Fui Enganado pela ONYOU - 2

Não resolvido
Juazeiro - BA
24/09/2018 às 23:27
ID: 38707719
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesNo fim da tarde do dia 12/09/******* me ligaram informando de uma visita a realizar pela OnYou. A visita seria para o dia 13/09, 24 horas depois do contato. Mas como eu estava trabalhando (viajando) e só chegaria no sábado dia 15, acordamos para realizar no no inicio da semana, Me enviaram um treinamento com 48 PROCEDIMENTOS para seguir, sendo eles:
1- Ir ao setor e conferir algum produto;
2- Esperar 3 minutos cronometrados;
3- Após isso, chamar alguém;
4- Observar o nome do vendedor solicitado;
5- Fazer perguntas sobre o produto;
6- Perguntar sobre a diferença de preço no site;
7- Atentar se ele não denigre o site;
8- Lembrar de, se o vendedor oferecer a experiência, de não negar;
9- Depois que o vendedor responder aos questionamentos, lembrar de dizer a frase: "Hoje eu não vou querer levar esse produto, quero comprar outra coisa.
10- Observar se o vendedor: a) Vai insistir na venda desse produto, entregando o seu cartão; b) Se irá desistir facilmente da venda; c) Se irá me acompanhar até outro setor.
Neste ínterim, deve-se verificar se:
11- a) A entrada da loja estava limpa; b) A sinalização era clara;c)A vitrine estava limpa;d) A iluminação era adequada; e) A temperatura da loja estava agradável;f) O toilette estava limpo e em boas condições de uso; (se for loja de rua)
Voltando aos procedimentos (agora no setor de compras):
12- Ir ao setor e conferir algum produto;
13- Esperar 3 minutos cronometrados;
14- Após isso, chamar alguém;
15- Observar o nome do vendedor solicitado;
16- Fazer perguntas sobre o produto;
17- Perguntar sobre a diferença de preço no site;
18- Atentar se ele não denigre o site;
19- Solicitar um copo de água e verificar se o(a) vendedor(a) o servirá ou o direcionará até o bebedouro.
20- Observar se a música ambiente atrapalhará a comunicação com o funcionário no momento da avaliação.
21- Observar se os vendedores estão com uniforme completo;
22- Observar se os cartazes estão com as informações da mesma forma, com os detalhes das imagens que enviam no treinamento;
23- Avaliar se o(a) vendedor(a):a) Será simpático(a) e atencioso(a) e se colocará à disposição; b) Dará explicações sobre o produto de forma fácil de compreender, sem ser excessivamente técnico nas suas explicações; c) Oferecerá proativamente o crediário como forma de pagamento; d) Demonstrará bom conhecimento sobre os produtos;
24- Caso não haja o produto escolhido, pedir ao vendedor, uma sugestão de um produto que tenha a mesma tecnologia e faixa de preço;
e) Verificar se ele oferecerá algum outro produto para tentar uma venda adicional, informando as características; (Nesse caso, deve-se lembrar de apenas observar NÃO deverá comprar o produto adicional, caso seja oferecido).
f) Verificar se ele fornecerá informações sobre o Pós-venda;
g)Verificar se ele irá ser persistente em fechar a venda;
E agora, na hora da compra, vem mais dezenas de detalhes:
25- Durante a visita, você deverá ficar atento se a garantia estendida/seguro será ofertado por algum funcionário.
26- Caso o vendedor ofereça a garantia estendida/seguro, você deverá OBRIGATORIAMENTE aceitar esse serviço.
27- Você deverá obrigatoriamente questionar se, em caso de desistência após a compra, você poderá cancelar o serviço;
28- Você deverá obrigatoriamente questionar sobre desconto na antecipação/quitação de parcelas e atentar se foi informado o valor;
29- Se foi oferecido desconto no valor do produto, caso adquirisse o seguro/garantia.
30- Se foi solicitada a assinatura do termo e certificado, conferindo de acordo com o RG.
31- Observar se o vendedor explicará proativamente sobre acionamento e benefícios do seguro/garantia estendida.
32- Caso ofuncionário não mencione, você NÃO deverá perguntar;
33- Deve-se fazer um questionamento sobre seguro/garantia estendida;
34- NÃO pode questionar quais são os benefícios e as formas de acionamento;
34- Caso a garantia estendida/seguro não seja ofertado, você deverá OBRIGATORIAMENTE solicitar.
35- A compra deverá ser no carnê, sendo no cartão apenas se for reprovado o crédito;
36- Caso você realize a compra com carnê e a garantia não seja oferecida pelo vendedor, você deverá aguardar até o momento de assinatura dos documentos referentes a contratação do crediário para verificar se algum funcionário ofertará. Caso não seja ofertado, você deverá obrigatoriamente solicitar.
37- Você deverá respeitar o momento certo para solicitar, pois os funcionários precisam ofertar proativamente até antes da finalização;
38- Após solicitar, assinar normalmente a documentação e observar se serão entregues suas vias.
39- Se ao solicitar a garantia/seguro, o funcionário informar que o serviço já estava incluso, você irá aceitar;
40- Deverá TENTAR evitar a assinatura do termo e certificado de garantia estendida.
41- Caso o vendedor não entregue, você NÃO deverá questionar.
42- Caso o vendedor entregue o documento para que você assine, você deverá OBRIGATORIAMENTE questionar o porquê de precisar assinar, já que o serviço havia sido incluído automaticamente no valor da compra;
43- Somente se o funcionário insistir na assinatura, você deverá assinar o documento;
44- Você deverá tentar evitar a assinatura apenas se ao solicitar o serviço de seguro/garantia estendida, o funcionário informar que já estava incluso.
45- Caso a compra seja no carnê você deverá solicitar obrigatoriamente o contrato de financiamento!
46- Observar se o Contrato de venda financiada, Ficha para aprovação de crédito e Planilha de demonstração de custo efetivo total serão entregues
47- Cronometrar todos os tempos de espera e de atendimento nos setores, sem arredondamento;
48- Gravar todo o procedimento;
Os dois últimos não conto porque não precisariam estar dentro do processo na hora, mas poderiam ser feitos depois:
49- Tirar foto da fachada da loja
50- Tirar foto nítida de todos os documentos;
Sabe qual o porquê de eu detalhar tudo isso? Porque são quase 50 procedimentos sem que você possa conferir, visto que não podem saber que estão sendo analisados, óbvio.
O mais óbvio é que quase 50 procedimentos são passados para um analisador que o fará sem tempo hábil para tal, visto que o tempo entre o recebimento da missão e a missão em si é extremamente apertado.
Eu fui à loja e comprei um produto que eu receberia como pagamento pela análise. Os problemas:
1- Na ligação fui informado que não poderia ser no cartão, a não ser que o carnê fosse reprovado (o que não foi meu caso);
2- Disseram que eu deveria não apenas comprar no carnê, mas contratar um seguro;
3- Uma compra no carnê com seguro resulta em um acréscimo de mais de *******% no valor final; https://**************&epar=bp_pl_00_go_ed_todas_geral_gmv&gclid=Cj0KCQjwlqLdBRCKARIsAPxTGaVzNRfuTgkr5qbm_aB3uNVg5uP7v-qBffsir27suq5Hh8sTMXKNTOEaAvrAEALw_wcB o produto custa R$ *******,99. Mas a compra que fui obrigado a comprar saiu por 6x138,45 = R$ *******,70. Mais de *******% do produto.
4- a) Eu não preciso de um micro-ondas, o que tenho em casa é muito bom. b) tanto que o aparelho que recebi (que agora sei que comprei) dei de presente para uma parente.
Oras, e porque aceitei a análise da loja? Aceitei porque não achei que eu teria risco tão evidente de perder o valor e para criar um relacionamento com a OnYou para participar de outras avaliações que visse serem interessantes, já que não é algo que se é pago por isso, e sim se recebe benefícios.
No dia que fiz a avaliação 19/09/*******, entrei em contato com a ONYOU, informando que tinha feito a avaliação. No dia seguinte, entrou em contato comigo o sr. LEO que me informou de forma fria e aparentemente calculada que a minha avaliação na teria passado pelo setor responsável por aprovar essas avaliações, e que aminha não tinha sido validada. Argumentei posteriormente (dia 24/09/*******) com a Vanessa (contato que o LEO me passou), que não concordava que eu teria feito tudo como combinado. Mas não teve jeito, deu no mesmo.
Voltei as Casas Bahia no dia 24/09/18, para tentar devolver o produto como arrependimento, mas fui informado pelo vendedor da loja que isso não era possível pois compra presencial e produto entregue na hora não era possível realizar esse tipo de devolução, nem mesmo a lei me garantia essa forma de devolução. Tentei quitar o produto então a vista pois na minha cabeça ficaria com o preço de avista R$ *******,00 mas também não foi possível segundo o vendedor esse tipo de compra após a assinatura do contrato no pode ser desfeita, em outras palavras a loja diz f...-se com o carnê.
Agora analisando todo o ocorrido, me sinto extremamente enganado, pois o que pareceu foi que me informaram dezenas de procedimentos a serem decorados em poucao tempo sabendo que seria impossível que eu não errasse algum (e posso ate errado ou deixar de fazer algum) para que tivessem a desculpa de não efetuar o ressarcimento. Eu fiz tudo, decorei nomes, dei detalhes, cronometrei tudo, respondi o questionário, enfim...
Me sinto enganado porque eu poderia ter usado meu cartão e pagaria menos juros (nunca comprei no carnê, pois sei as desvantagens disso), poderia até ter pago à vista e teria um preço mais ou menos justo para o produto que eu nem preciso. Porém, a OnYou me fez comprar algo de uma forma que parece desenhada para me enganar, pois a avaliação serve sim aos propósitos da empresa que contratou à OnYou, ou seja: a OnYou receberá o seu valor, eu não apenas não receberei, mas estou pagando caro pela avaliação.
Em resumo a única resposta que tive por whatsapp foi senhor, o senhor errou o procedimento. A minha resposta à OnYou é:
Vocês trabalham auxiliando empresas nas suas diversas formas de trabalhar com o cliente a fim de que, não atendendo às expectativas de Missão e Visão das empresas, as mesmas possam mudar seus procedimentos para atingir os padrões de qualidade estabelecidos. Revejam os seus procedimentos e façam o mesmo!
Só me resta tentar rever esse valor de forma judicial. No mais...
FUJAM DESTA EMPRESA!
farei a reclamação a loja Casas Bahia, também por não aceitar a devolução pois também me perdeu como cliente, poderiam aceitar.
Adaptei de outra reclamação de um cliente oculto também indignado com a onyou. Referencia: https://*******
Compartilhe
Resposta da empresa
25/09/2018 às 16:47
Olá, Ailton, boa noite!
Primeiramente gostaríamos de informar que entendemos os pontos mencionados.
É importante reforçar sempre que o trabalho de cliente oculto requer total sigilo, por isso, a exposição de informações em sites públicos deve ser sempre feita de forma cautelosa, tendo em vista contrato firmado ao se cadastrar no site da OnYou. A exposição de nome do cliente e/ou demais informações sobre a avaliação fere esse contrato firmado (2.4. Manter sigilo de sua condição de cliente oculto durante as avaliações e ao término destas, sob pena de aplicação das penalidades descritas na Cláusula 5).
Estamos há 11 anos no mercado e realizando há bastante tempo inúmeras avaliações iguais ou similares a essa. Trabalhamos com bastante seriedade e responsabilidade. Temos uma grande preocupação com a qualidade dos serviços prestados, prezando sempre pela qualidade e clareza das informações. Procuramos também aprimorar nossos serviços; por isso, críticas, sugestões e feedbacks são analisados individualmente e com muita atenção.
Em relação ao seu caso, gostaríamos de informar que a OnYou disponibiliza um treinamento detalhado, onde estão todas as informações que deverão ser avaliadas e todos os itens que são obrigatórios para validação da visita. Após o treinamento, o cliente oculto ainda passa por um processo de certificação, para que possamos verificar se está apto para realizar a visita, de acordo com o nosso critério de qualidade, prestando os esclarecimentos necessários em caso de dúvidas. Demos todo o suporte e nos colocamos à disposição para sanar dúvidas. É muito importante que o cliente oculto saiba exatamente o que precisa ser avaliado e quais são todos os itens obrigatórios, uma vez que contamos com essa avaliação, para trazer aos nossos clientes informações fidedignas, que passam por um detalhado processo de revisão.
Na avaliação em questão, algumas obrigatoriedades não foram cumpridas, detalhamos todas elas por e-mail e telefone também. Esses processos existem justamente para avaliar os pontos principais de processos e produtos, na loja onde esteve. Sem uma ou mais informações, o projeto não é finalizado e precisamos refazer a seleção, treinamento e avaliação com outro Cliente Oculto, para conseguir entregar o projeto conforme os objetivos. Isso impacta nos nossos esforços operacionais, investimento em seleção/ treinamento e, também no prazo interno de entrega. Gostaríamos de deixar claro que não é vantajoso para nenhuma parte invalidar uma avaliação.
Sobre a compra ser no carnê e com seguro, são outros aspectos necessários para a avaliação, por isso pedimos que o fizesse. Graças a essa modalidade de pagamento, é avaliado o setor necessário, que não seria avaliado numa compra com cartão. O crediário é o setor mais importante para a empresa avaliada, portanto o serviço foco a ser adquirido. Da mesma forma que uma avaliação num restaurante, teria como foco a experimentação do prato principal.
Pelo fato de não ter havido cumprimento de todas as perguntas obrigatórias, sua avaliação não está dentro do nosso padrão de qualidade e não poderá ser validada, sendo assim, não será possível efetuar o reembolso dos gastos dessa avaliação. De qualquer forma, como falamos ao telefone, encaminhei o detalhamento por e-mail de como podemos proceder nesse caso. Vou aguardar o seu retorno para que possamos lhe auxiliar o mais breve possível
Mais uma vez, agradecemos o feedback e nos colocamos à disposição em caso de dúvidas e/ou esclarecimentos adicionais.
Thais Lozano
Gerente de Operações
Réplica do consumidor
28/09/2018 às 13:29
Quero agradecer primeiro ao espaço RECLAME AQUI, e segundo a Thais Lozano da ONYOU, que conduziu a negociação de forma gentil e evitou um desgaste iminente entre eu, a empresa contratada e a ONYOU. Perdi todo o trabalho que tive na avaliação e perdi também, gastos de deslocamento e estacionamento do meu veiculo além do tempo é claro.
Mas nem chegaria perto do prejuízo que seria arcar com tudo (incluindo ter que ficar com um produto que eu não teria interesse).
Fizemos um acordo para que a ONYOU, me adiantasse o a metade do valor para quitar o produto e assim eu devolver diretamente a eles. e teria então o valor reembolsado, também editaria a o texto no RECLAMEAQUI, retirando o nome da empresa avaliada. Não foi o ideal mas foi o acordo. Claro que ainda entendo que sai prejudicado, mas não mais ajuizarei uma ação, pelo acordo que fizemos.
Réplica da empresa
22/10/2018 às 12:31
Oi, Ailton. Boa tarde!
Como combinado, efetuamos o pagamento de metade do valor do produto, contudo, ainda não o recebemos.
Conforme o acordo, você nos mandaria para que pagássemos o frete no momento da entrega, de forma que não teria que pagá-lo para realizar o envio, e os 50% restantes do valor seriam pagos, mediante o recebimento produto.
Dessa forma, aguardamos o envio do comprovante de envio e o recebimento do microondas, para concluirmos o que foi acordado.
Ficamos no aguardo e à disposição.
Atenciosamente,
Gabriela Ciotti
Coordenadora de Projetos
Consideração final do consumidor
17/01/2019 às 17:50
Contou enganação.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
5
Consideração final da empresa
17/01/2019 às 18:41
Oi, Ailton. boa noite!
Agradecemos a consideração final.
Apenas gostaríamos de deixar registrado que alinhamos que você enviaria o microondas para a OnYou e arcaríamos com os gastos com o transporte. Até o momento, não recebemos o produto, conforme fora combinado.
Tentei inúmeros contatos por telefone, e-mail e WhatsApp e nenhum dos contatos foi respondido.
Ressaltamos mais uma vez que nossa parte foi cumprida e tudo foi registrado por e-mail.
Ficamos no aguardo e à disposição.
Atenciosamente,
Thais Lozano