Respondida

Fui cobrado indevidamente por seguro cancelado e Minuto Seguros não resolve

Minuto Seguros

cidade: Santo André

O que aconteceu

Cobrança indevida de parcelas e falta de solução há meses Minuto Seguros não resolve o problema

Vou marcar a @creditas, pois ela quem esta a frente da Minuto Seguros, quem sabe alguem tome alguma providencia.

Sou cliente da Minuto Seguros há mais de 10 anos e, justamente por conhecer a empresa há tanto tempo, considero extremamente decepcionante a forma como este caso vem sendo tratado.

Realizamos, por intermédio da Minuto Seguros, a contratação de um novo seguro para o meu pai, de 70 anos, junto à Tóquio. Com a contratação do novo seguro, o seguro anterior, que era do Banco Alfa, deveria ter sido cancelado e devidamente baixado.

Ocorre que isso não foi feito corretamente, e acabaram sendo cobradas indevidamente as parcelas 9 e 10 do seguro anterior, totalizando aproximadamente R$ 600,00.

Desde junho de 2026, venho tentando resolver essa situação e reaver um valor que não deveria sequer ter sido cobrado. Porém, até o momento, não houve solução.

O que torna a situação ainda mais absurda é que, em todos os contatos, a Minuto Seguros informa que a responsabilidade seria do Banco Alfa. Eu não contratei esse novo seguro diretamente com o Banco Alfa. Todo o processo foi realizado por intermédio da Minuto Seguros. Portanto, não considero aceitável que o cliente seja colocado no meio de uma questão operacional entre empresas.

Além disso, a cada contato é informado um prazo de 72 horas para retorno, mas os prazos passam e muitas vezes não há qualquer retorno. Sou obrigado a entrar novamente em contato, explicar toda a situação outra vez e continuar cobrando algo que deveria ter sido resolvido há meses.

Também é importante destacar que estou tomando a frente dessa situação porque meu pai tem 70 anos, é aposentado e possui dificuldade para lidar com questões tecnológicas e burocráticas. Não é razoável que uma pessoa idosa tenha que ficar meses esperando pela devolução de um valor que foi cobrado indevidamente.

Estamos falando de aproximadamente R$ 600,00, que para uma pessoa aposentada faz diferença.

Considero inadmissível que um cliente com mais de 10 anos de relacionamento precise passar meses cobrando uma solução para um problema que não foi causado por ele.

Diante disso, solicito o imediato estorno/devolução dos valores cobrados indevidamente, com o devido esclarecimento sobre o ocorrido e a confirmação de que o seguro anterior foi efetivamente cancelado, para que não ocorram novas cobranças.

Caso a situação não seja solucionada de forma definitiva, vou formalizar a reclamação junto ao Procon e avaliar a adoção das medidas judiciais cabíveis perante o Juizado Especial Cível, inclusive em relação aos prejuízos decorrentes da cobrança indevida e da prolongada falta de solução.

Não estou solicitando um favor. Estou cobrando a devolução de um valor que foi indevidamente cobrado e uma solução para um problema que já se arrasta desde junho.

Espero que a Minuto Seguros finalmente trate o caso com a seriedade que ele exige e apresente uma solução definitiva, sem novos prazos de 72 horas que não são cumpridos e sem simplesmente transferir a responsabilidade para outra empresa.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Minuto Seguros respondeu

    08/10/2026 às 10:00

    Olá, Rafael! Esperamos que esteja bem.

    Recebemos sua manifestação e compreendemos a sua preocupação com as parcelas cobradas em sua fatura após a solicitação de estorno. Analisamos o seu caso com todo o cuidado para apresentar os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido.

    Esclarecemos que o processamento de estornos em operações parceladas no cartão de crédito segue a dinâmica e as regras de processamento da própria administradora do cartão. Quando a seguradora realiza a devolução, o valor é repassado integralmente ao banco emissor, que pode aplicar esse montante como crédito para abater o saldo da sua fatura vigente ou liberar o seu limite. Devido a essa organização sistêmica do próprio cartão, as parcelas da compra original podem continuar aparecendo nas faturas seguintes apenas para equalizar o crédito que já foi disponibilizado para você previamente.

    Ratificamos a regularidade da nossa operação, confirmando que a devolução por nossa parte foi processada com sucesso e nenhum valor permaneceu retido com a instituição. Para que você tenha visibilidade de toda a transação, os detalhes do procedimento e o comprovante de estorno foram enviados ao seu e-mail de cadastro.

    Com essas informações, estamos encerrando a reclamação em nossa Ouvidoria.

    Agora que garantimos a sua devolução e esclarecemos o motivo da cobrança na fatura, conto com a sua avaliação no Reclame Aqui. A sua nota é referente ao meu atendimento individual e é fundamental para o meu desenvolvimento.

    Em caso de dúvidas adicionais, permanecemos à disposição em nossos canais oficiais: https://www.creditas.com/canais-de-atendimento.