O que aconteceu
Minha reclamação não é sobre dificuldade para conseguir uma consulta. Minha filha está sem as terapias que já realizava regularmente.
Estou registrando esta reclamação como mãe da beneficiária, pois meu marido já havia realizado uma reclamação anteriormente, mas percebemos que o problema acabou sendo interpretado como uma dificuldade para conseguir uma nova consulta com a neurologista.
* Por isso, gostaria de deixar a situação mais clara.
A consulta não é o problema principal. A consulta é apenas uma tentativa de corrigir toda a situação que ocorreu com as guias das terapias.
Minha filha Beatriz tem 2 anos e 5 meses, está em investigação de TEA e já realizava regularmente pelo plano de saúde Fonoaudiologia ABA, Psicologia ABA, Terapia Ocupacional ABA e Fisioterapia Bobath.
No dia 24/08/2026, levamos nossa filha à neurologista para avaliar a necessidade de aumentar a quantidade das terapias, conforme a necessidade observada pela clínica onde ela já realiza os atendimentos. Também levamos um parecer da escola relatando sua evolução.
Após essa consulta, foi emitida uma nova guia com aumento das terapias. Porém, a guia apresentou problemas, pois constava o método Denver, enquanto minha filha já realizava os atendimentos pelo método ABA. E apenas 1 cid F83 ( atraso de desenvolvimento) faltando o cid 10 f84) tea.
Entramos em contato com o SAC da Paraná Clínicas para saber como deveríamos proceder. Fomos orientados a retornar ao local e conversar com a médica para que a guia fosse corrigida.
Seguimos a orientação recebida.
Meu marido compareceu ao local no sábado como orientado, explicou a situação da guia para as atendentes. Elas falaram que iriam conversar com a neuro para arrumar a guia. Mas que não tinham previsão e se ela iria verificar se tivesse tempo faria. Ele permaneceu esperando aproximadamente das 7h até 12h aguardando uma solução. Depois de muita insistência, foi feita uma nova guia manualmente. Porém, ela ainda apresentava problemas. A nova guia estava no modo ABBa, como precisavamos; Porem com as mesmas quantidades de terapias. O que não iria adiantar nada. Alem do mais não foi datada. Sendo assim retornar novamente ao local para solicitar outra correção.
Posteriormente, foi emitida uma nova guia com as terapias pelo método ABA/Bobath. Entretanto, nas novas solicitações passou a constar somente o CID F83, enquanto as guias anteriores da minha filha apresentavam também o CID F84.0.
Em **01/10/2026**, recebemos a negativa da Paraná Clínicas. Na própria negativa, a operadora informa que as terapias solicitadas pelos métodos ABA e Bobath não foram autorizadas em razão da indicação apresentada na guia, que constava como **CID F83**.
O resultado de toda essa situação é que **minha filha ficou sem as terapias que já realizava regularmente.**
Foi necessário marcar uma nova consulta com a neurologista para o dia **31/10/2026**, na tentativa de corrigir novamente a documentação.
Mas é justamente aqui que quero deixar claro:
Minha reclamação NÃO é sobre não conseguir uma consulta.
A consulta já está marcada.
Minha reclamação é porque minha filha está sem terapia enquanto aguardamos essa consulta.
Ela tinha uma rotina semanal de atendimentos e, desde que as guias deixaram de ser autorizadas, está sem receber as terapias. Já percebemos mudanças no comportamento e sinais de desregulação com a interrupção dos atendimentos. e ainda recebemos a mensagem que ria perder a agenda porue as guias não estão autorizadas.
Estamos falando de uma criança de apenas 2 anos, que já estava em acompanhamento e que não deveria ter seu tratamento interrompido por uma sequência de problemas relacionados às guias e à autorização.
Como mãe, é muito angustiante ver minha filha ficar sem um atendimento que ela já realizava e que fazia parte da rotina dela, enquanto precisamos ficar indo atrás de novas guias, novas consultas e novas autorizações.
Também considero importante registrar que seguimos as orientações fornecidas pelo próprio SAC para tentar solucionar o problema. Meu marido precisou comparecer ao local, permanecer horas aguardando e retornar novamente para tentar corrigir as guias.
Não estamos tentando iniciar um tratamento novo. **Estamos tentando garantir a continuidade de um tratamento que minha filha já realizava.**
Por isso, solicito que a Paraná Clínicas analise o caso como um todo e não apenas a questão da consulta.
Gostaria de uma solução para que minha filha **não permaneça sem as terapias até o dia 31/10**, além de uma orientação clara para que, após a correção da documentação, não ocorra uma nova negativa por problemas relacionados às guias.
Peço uma solução efetiva e urgente para a retomada das terapias da minha filha.
estou fazendo essa reclamação pq isso é muito desgastante. E ainda estou com receio de como vai ser esse atendimento da proxima consulta, se for preciso.
Como mãe, o que estou buscando é simplesmente que ela possa continuar o tratamento que já fazia regularmente e que não seja prejudicada por problemas administrativos e de documentação. Ja foi feita uma reclamção no reclame aqui e quero a soluçã odo problema, não apenas mensagem que vão resolver e até agora nada!! estou tentando resolver da melhor forma possivel por aqui mesmo. Caso contrario vou ter que procurar outros meios para a resoluçã odo problema!!!
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Paraná Clínicas respondeu
08/10/2026 às 10:59
Olá, Luana, bom dia!
Aqui é a Renata da equipe de atendimento ao site Reclame Aqui.
Agradecemos pelo seu contato e compreendemos a sua preocupação quanto ao acompanhamento e à continuidade do tratamento da sua filha, Beatriz.
Acolhemos a sua manifestação e prestamos os devidos esclarecimentos sobre os critérios regulatórios.
A nova solicitação de setembro/2026 foi analisada e houve negativa da terapia, pois para as terapias solicitadas, técnicas/métodos específicos como ABA e Bobath somente possuem cobertura obrigatória quando de acordo com as premissas estabelecidas pelo parágrafo 4 do art. 6 da RN n. 465/2021, como segue:
4 Para a cobertura dos procedimentos que envolvam o tratamento/manejo dos beneficiários portadores de transtornos globais do desenvolvimento, incluindo o transtorno do espectro autista, a operadora deverá oferecer atendimento por prestador apto a executar o método ou técnica indicados pelo médico assistente para tratar a doença ou agravo do paciente. (Incluído pela RN n 539, 23/06/2022)
Considerando que as terapias FONOAUDIOLOGIA MÉTODO ABA, PSICOLOGIA MÉTODO ABA, TERAPIA OCUPACIONAL MÉTODO ABA e FISIOTERAPIA MÉTODO BOBATH foram solicitadas com a indicação clínica: "F83 - atraso de neurodesenvolvimento", não houve autorização ficando impossibilitado seu custeio, uma vez que a citada justificativa não vem de encontro às premissas estabelecidas na RN n. 465/2021.
Informamos que na solicitação apresentada de fevereiro/2026, a justificativa médica era: "Transtorno do espectro do autismo CID 10 F84.O em
investigação, atraso global do DNPM CID 10 F83.O".
Dessa forma, o autismo estava em investigação e na nova solicitação com as informações atualizadas, a indicação é apenas para: "F83 - Transtornos Específicos Mistos do Desenvolvimento", portanto, as terapias não foram autorizadas conforme informações acima descritas.
Agradecemos muito pela sua atenção! Caso precise de algo mais ou tenha qualquer dúvida sobre este assunto, estamos à disposição. Lembre-se de informar o número de protocolo ***** para agilizarmos a sua solicitação.
Aproveitamos a oportunidade para informar os demais canais de atendimento:
Agendamento de Consultas e Exames nas Unidades Próprias:
(41) 3340-3030 - Atendimento de segunda a sexta, das 06h00 às 24h00, e aos sábados, das 06h00 às 12h00.
Central de Relacionamento para Solicitações, sugestões e elogios:
(41) 4020-5175
SAC - Reclamações, Cancelamentos de planos e contestações institucionais:
0800 025 5175
Ouvidoria: 0800 725 3374 2 à 6 das 08h30 às 17h30 Exceto feriados.
Atenciosamente,
Renata L - Equipe Mídias Sociais
Paraná Clínicas
Consumidor respondeu
08/10/2026 às 21:34
Olá, Renata.
Agradeço o retorno, mas a resposta apresentada ainda não resolve a situação que estou reclamando.
Eu entendi que a negativa ocorreu porque a última solicitação constou somente com CID F83. Porém, o que estou tentando explicar é que essas guias fizeram parte de uma sequência de tentativas de correção da solicitação. Quase todas foram feitas no mesmo período, após a consulta de 24/08, justamente porque a primeira guia apresentou problemas.
Meu marido inclusive compareceu ao local, conforme orientação recebida pelo próprio SAC, para tentar corrigir a guia. Foram feitas novas guias, mas continuaram existindo problemas na documentação.
Portanto, não se trata simplesmente de uma nova solicitação de tratamento. Minha filha já realizava regularmente as terapias e ficou sem os atendimentos durante esse processo de correção das guias.
A própria resposta de vocês confirma que a diferença entre os CIDs foi determinante para a negativa. Porém, até o momento, não foi apresentada nenhuma solução para que minha filha retome as terapias enquanto aguardamos a consulta de 31/10.
É justamente isso que estou solicitando.
Não estou questionando apenas o motivo da negativa. Estou questionando o que a Paraná Clínicas fará para resolver a situação e evitar que minha filha continue sem terapia.
A consulta do dia 31/10 já está marcada. Porém, não considero razoável simplesmente aguardar até essa data enquanto minha filha permanece sem os atendimentos que já fazia regularmente.
ambém preciso de uma orientação clara sobre como proceder para que, após a próxima consulta, a nova solicitação não seja novamente recusada por problemas relacionados à documentação ou ao preenchimento da guia.
Por isso, peço que a Paraná Clínicas reveja o caso considerando toda a sequência das guias e das tentativas de correção, e não somente a última solicitação isoladamente.
Meu objetivo continua sendo resolver a situação administrativamente e garantir que minha filha possa retomar as terapias o quanto antes.
Aguardo uma solução concreta, e não apenas a explicação sobre o motivo da negativa.