Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Balneário Camboriú - SC

24/05/2024 às 14:59

ID: 189467057

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Recentemente, no dia 06/05, fiz um PIX no valor de R$ 1.*******,36 para o pagamento do IPVA e Licenciamento do veículo. Verifiquei os dados do destinatário e constava: NU PAGAMENTOS S.A. - DETRAN IPVA GOV LTDA - CPF/CNPJ: ****2.*******/*******-** - *******.
Mas até a data de hoje, 24/05, no site do Detran, as taxas ainda constam em abertas.
Estive verificando no Reclame aqui, e têm várias reclamações desse tipo, referenciando um [Editado pelo Reclame Aqui]! Não creio que caí em um [Editado pelo Reclame Aqui] tbem e não acredito que a NuBank não seja responsabilizada por isso! Pois como que um [Editado pelo Reclame Aqui]ário, consegue abrir conta com esses dados?

Compartilhe

Resposta da empresa

28/05/2024 às 16:19


Olá, Leandro.

Recebemos a sua manifestação através do Reclame Aqui e estamos escrevendo para te oferecer uma resposta.

Agradecemos seu relato a respeito do uso indevido do nome do Nubank e todas as demais informações enviadas.

Em contato com nosso time especialista foi possível identificar que esse boleto não pertence ao Nubank.

Acreditamos que todos tenhamos sido vítimas de um terceiro, que usando de má-fé realizou a confecção deste documento em forma de boleto e te enviou.

Sabemos que hoje em dia dados podem ser violados por fatores externos em situações que fogem ao nosso controle: alguém pode ter visto e anotado, um site em que você se cadastrou não é de confiança, uma empresa ter vendido ilegalmente os dados, ou até mesmo vazamento de informações em seu próprio computador ou celular.

Se você receber um e-mail pedindo alguma ação ou informação e ficou na dúvida se é o Nubank, abra o nosso app para procurar aquela informação, mensagem ou entrar em contato com o nosso atendimento. Esse tipo de contato é conhecido como Phishing, que é um tipo de [Editado pelo Reclame Aqui] que induz uma pessoa a acreditar que está falando com uma empresa, levando ao compartilhamento de dados com cibercriminosos.

São [Editado pelo Reclame Aqui] aplicados geralmente por e-mails, redes sociais e sites. Para saber mais sobre, basta ler nesse link:
https://*******

Assim que um pagamento ou uma transferência via TED/DOC/PIX ou boleto é feito e há algum problema com esta movimentação, é importante que o titular da conta de onde partiu o dinheiro, entre em contato com o local (banco ou instituição) em que este pagamento foi realizado e peça para que eles oficializem um Pedido de Contestação de Pagamento.

**Por conta do sigilo bancário, qualquer informação relacionada ao caso poderá ser dividida somente com outro banco.**

Enquanto isso acontece, o Nubank também está sempre pensando em como impedir que situações como essa ocorram, independente do valor ou quais as formas utilizadas. Por mais que infelizmente não tenhamos como assegurar que ninguém caia em situações indesejadas, estamos sempre fazendo campanhas e posts com dicas de prevenção em nosso blog, explicando quais são os [Editado pelo Reclame Aqui] mais comuns e como agir depois de algo acontecer.

Entendemos que essa seja uma situação delicada e garantimos que nossa equipe seguirá os procedimentos de segurança necessários.

**É importante contatar o banco utilizado para realizar o pagamento, caso haja qualquer dúvida e para receber atualizações sobre o caso.**

Agradecemos o seu contato e informamos que estamos à disposição em todos os nossos canais oficiais de atendimento, sempre que precisar.

Atenciosamente,

Equipe Nubank