Cancelamento Cartão

Não resolvido
Recife - PE
15/05/2025 às 17:10
ID: 217193395
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesOi, me chamo ***** e sei que vocês têm acesso ao meu histórico com a instituição. Venho por meio desta solicitar uma reanálise do cancelamento do meu cartão ocorrido em agosto de 2020, pois entendo que houve uma falha no processo que me prejudicou de forma injusta.
Na época, meu cartão estava com status de bloqueado, mas ainda ativo, e o aplicativo informava que ele seria cancelado em alguns dias, mas que isso poderia ser evitado mediante negociação da dívida. Seguindo essa orientação, entrei em contato com o atendimento via chat e realizei um acordo, com entrada marcada para o dia 24/08/2020 (ajustar essa data se for diferente).
Durante todo o atendimento, em nenhum momento foi informado que o cartão já estava cancelado ou que não poderia ser reativado, muito menos que o acordo não impediria esse cancelamento. Pelo contrário, a mensagem no aplicativo dizia claramente:
"Seu cartão será cancelado em alguns dias. Negocie sua dívida e evite essa situação."
Confiei nessa informação, fiz o acordo de boa-fé e, mesmo com o pagamento da entrada agendado dentro do prazo, meu cartão foi cancelado. Isso violou diretamente a orientação que me foi dada, além de gerar prejuízo emocional e financeiro.
Agora que revi meus registros e o histórico do caso, reforço meu pedido para que seja feita uma reanálise completa dessa situação de 2020, considerando:
O status do cartão no momento da negociação (ainda ativo, apenas bloqueado);
O prazo ainda válido no momento da negociação;
A mensagem clara no app indicando que o acordo impediria o cancelamento;
O pagamento agendado corretamente, conforme combinado.
Peço, portanto, que minha situação seja revista e que, se possível, meu cartão seja reativado ou substituído, restabelecendo meu acesso ao serviço.
Caso não seja possível resolver de forma administrativa, buscarei meus direitos através dos canais de defesa do consumidor e, se necessário, via judicial.
Aguardo retorno.
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
19/05/2025 às 17:02
Olá!
Analisamos a manifestação aberta conosco e estamos escrevendo para formalizar a tratativa do caso e registrar a nossa resolução.
Entendemos que enfrentar dificuldades financeiras pode ser uma situação delicada, e sentimos muito por ter ficado um período sem condições de realizar o pagamento da fatura. No Nubank, buscamos constantemente formas de minimizar o impacto desse tipo de situação no uso de nossos produtos.
Contudo, gostaríamos de informar que, devido ao cenário de atrasos, foi necessário cancelar a função de crédito em sua conta. No momento este processo de cancelamento é irreversível, o que significa que o cartão de crédito vinculado ao seu perfil atualmente não pode ser reativado. Esta condição está descrita na cláusula 4.10 do nosso Contrato, especificamente na seção sobre Atraso ou Falta de Pagamento (Função Crédito). A cláusula 4.10.2 estabelece que "o atraso no pagamento de qualquer obrigação devida por conta deste Contrato ou qualquer outro contrato mantido com o Emissor ou empresas do grupo do Emissor, incluindo empresas coligadas ou controladas, poderá ocasionar o bloqueio ou o cancelamento do Cartão, independentemente de notificação ou qualquer outra formalidade.
É importante ressaltar que a negativa de crédito por parte da instituição financeira, baseada em critérios internos, constitui um exercício regular de direito por parte da fornecedora de bens e/ou serviços. Apesar da situação atual, estamos avaliando possíveis mudanças em nossa abordagem para facilitar a reativação do crédito. Se isso se tornar viável no futuro, nós o notificaremos prontamente.
Atualmente, você pode solicitar uma nova análise de crédito através do nosso site. Caso opte por este procedimento, recomendamos usar um endereço de e-mail diferente para evitar quaisquer conflitos com os dados já cadastrados em sua conta. Após fazer essa solicitação, por favor entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento para que possamos informá-lo sobre a resposta.
Revisitamos seu histórico conosco para identificar qualquer menção anterior sobre a possibilidade de reativação do crédito, mas não localizamos uma promessa de reativação. Ressaltamos que caso haja informações no seu aplicativo, elas referem-se ao cartão cancelado, que, por regulamentações, precisamos manter visíveis. No momento, não há limite disponível para uso. Informamos ainda que não fazemos restrição interna, a ponto de você poder solicitar uma nova análise através do nosso site. Recomendamos que, ao fazer um novo pedido, você utilize um endereço de e-mail diferente para evitar conflitos com os dados já cadastrados. Reforçamos que estamos considerando mudanças para potencial reativação do seu crédito no futuro e garantimos que você será informado sobre qualquer novidade.
Se restar alguma dúvida em relação à nossa resposta, basta enviar um e-mail para ******* ou entrar em contato com nossa central de atendimento pelo número ******* ******* *******.
Abraços,
Suzana C. - Ouvidoria Nubank
Réplica do consumidor
20/05/2025 às 11:46
Olá, Suzana.
Agradeço pelo retorno, mas é evidente que essa resposta é um modelo padrão, preparado para qualquer cliente em situação semelhante, sem consideração específica pelo meu caso.
O texto repete informações genéricas, legais e processuais, mas não responde com clareza ou objetividade a pontos mais sensíveis da minha solicitação. É importante que o atendimento da Ouvidoria vá além de copiar e colar cláusulas contratuais, demonstrando análise individual da situação e um mínimo de empatia real.
Se essa é a tratativa final da instituição, lamento que o Nubank tenha optado por seguir um caminho tão engessado e impessoal.
Atenciosamente,
Hudson
Réplica do consumidor
20/05/2025 às 11:46
Olá, Suzana.
Agradeço pelo retorno, mas é evidente que essa resposta é um modelo padrão, preparado para qualquer cliente em situação semelhante, sem consideração específica pelo meu caso.
O texto repete informações genéricas, legais e processuais, mas não responde com clareza ou objetividade a pontos mais sensíveis da minha solicitação. É importante que o atendimento da Ouvidoria vá além de copiar e colar cláusulas contratuais, demonstrando análise individual da situação e um mínimo de empatia real.
Se essa é a tratativa final da instituição, lamento que o Nubank tenha optado por seguir um caminho tão engessado e impessoal.
Atenciosamente,
Hudson
Réplica da empresa
20/05/2025 às 16:26
Olá, Hudson!
Estamos avaliando a possibilidade de mudar a forma como gerenciamos esse cancelamento e, caso a reativação seja possível, nós te avisaremos.
Se restar alguma dúvida em relação à nossa resposta, basta enviar um e-mail para ******* ou entrar em contato com nossa central de atendimento pelo número ******* ******* *******.
Atenciosamente,
Suzana C. - Ouvidoria Nubank
Réplica do consumidor
21/05/2025 às 13:25
Olá, Suzana.
Agradeço o retorno, mas infelizmente ele segue o mesmo padrão genérico e impessoal que mencionei anteriormente. A frase estamos avaliando a possibilidade reforça a falta de clareza e objetividade no posicionamento da Ouvidoria, além de não trazer nenhuma resposta concreta sobre a análise individual do meu caso.
Gostaria de reforçar que, apesar de o Nubank afirmar com frequência que não mantém "cadastro negativo", na prática é evidente que existe, sim, uma espécie de lista interna de bloqueio ou restrição e essa falta de transparência prejudica ainda mais a relação com o cliente.
Entendo os processos internos e a necessidade de políticas padronizadas, mas esperava que a Ouvidoria por sua natureza adotasse uma postura mais humana, transparente e resolutiva.
Reitero minha insatisfação com a forma como a situação foi conduzida até aqui.
Atenciosamente,
Hudson
Consideração final do consumidor
21/05/2025 às 13:29
Minha experiência com a empresa foi frustrante e marcada por descaso.
O atendimento, que se vende como moderno e centrado no cliente, na prática é burocrático, insensível e automatizado. Quando recorri à Ouvidoria, esperava análise real do meu caso, mas recebi apenas respostas genéricas copiadas e coladas, sem qualquer demonstração de empatia ou consideração. Fica claro que existe uma lista interna de bloqueio, embora tentem negar. A transparência é mínima, e o cliente é tratado como um número descartável. Sinceramente, é decepcionante ver uma empresa com tanto marketing positivo agir de forma tão fria e impessoal na hora em que mais se espera suporte.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
2