Não respondida

Neoenergia parcelou minhas contas de luz unilateralmente e agora estou sendo cobrada indevidamente

Neoenergia

cidade: Salvador

O que aconteceu

Prezados, boa noite!

Venho através deste meio de comunicação buscar solução para meu problema junto a empresa Neoenergia.

Foram realizado pela empresa de distribuição de energia elétrica parcelamentos de forma UNILATERAL sem o consentimento do cliente dos meses: 09/2025; 10/2025; 11/2025 e 01/2026, sendo que todos os boletos foram pagos. só obtive conhecimento dos parcelamentos quando recebi o boleto com vencimento 22/04/2026 no valor de R$413,85, a partir deste momento venho recebendo boletos com valores elevados e que vem prejudicando meu financeiro, tendo em vista que minha energia tem cadastro junto ao CADUNICO devido as minhas condições financeiras, e nunca tive qualquer problema junto a distribuidora de energia.

Inclusive, se fizerem uma verificação no sistema cadastral da própria Neoenergia é possível encontrar meios probatórios do consumo de energia da residência e dos valores pagos que sempre coube no orçamento, antes dos fatos alegados. Como uma casa que não tem ar condicionado, tendo apenas uma TV, uma geladeira, e poucos eletrodomésticos pode pagar um valor excessivo de energia?

Todo este transtorno vem me causando sérios prejuízos, tendo em vista que o valor cobrado foge do meu orçamento. Busquei solução pessoalmente, sem sucesso, mantive contato por telefone, via WhatsApp tendo alguns protocolos para evidenciar:

*****5519277;*****6887432;*****6889104;*****6891032;*****6895316 houve diversas tentativas de solucionar o problema, foi gerado uma nota de serviço *****15 o profissional veio na residência olhou o contador e informou que estava rodando normalmente e orientou que solicitasse um profissional para fazer aferição do medidor, assim foi feito, mantive contato com a central e solicitei a verificação, no dia 08/09/2026 recebi uma mensagem informando que no dia 09/09/2026 a aferição seria realizado pela manha, contudo ninguém compareceu até a presente data.

É importante trazer a baila quanto as alegações referente aos parcelamentos realizados de forma unilateral pela neoenergia, onde informa que tais parcelamentos atende o art 113 RESOLUÇÃO ANELL n414/2010 afirmando que a fatura complementar ocorre quando a distribuidora identifica que por algum motivo técnico ou operacional, o consumidor real de energia da unidade não foi cobrado corretamente no mês correspondente, contudo, é de se observar pelas provas que as alegações não condiz com o caso concreto.

Como consumidora do serviço é inaceitável as alegações da empresa fornecedora de energia elétrica, uma idosa de 74 anos tendo que passar por todo este transtorno e humilhação, uma vez que não tem condições de arcar com parcelamentos de faturas que inclusive foram pagas corretamente, e pela sua surpresa se deparou com esta situação que vem afetando seu financeiro.

Com isso por necessidade vem fazendo sacrifícios para arcar com uma despesa que não foi gerada e tão pouco é responsável, sendo que sempre pagou sua energia e nunca com valores que não compete para uma idosa que vive em um lar humilde, sem eletrodomésticos que atinja um uso elevado de energia com cobranças abusivas atingindo seu financeiro.

saliento que mesmo fazendo uma analise de consumo é de se verificar que como consumidora não compete com os valores cobrado. Não concordo com o parcelamento, uma vez que todas as contas foram pagas conforme o consumo de uma idosa sem recursos, nem com os valores de consumo que vem tirando minha estrutura financeira.

Inclusive no dia 07/10/2026 recebi uma carta de comunicado do SPC/ SERASA cobrando o valor de R$279,61 fatura encontra-se paga com muito sacrifício desde 29/09/2026.

Solicito o cancelamento do parcelamento realizado (UNILATERAL), a regularidade dos pagamentos mensais de acordo o consumo real, uma vez que é possível verificar a existência de valores abusivos cobrado para uma idosa, bem como qualquer cobrança de valores desconhecidos e ressarcimento dos valores pagos.

Atenciosamente