Reclamar dessa empresa

Recife - PE

04/07/2023 às 18:32

ID: 167608681

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Saliento que no dia 04/04/*******, efetivei a contratação de um seguro de vida junto à instituição Nubank, com o intuito de deixar minha família amparada em caso de imprevistos. Sendo assim, acreditando no profissionalismo dessa instituição realizei a contração, pagando rigorosamente em dia todas as parcelas, com exceção da última cujo vencimento se deu no dia 06/06/23. Pois, este atraso, foi o bastante para o Nubank cancelar de forma unilateral o meu seguro, sem dar quaisquer oportunidades para reaver tal decisão. Desta forma, entrei em contato com banco, que por sinal só tem atendimento automatizado, não permitindo contato por telefone. Fui informado através do chat da empresa que de fato o contrato fora cancelado em virtude de atraso no pagamento e que para solucionar eu poderia realizar uma nova contratação para um novo seguro. Ora, quer dizer então, que todo valor já despendido anteriormente foi perdido, já que eles não querem reativar o seguro que teve ao longo de mais de 1 ano de relacionamento, apenas 1 parcela em atraso, por lapso meu? Entendo que as práticas bancárias são predatórias, pois exigem o pagamento de juros altíssimos na tomada de empréstimo e quaisquer outros serviços oferecidos ao seu consumidor, mas essa prática efetuada pela Nubank é completamente desproporcional, já que o banco auferiu os valores pagos por mim durante o período de 1 ano e 3 meses gerando rentabilidade para o mesmo e sem quaisquer justificativa plausível, efetuou o cancelamento do meu seguro, fazendo com que eu perdesse os valores já pagos, enquanto eles ficam com tais valores sem qualquer contrapartida para o cliente, pois se negaram a reaver o valor já despendido por mim, gerando assim uma comodidade para a instituição que no meu entendimento aguardou apensa um "vacilo" do cliente para se beneficiar da situação. Cuidado ao fazer negócios com esse banco digital, pois você pode estar sendo enganado pelas ofertas "vantajosas" oferecidas por eles. Ingressarei com ação judicial por perdas e danos.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/07/2023 às 14:08

Olá Eduardo! Esperamos que esteja bem.

Após análise do seu caso, aproveitamos para te ofertar uma resposta por aqui.

A cobrança do seguro de vida é automática de acordo com a forma de pagamento escolhida.

Aqui no Nubank sempre disponibilizamos aos nossos clientes o prazo de 1 (um) ciclo de cobrança (30 dias) para efetuar o pagamento do seguro, após esse prazo, caso o pagamento não seja constatado o seguro é automaticamente cancelado, conforme nosso termos e condições do Seguro de Vida, Item 6 disponível durante a contratação e após através do seu app do nubank.

Durante esse período sempre comunicamos aos nossos clientes que o seguro está em atraso.

Conforme histórico de notificações, verificamos que foram enviados push (Notificação via app) diariamente de 05/06 à 04/07 informando sobre a pendência no pagamento do seguro.

Conforme e-mails encaminhados em 08/06 e 20/06, informamos sobre a pendência e que era possível mudar a forma de pagamento pelo app.

Verificamos que em seu caso, como não havia limite suficiente disponível em seu cartão de crédito, o pagamento do seguro ficou pendente.

Porém, nesses casos, o cliente tem a opção de alterar a forma de pagamento para a conta corrente do Nubank, assim, a cobrança é efetuada automaticamente contanto que o cliente tenha o valor referente ao pagamento mensal do seguro de vida disponível em conta.

Reforçamos ainda em e-mail do dia 28/06 de que eram os últimos dias para manter o seguro ativo.

Como não houve o pagamento, o seu seguro foi automaticamente cancelado em 04/07.

O cancelamento do seguro de vida é irreversível, nesse caso, não temos como reativá-lo, tudo bem?

Porém, você tem a opção de fazer uma nova contratação pelo app sempre que quiser!

Mas nós não conseguimos garantir que os valores e as condições contratuais de seu seguro atual serão mantidas na nova contratação, além disso, será necessário passar novamente pelo período de carência para [Editado pelo Reclame Aqui] natural (******* dias), ok?

Para ter acesso ao seu histórico de pagamentos através do app:

Acessar a tela de seguro no app e clicar em histórico de pagamentos; será possível verificar que a data em que ocorreu o último pagamento foi em 16/05/*******.

As condições contratuais deste produto protocolizadas pela Seguradora junto à SUSEP poderão ser consultadas no endereço eletrônico https://*******, de acordo com o número de processo constante na apólice, proposta, certificado individual.

Se tiver ficado com alguma dúvida em relação a nossa resposta, é só nos responder por aqui mesmo ou escrever um e-mail para o *******

Desde já agradecemos a manifestação e compreensão!

Abraços,

Equipe Nubank

Réplica do consumidor

05/07/2023 às 15:07

Boa tarde! Em consulta realizada agora a pouco dos Termos e Condições do seguro, verifiquei que em momento algum existe no dito documento, em sua cláusula 6, a expressão de cancelamento automático em caso de inadimplência. Todavia, junto ao certificado já anexado nesta reclamação há um item que menciona da possibilidade de cancelamento, com o seguinte teor: Cancelamento por atraso: o seguro pode ser cancelado caso o pagamento mensal não seja feito na data de vencimento. Ou seja, passa um entendimento subjetivo acerca das penalidades sobre a inadimplência, já que, em seu documento oficial não é clara a possibilidade nem tampouco o prazo para se efetuar o encerramento da apólice pela falta de pagamento. Outra questão é que, recebo diversos e-mails ao longo do dia, sendo em sua maioria spams e não tenho tempo para procurar e-mails específico da Nubank, já que a mesma também me envia diversos e-mails com informativos e venda de seus produtos. Como havia mencionado anteriormente a comunicação da Nubank é defasada já que suas comunicações com os clientes são realizadas exclusivamente com um sistema automatizado que entendo ser mais prático e reduz custos, porém essas comunicações mais urgentes deveriam ser realizados por pessoal qualificado através de contato por telefone ou até mesmo whatsapp. Sendo assim, permaneço com a minha postura de não aceitar o retorno de vocês, eu não vou ser prejudicado e contratar um novo seguro para aguardar mais uma carência de 6 meses, e ainda que eu contrate um novo seguro, jamais seria com a Nubank, já que pra vocês a comodidade de efetuar o cancelamento unilateral do seguro sem ressarcimento ao cliente, foi uma conduta [Editado pelo Reclame Aqui] e desrespeitosa. Para evitar um ajuizamento de ação a minha única proposta seria a devolução do valor pago com suas devidas correções. Fico no aguardo do seu retorno para tomar as medidas necessárias.

Réplica da empresa

05/07/2023 às 15:48

Olá Eduardo!

Entendemos que imprevistos podem acontecer.

Em resposta a sua manifestação, sobre o cancelamento por inadimplência, destaco abaixo as informações constantes em nosso termos e condições, item 6 Cancelamento do Seguro:

_e) por falta de pagamento das mensalidades (prêmios) por um período superior a 30 (trinta) dias, respeitando a vigência correspondente ao pagamento mensal (prêmio) efetivado. _
_Antes do final deste período, o Titular será notificado que o não pagamento mensal (prêmio) do seguro acarretará o cancelamento do seguro, não sendo mais permitida a reabilitação das garantias;[...]._

Notificações foram encaminhadas tanto via e-mail quanto via app (push), durante o todo o período em que o pagamento mensal estava em aberto.

Como o pagamento não foi reconhecido nesse período, a apólice foi cancelada automaticamente. Neste momento, não conseguimos reverter a situação.

Desta forma, lamentamos pela situação, mas realmente não conseguimos indenizar o valor pago de forma integral no seguro que foi contratado, nosso Seguro de Vida não realiza estorno de todos os pagamentos já realizados, esses pagamentos garantiram que caso você precisasse o seguro estava ativo e válido para que você realizasse o acionamento das coberturas.

Funciona basicamente como a assinatura de um produto, mesmo que você não o use, ele estava disponível e ativo para ser usado, isso garantido pelo seu pagamento mensal.

Se tiver ficado com alguma dúvida em relação a nossa resposta, é só nos responder por aqui mesmo ou escrever um e-mail para o *******

Desde já agradecemos a manifestação e compreensão!

Abraços,

Equipe Nubank

Consideração final do consumidor

03/08/2023 às 18:22

O interesse dessas empresas é apenas enquanto o consumidor quita em dia, pois se houver qualquer atraso, o mínimo que for eles cancelam de forma unilateral o seu contrato e você perde todo valor já pago durante a vigência do seguro de vida.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

1