Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

26/05/2025 às 11:50

ID: 218001897

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Ativei o Nubank+ após ler no site e blog oficiais do Nubank que clientes com R$ 30 mil ou mais mantidos na conta ou investidos teriam isenção da mensalidade de R$ 29.

No entanto, após fazer a inscrição no Nubank+, notei que na página oficial no app não havia nenhuma menção ao critério de elegibilidade relacionado a manter mais de R$ 30 mil, havia apenas o outro critério (gasto mensal no crédito maior que R$ 3,5 mil).

Optei então por entrar em contato com o suporte via chat e esclarecer se eu tinha elegibilidade ou não para a isenção. Fui então informada de que apenas valores efetivamente investidos seriam considerados para a isenção ou seja, valores em conta corrente ou dinheiro guardado não entrariam no cálculo, o que contradiz totalmente a comunicação pública da empresa.

Também percebi que, ao ativar o Nubank+, o dinheiro que eu havia investido em uma caixinha com rendimento Turbo padrão foi automaticamente resgatado e transferido para outra caixinha possivelmente associada ao Nubank+. Quando cancelei o serviço (após a infeliz descoberta de que eu não era elegível para isenção de taxa), os valores foram movidos de volta. Tudo isso ocorreu sem qualquer aviso ou autorização prévia.

Essa movimentação gerou cobrança de IOF e leve redução no valor aplicado. Embora o valor perdido tenha sido irrisório, o que incomoda é a falta de transparência e de respeito com o cliente, que espera no mínimo ter controle sobre os próprios investimentos.

Meu objetivo com esta reclamação não é solicitar reembolso, mas sim deixar registrado que a comunicação do Nubank precisa ser mais clara e honesta, eu o utilizo como principal banco e guardo todo o meu dinheiro lá exatamente porque sinto que é um banco que mantém uma comunicação eficiente. Depois do ocorrido já estou avaliando a possibilidade de realocar meus investimentos em outra instituição.

A experiência me deixou bastante frustrada e espero que o Nubank reveja a forma como conduz essas ativações e mudanças, respeitando mais seus usuários.

Compartilhe

Resposta da empresa

26/05/2025 às 16:55

Olá, Isabela.

Recebemos a sua manifestação através do Reclame Aqui e estamos escrevendo para te oferecer uma resposta.

Após analise não identificamos nenhuma comunicação ou informação em nossas páginas oficiais onde é informado que para ter isenção da mensalidade basta ter o valor de R$ 30 mil em conta. Segue link da nossa pagina oficial onde consta a seguinte informação https://******* "Quem já concentra sua vida financeira no Nu, gasta mais de R$ 3,5 mil por mês no cartão de crédito ou tem mais de R$ 30 mil guardados ou investidos no Nubank pode aproveitar o Nubank+ sem custo."

Segue critérios para isenção:

- Se os seus gastos na função de crédito do último mês forem iguais ou maior que R$ 3.******* no mês dentro do seu ciclo de fatura ou:

- Ter R$ 30 mil investido.

A cada mês faremos uma análise para compreender se você atingiu alguma das condições de isenção, caso não atinja, ocorrerá a cobrança da mensalidade de R$ 29.

Todas essas informações estão presente em nossa página oficial, blog, contrato e podem ser consultadas em um dos nossos canais de atendimento conforme print enviado.

Gostaríamos de esclarecer algumas informações sobre sua caixinha de investimentos no Nubank. Ao se tornar cliente Nubank+, sua caixinha foi atualizada automaticamente para a Caixinha Turbo, proporcionando rendimentos de *******% do CDI. Essa atualização resultou na notificação sobre o resgate de fundos, que se deve unicamente à alteração do tipo de caixinha, sem nenhum impacto nos rendimentos que você havia acumulado então até.

No entanto, ao cancelar a adesão ao Nubank+, sua caixinha foi revertida ao modelo anterior, já que os critérios para manutenção do rendimento de *******% do CDI não foram mais atendidos.

É importante ressaltar que essas mudanças não impactaram os seus rendimentos anteriores.

Se tiver ficado com alguma dúvida em relação a nossa resposta, é só nos responder por aqui mesmo ou escrever um e-mail para o *******

Abraços,



Henrique S. - Ouvidoria Nubank

Réplica do consumidor

27/05/2025 às 03:37

Agradeço pela resposta breve. Sua resposta inclui o trecho do site que diz "30 mil em valores investidos OU GUARDADOS"; valores guardados não são valores investidos, certo?
Pela comunicação que tive via chat o que ficou entendido é que deveria haver 30 mil reais na aba investimentos, isto é INVESTIDOS, e não disponíveis como "dinheiro guardado", apenas separado da conta corrente. E qualquer usuário da nubank sabe que este é inclusive o termo exato utilizado no app - "Guardar".

Caso este dinheiro guardado no valor >30mil de fato seja criterio de eligibilidade para a isenção, o que ocorreu foi um erro de comunicação por meio do chat do aplicativo. O atendente foi incisivo ao me informar que apenas 30 mil em INVESTIMENTOS seria criterio de elegibilidade, não 30mil GUARDADOS.

Em relação à resposta dada em relação às transações realizadas na mudança de caixinha turbo, entendo essa questão de atualização para uma caixinha com rendimento maior, apesar de não ter ficado claro no momento de inscrição para o nubank+, isto de fato ficou subentedido. A frase incluída na resposta, no entanto, "É importante ressaltar que essas mudanças não impactaram os seus rendimentos anteriores." é uma mentira, como consta no print por mim anexado nesta reclamação, e é um desrespeito com o cliente falar dessa forma em vez de explicar o que de fato ocorreu. No próprio chat do nubank o atendente me esclareceu que foi sim aplicada a taxa de IOF sobre os rendimentos considerando as transações realizadas (resgate para caixinha com rendimento maior e posterior retorno para a caixinha original), esclarecendo que as mudanças IMPACTARAM SIM OS RENDIMENTOS ANTERIORES.

O valor que eu possuía na caixinha era pequeno então o IOF pago sobre o investimento realmente foi baixo, mas dizer que não houve mudança em rendimentos é uma mentira, basta olhar os valores nas fotos que enviei, onde o rendimento foi reduzido sim.

Agradeço a celeridade em responder e isto demonstra sim cuidado da empresa com seus clientes, mas esta resposta demonstrou ainda mais desrespeito, honestamente.

Réplica da empresa

27/05/2025 às 13:52

Olá, Isabela.

Recebemos a sua manifestação através do Reclame Aqui e estamos escrevendo para te oferecer uma resposta.



Referente a cobrança do IOF informando que ja realizamos o ajuste e o valor está disponível em sua conta. Dando mais contexto:

Entendemos sua frustração com a forma que foi transmitida a mensagem que pode ter gerado uma interpretação diferente. Dando mais contexto valores guardados é referente a valores reservados nas caixinhas que é uma forma diferente do dinheiro aplicado em investimentos, o valor disponível em sua conta ou porquinho não é caracterizado como um valor guardado para obter a isenção.

Retificando a mensagem anterior sobre o IOF. Verificamos que a cobrança dos impostos aconteceram de forma devida e correta após a migração de *******% para *******% do CDI! Contudo, prezando pelo bom relacionamento que temos com você, realizamos uma tratativa para que nenhuma das partes ficasse com prejuízos financeiros. Sobre essa dedução de impostos, vamos te explicar um pouco mais sobre ela abaixo.

Primeiramente, gostaríamos de dizer que compreendemos que você possa ter tido a sensação de que não foi devidamente informado sobre esses encargos, no entanto comunicamos de forma clara e prévia aos clientes no app antes do aceite que podem ser cobrados impostos, como IOF e IR, sobre os rendimentos obtidos. Conforme explicamos no app e nos materiais informativos da oferta, inclusive em nosso blog https://******* os clientes que já têm uma Caixinha Turbo com rendimento de *******% do CDI poderão ter acesso à Caixinha com rendimento maior. Se decidir aproveitar a nova taxa, é só acessar a sua Caixinha Turbo e clicar em "Atualizar oferta". Isso vai resgatar seu investimento atual e reinvesti-lo nas novas condições. Nesse momento nos preocupamos em reforçar que há a incidência do Imposto de Renda e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o rendimento que você teve na sua Caixinha Turbo atual.

Cabe esclarecer também que o Nubank, como instituição regulamentada, tem por obrigação realizar essa dedução de impostos.

Se tiver ficado com alguma dúvida em relação a nossa resposta, é só nos responder por aqui mesmo ou escrever um e-mail para o *******

Abraços,



Henrique S. - Ouvidoria Nubank

Consideração final do consumidor

28/05/2025 às 12:12

Agradeço ao Henrique, que realizou a comunicação comigo por aqui, e agradeço pela celeridade em abordar os problemas.

Apesar de compreender toda a situação e optar por manter meu dinheiro no nubank por realmente ter uma interface excelente, fácil de usar até para investidores iniciantes, gostaria de manter aqui em escrito minha sugestão para que troquem o termo utilizado no site oficial acerca do dinheiro guardado.
Sendo, na minha opinião, as maiores qualidade do nubank transparência e facilidade, este termo gera confusão por ser exatamente o mesmo termo usado para dinheiro guardado ou separado da conta corrente.

O valor que mencionei previamente, de fato irrisório, foi restituído na minha conta e apesar de não ter sido este o objetivo da minha reclamação, reconheço como uma tentativa válida de conciliação do nubank.

Deixo a crítica construtiva aqui e agradeço pela atenção da empresa.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

7