[Editado pelo Reclame Aqui] via Pix e Falha no Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

17/12/2025 às 10:29

ID: 235072525

meu nome e ***** cpf *****, fui vitima de um [Editado pelo Reclame Aqui], um [Editado pelo Reclame Aqui] via pix, clonaram a conta da minha amiga e mandaram mensagem pelo contato dela e pediram dinheiro e eu mandei o pix no valor de 629,00 e o Banco Inter recebedor do pix nao quer continuar com o rastreamento das contas e com o procedimentos do MED, eu mandei o pix pelo Nubank, os dois bancos desistiram com 3 dias, um absurdo isso, bancos recebem seguro e subsidio pra [Editado pelo Reclame Aqui] e a gente fica no prejuizo, outro [Editado pelo Reclame Aqui]

Compartilhe

Resposta da empresa

18/12/2025 às 17:14

Olá, *****.

Somos o time especialista do Reclame Aqui do Nubank e recebemos sua manifestação informando que sofreu um [Editado pelo Reclame Aqui], correto? Estamos aqui para te ajudar.

Após a confirmação de uma transação no aplicativo, não é possível cancelá-la, pois o envio é feito em tempo real. No entanto, ao informar a nossa central sobre o [Editado pelo Reclame Aqui], iniciamos automaticamente o processo do MED (Mecanismo Especial de Devolução), regulamentado pelo Banco Central, para tentar recuperar os valores enviados e denunciar a conta recebida.

Há um prazo total de até 7 dias corridos, a partir dos dados do seu relatório, para que o banco recebedor nos envie um retorno final + 4 dias corridos para o reembolso, caso a conta recebedora possua saldo para devolução.

Com isso, recebemos o retorno da instituição recebedora no dia: 15/12/2025 informando que não há compromissos de transações indevidas ou ilícitas na conta e, portanto, não podem ser obrigações com a devolução do valor para a conta de origem. Deste modo, afirmamos que a devolução depende da análise do time de segurança do outro banco e do saldo disponível na conta do recebedor, e não do Nubank.

Vale lembrar que o MED é prorrogado de maneira automática e obrigatória, em conformidade com a regulamentação bancária vigente, e as confirmações de [Editado pelo Reclame Aqui] ou ilegalidade de uma transação dependente da instituição que recebeu os valores. Todas as etapas de verificação e recuperação de valores foram seguidas corretamente por nossa equipe.

Atenciosamente,



***** ***** Nubank

Réplica do consumidor

18/12/2025 às 22:18

Ocorre que tanto vcs quanto o outro banco nao demonstraram o menor interesse em resolver a questão. Houve um [Editado pelo Reclame Aqui], um [Editado pelo Reclame Aqui] e eu vejo dois bancos de braços cruzados diante de um [Editado pelo Reclame Aqui] sem tomar nenhuma atitude e o Banco central tambem assistindo o exito do [Editado pelo Reclame Aqui], lamentavel, so no Brasil que acontece isso, fosse em outro pais aonde a lei se cumpre ja teriam encontrado o paradeiro do dinheiro

Réplica da empresa

19/12/2025 às 08:09

Olá, *****.

Compreendemos a delicadeza da situação e lamentamos o ocorrido.

Garantimos que todas as nossas ações são conduzidas e auditadas de acordo com as normas e regulamentações determinadas pelo Banco Central do Brasil.

Isso nos permite garantir que cada cliente receba um posicionamento que respeite seus direitos.Reiteramos que todas as medidas cabíveis e permissões foram tomadas em relação ao seu caso antes de sua conclusão.

Se você tiver qualquer dúvida ou precisar de mais informações, estamos totalmente à disposição.

Abraços,

***** *****.

Réplica do consumidor

19/12/2025 às 10:32

Não adianta seus argumentos compreensivos, eles não irao trazer meu dinheiro de volta
Vcs podem denunciar ao Banco Central a falta de procedimentos do banco recebedor do pix [Editado pelo Reclame Aqui],
Dessa forma vcs estariam ajudando o cliente de vcs que sou eu e por outro lado mostraria seu esforço em me ajudar
Fora isso tudo não passa de argumentação vazia

Réplica do consumidor

25/12/2025 às 00:57

O Banco Inter esta dando guarida pra [Editado pelo Reclame Aqui]. Mesmo depois de comprovado o [Editado pelo Reclame Aqui] via pix, os [Editado pelo Reclame Aqui] clonaram a conta de whatsapp da minha colega e mesmo assim eles preferem proteger os [Editado pelo Reclame Aqui] e nao seguem o regulamento do Bando central o MED; Eles nao querem rastrear a conta dos [Editado pelo Reclame Aqui] dos [Editado pelo Reclame Aqui] mesmo eu tendo provado pra eles que fui vitima de uma [Editado pelo Reclame Aqui] de um [Editado pelo Reclame Aqui] de um engodo eles preferem dar guarida pra [Editado pelo Reclame Aqui]
O Inter nÃo à um banco confiÃvel. Esta em primeiro lugar na lista de reclamaÃoes do Banco Central justamente por nÃo resolverem esse tipo de [Editado pelo Reclame Aqui]
Eles preferem dar guarida a [Editado pelo Reclame Aqui] preferem proteger [Editado pelo Reclame Aqui] do que resolver o problema dos cidadaos de bem. Banco que da guarida a [Editado pelo Reclame Aqui] comete [Editado pelo Reclame Aqui] que nem [Editado pelo Reclame Aqui] Banco que protege [Editado pelo Reclame Aqui] Ã solidario ao [Editado pelo Reclame Aqui] e tambem comete [Editado pelo Reclame Aqui] contra o cidadao de boa fe
Nao confiem nesse Inter pois [e um banco que protege [Editado pelo Reclame Aqui]
E eu estou muito decepcionada com o NUBANK QUE TAMBEM ESTA DE BRAÇOS CRUZADOS, ESTA PROTEGENDO [Editado pelo Reclame Aqui] TAMBEM?

Réplica do consumidor

05/03/2026 às 18:44

Nubank nao protege seus correntistas
juntamente com o banco inter protege [Editado pelo Reclame Aqui] e [Editado pelo Reclame Aqui]