibilidade e transparência. Não é aceitável que o consumidor seja surpreendido com uma cobrança única, sem aviso prévio e sem qualquer justificativa consistente, em razão de falhas administrativas da própria fornecedora.

Friso, ainda, que há cerca de 70 avisos no meu login Locaweb e NENHUM deles é referente a estas cobranças que estão nesta fatura avulsa, que supostamente são de "períodos em aberto". Todas as faturas lançadas foram pagas, exceto um registro de domínio que eu não tive interesse em manter.

Compartilhe