Recusa de pagamento em espécie por falta de troco e atendimento inadequado em loja OXXO

Em réplica
Maravilha - SC
19/04/2026 às 18:20
ID: 246455833
Recusa de moeda nacional, ausência de fundo de troco e despreparo no atendimento.
No dia 19/04/2026, por volta das 16h24min estive na unidade do OXXO localizada na Roberto Leal (próxima ao Parque Chácara do Jóquei) para realizar uma compra no valor de R$ 86,00.
Ao tentar realizar o pagamento em espécie, utilizando uma cédula de R$ 200,00 e uma moeda de R$ 1,00 (totalizando R$ 201,00 para facilitar o troco de R$ 115,00), o atendente informou que não possuía troco e que o caixa dispunha de apenas R$ 100,00.
De acordo com o Artigo 39, inciso IX, do Código de Defesa do Consumidor e o Artigo 43 da Lei das Contravenções Penais, a recusa de moeda corrente como forma de pagamento é prática abusiva. É responsabilidade do estabelecimento comercial garantir o fundo de reserva para troco ou, na impossibilidade deste, realizar o arredondamento do valor em favor do consumidor para viabilizar a venda, o que não foi oferecido.
Além da falha operacional, o atendimento foi marcado por uma postura inadequada. Ao questionar a situação, fui respondida com ironia pelo colaborador, que afirmou de forma grosseira que "cartões e PIX existem há 86 anos" (sic), tentando transferir a responsabilidade da falta de troco da loja para a minha escolha como consumidora.
Devido à pressa, pois comprei itens para aproveitar o parque com a família, e para evitar maiores transtornos no local, precisei liberar limite em um cartão de crédito para finalizar a compra via aproximação. No entanto, registro esta reclamação para que a rede OXXO:
* Instrua a unidade citada sobre a obrigatoriedade de aceitação de moeda nacional em qualquer denominação;
* Revise os processos de sangria e fundo de caixa, garantindo que o consumidor não seja penalizado pela gestão financeira interna da loja;
* Treine seus prepostos para que conheçam as normas básicas de consumo e mantenham um atendimento cordial e profissional, livre de ironias infundadas.
É absurdo um estabelecimento não ter R$200,00 de troco NO MÍNIMO para o atendente trabalhar.
Aguardo um posicionamento da empresa sobre as medidas que serão tomadas para que este padrão de atendimento não se repita.
Compartilhe
Resposta da empresa
15/05/2026 às 11:04
Olá, Cleonice. Tudo bem?
Agradecemos pelo seu relato e lamentamos pela experiência vivenciada em nossa unidade. Conforme alinhado com o responsável local, a situação foi tratada internamente e a colaboradora mencionada não faz mais parte do quadro da loja.
Além disso, reforçamos junto à equipe a importância de um atendimento cordial, respeitoso e alinhado aos nossos padrões, bem como a necessidade de atenção aos procedimentos operacionais relacionados ao caixa e atendimento ao cliente.
Seu feedback é muito importante para que possamos aprimorar continuamente nossos serviços e evitar que situações como essa voltem a ocorrer.
Seguimos à disposição. :yellow_heart:
Atenciosamente,
Nathalya Alves
EQUIPE OXXO
Réplica do consumidor
15/05/2026 às 13:00
Primeiro eu gostaria de saber de onde vocês tiraram que foi UMA MULHER que me atendeu?
Segundo eu recebi um e-mail pedindo pra eu relatar o acontecido e me pedindo desculpas por uma situação envolvendo mesa na calçada.??????
Estou sem entender e a referida colaborada demitida não tem NADA A VER com meu relato.
Sigo sem explicação sobre o fato inicial: não aceitar dinheiro físico como pagamento por não terem troco suficiente com o atendente.
Aguardo resposta sobre o MEU caso.
Réplica do consumidor
22/05/2026 às 14:44
Continuo aguardando resposta e solução para meu caso. Ou vocês continuarão ignorando?