PS3 Slim - Atualização 4.91- Drive Blu-ray Inoperante

PlayStation Brasil Oficial
Niterói - RJ
05/03/2024 às 11:41

Prezados,

Informo que possuo um Playstation 3 Slim, modelo 2101-A, com 120GB de armazenamento, sem qualquer modificação de hardware ou software, que até a atualização 4.90, funcionava perfeitamente para jogar jogos por mídia física e digital, além de assistir filmes pelas mídias físicas (DVD e Blu-ray).
Contudo, após a última atualização oficial liberada pela empresa no final do mês de fevereiro de 2024, de número 4.91, o meu console parou de identificar e ler qualquer disco físico (DVD e Blu-ray), imediatamente após a atualização, que segundo demonstrado no próprio site da empresa, foca especificamente na atualização de parâmetros do drive de leitor de Blu-ray, conforme se verifica a seguir:

"Atualização 4.91 do software do sistema do PS3
Uma atualização do software do sistema do PS3 foi lançada em 27/02/2024.

Para baixar a atualização, você precisa de pelo menos 200 MB de espaço livre na unidade de disco rígido do PS3 (atualização do sistema) ou na mídia de armazenamento removível (atualização do PC).

Atualize sempre o seu sistema PS5 com a versão mais recente do software do sistema. Ao atualizar, você pode curtir recursos adicionais, melhorar o uso e aprimorar a segurança.

Observe que, para reproduzir discos Blu-ray, seu sistema PS3 precisa de uma nova chave de encriptação do Blu-ray player. Atualize o software do sistema do seu PS3 para a versão mais recente para renovar a chave de criptografia do Blu-ray player."

fonte: https://*******

Desta maneira, entro em contato com a empresa, visando obter esclarecimentos quanto ao problema e a devida solução, visando reestabelecer o funcionamento do meu console, que conforme informado, estava funcionando perfeitamente antes da atualização, caso contrário, estarei tomando as medidas administrativas e judicias cabíveis ao caso, visando resguardar os meus direitos como consumidor.

07/03/2024 às 08:50

Olá, Carlos

Agradeço por entrar em contato com o suporte PlayStation por aqui. Meu nome é Andrea e estou responsável pelo atendimento do seu caso. É um prazer falar com você!

De acordo com a situação apresentada na sua requisição oriento que entre em contato, através do telefone abaixo, com a nossa Central de Atendimento para podermos solucionar com maior qualidade e rapidez a sua solicitação.

São Paulo Capital e Regiões Metropolitanas 011 3351-7090
Outras Regiões 0800 724 8310
Seg. a sex. das 10h às 20h (Horário de Brasília)

Peço gentilmente que aguarde o tempo indicado para ser atendido. Caso ocorra algum problema como queda de conexão, ou perda de lugar na fila, por favor tentar novamente.

A Sony PlayStation Brasil lamenta qualquer transtorno ocorrido e reforça seu compromisso com a satisfação de seus clientes. Buscamos oferecer produtos com alta tecnologia e qualidade, além de serviços e atendimento que atendam às necessidades de seus consumidores é nossa prioridade.

Andrea – Equipe de Relacionamento PlayStation
Sony Interactive Entertainment Brasil

São Paulo (Capital e Regiões Metropolitanas): (11) 3351-7090

Demais localidades: 0800 724 8310

- Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 20h (horário de Brasília)

Chat: https://suporte.playstation.com/LiveChatRequest?lang=pt_BR
- Atendimento: 2ª a domingo, das 12h às 22h (horário de Brasília)

07/03/2024 às 19:51

Olá Sra. Andrea,

Agradeço o rápido retorno e informo que entrei em contato com a Playstation no 06/03/2024, registrado sob o protocolo *******, onde me informaram a necessidade de realizar alguns testes e procedimentos por telefone e alguns por e-mail, como por exemplo restaurar o console para o modo de fábrica, reinstalar a versão 4.91 novamente por pendrive, acessar e fazer os procedimentos previstos e listados no menu do modo de segurança do console, além da sugestão de limpar todas as mídias que eu havia testado.
Todas as orientações e procedimentos instruídos pelos e-mails enviados pela Playstation foram executados e não obtive sucesso na solução do problema.
O mais intrigante é que ao questionar o consultor técnico por telefone se a empresa estava ciente do problema gerado pela atualização e se haviam outras reclamações iguais a minha , o mesmo confirmou tais fatos e que a Playstation estaria tentando resolver a questão internamente, visto ser um problema relativo a atualização (ligação gravada pela empresa).
No dia seguinte, 07/03/2024, retornei novo contato com o suporte da Playstation, registrado sob o protocolo *******, uma vez que os procedimentos indicados pela empresa não resolveram o problema, após longa espera para verificação do meu protocolo anterior, pediram informações a respeito do modelo do meu PS3 Slim, qual seja 2101A, e me informaram que o próximo passo seria o envio do console para a assistência técnica oficial da marca na cidade de São Paulo, contudo, para a minha surpresa, o meu modelo não seria elegível para tal procedimento, pois não seria um modelo brasileiro, apesar de tê-lo comprado há 14 anos atrás em uma loja na cidade do Rio de Janeiro.
Desta forma, a consultora técnica dessa ligação, informou que não poderia dar suporte ao problema no meu console, em função disso. Inconformado, questionei se havia versão de atualização do console direcionado a modelos de PS3 específicos, de acordo com a região de fabricação, seja ele brasileiro, americano, japonês etc, obviamente, não há! Pois como é sabido, a empresa lança versões únicas de atualizações, independente do modelo.
A Playstation no meu caso, está se eximindo quanto a sua responsabilidade no que concerne a sua prestação de serviços, uma vez que impôs a instalação de uma atualização de software em seus consoles, pois caso não o faça, não consegue jogar de forma online qualquer um dos seus títulos, o que limita a sua experiência de jogo, além da boa-fé que o usuário/consumidor tem em atualizar o seu console, uma vez que tais atualizações são oficias da marca, que sempre e sua descrição informar estar corrigindo erros e aperfeiçoando o desempenho, conforme o caso dessa atualização, que específica exatamente o driver de Blu-ray.
Desta maneira, faço o derradeiro contato junto a empresa, visando a solução do caso, estando o meu console disponível para envio a assistência técnica oficial e que se proceda a devida análise, para que assim, a empresa possa diagnosticar e solucionar o problema criado por ela, caso contrário, não me restará alternativa, além de procurar a tutela jurisdicional, visando assim resguardar os meus direitos como consumidor.

25/03/2024 às 13:38

A Playstation no meu caso se eximiu quanto a sua responsabilidade, uma vez que impôs a instalação de uma atualização de software no meu console, pois caso não o fizesse, não conseguiria jogar de forma online qualquer um dos seus títulos, o que limita a sua experiência de jogo, além da boa-fé que o usuário/consumidor tem em atualizar o seu console, uma vez que tais atualizações são oficias da marca, que sempre e sua descrição informa estar corrigindo erros e aperfeiçoando o desempenho, conforme o caso dessa atualização, que específica exatamente o driver de Blu-ray.
Cabe ressaltar que toda atualização oficial, quando disponível para atualizar pelo console, de forma online, o usuário é notificado pelo sistema para a sua aplicação, logo sendo compatível com o seu dispositivo, independente da região de fabricação do aparelho, visto que não há direcionamento de atualizações do sistema para consoles de regiões diferentes, sendo as atualizações globais.
Diante da ausência do suporte pela empresa e esgotadas as tratativas administrativas, não me resta outra alternativa além de procurar os meus direitos junto a esfera judicial.

Está com problemas com PlayStation Brasil Oficial?