Cobrança Abusiva e Constrangedora de Refinanciamento Não Autorizado de Veículo pelo Banco PAN S/A

Não respondida
Maraú - BA
03/06/2026 às 17:12
ID: 250472469
Venho registrar reclamação contra o Banco PAN S/A, responsável pelo contrato de financiamento veicular n *****, referente ao veículo Captur 4P Completo Life 1.6 16V SCe CVT Xtronic, placa *****.
A cobrança vem sendo feita por assessoria de cobrança ligada ao banco, com mensagens contraditórias e informações que me causaram insegurança e constrangimento.
Em determinado momento, fui informado de que já existiria um refinanciamento formalizado em *****, embora eu não reconheça, não tenha autorizado e não tenha assinado qualquer refinanciamento.
Depois, a própria cobrança passou a afirmar que não existe refinanciamento agora, o que demonstra contradição nas informações prestadas.
Mesmo assim, houve tentativa de me impor cobrança de suposta quebra de acordo e de me pressionar a aceitar nova renegociação sobre algo que eu não contratei.
Também recebi mensagens com forte pressão psicológica, inclusive com [Editado pelo Reclame Aqui] de que poderia sair oficial de justiça a qualquer momento para busca e apreensão do veículo, o que considero cobrança abusiva e constrangedora.
Ao mesmo tempo, pelos canais oficiais de negociação, encontrei no Serasa opção de pagar as parcelas atrasadas do contrato original de forma individual, o que indica que a negociação efetiva em aberto era das parcelas vencidas, e não de refinanciamento regularmente contratado por mim.
Diante disso, solicito a apuração da conduta do Banco PAN e de sua assessoria de cobrança, com confirmação formal de que não existe refinanciamento não autorizado em meu nome e de que não haverá cobrança de multa, quebra de acordo ou qualquer encargo ligado a contrato que eu não assinei.
Solicito ainda o envio do saldo correto apenas das parcelas originais em atraso, por canal oficial, bem como a interrupção de cobranças com [Editado pelo Reclame Aqui], coação, constrangimento ou exposição ao ridículo, práticas vedadas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Anexo prints das conversas, telas do contrato, telas do Serasa e registros de áudio para comprovação dos fatos narrados