O que aconteceu
Produto entregue de forma incompleta e atendimento inadequado do vendedor
Realizei, por meio da Shopee, a compra de um produto WD-40 anunciado pelo vendedor, pelo valor de R$ 63,95. Entretanto, após o recebimento, constatei que não foi entregue o produto adquirido em sua integralidade, mas apenas o bico/acessório, em desacordo com aquilo que foi anunciado e efetivamente adquirido.
Entrei em contato com o vendedor para solucionar a situação e fui informado de que eu não deveria ter aberto o produto.
Considero essa justificativa inadequada diante da situação apresentada. O fato de a embalagem ter sido aberta para conferência não altera o fato principal: o item recebido não corresponde integralmente ao produto adquirido/ofertado.
Esclareço ainda que, por questões de rotina e trabalho, não permaneço em casa para receber minhas encomendas. Utilizo outro endereço como local de entrega e, normalmente, terceiros recebem os produtos em meu nome. Além disso, realizo diversas compras pela internet, de modo que não tenho como previamente determinar qual embalagem poderá ou não ser aberta antes de verificar seu conteúdo.
Do ponto de vista consumerista, o Código de Defesa do Consumidor estabelece, em seu art. 30, que a informação ou publicidade suficientemente precisa vincula o fornecedor e integra o contrato. O art. 31 determina que a oferta e apresentação do produto devem conter informações corretas, claras, precisas e ostensivas, inclusive quanto à quantidade. Já os arts. 18 e 19 tratam da responsabilidade do fornecedor quando há vício ou disparidade relacionada às indicações constantes da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária.
Além disso, o art. 35 do CDC estabelece que, diante da recusa ao cumprimento da oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento da obrigação nos termos anunciados, aceitar produto equivalente ou rescindir a contratação com restituição dos valores pagos, conforme o caso.
Dessa forma, solicito uma solução efetiva para o problema, com a entrega do produto que foi efetivamente adquirido ou, caso isso não seja possível, a restituição integral do valor pago, sem prejuízo dos demais direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Registro esta reclamação também para deixar documentado o ocorrido e possibilitar que outros consumidores tenham conhecimento da experiência antes de realizar novas compras com este vendedor.
Até o momento, minha experiência com o vendedor foi insatisfatória, especialmente pela forma como a reclamação foi conduzida após eu informar que o produto recebido estava incompleto.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Rhino Auto Parts respondeu
25/09/2026 às 18:11
Olá, Kaio! Tudo bem?
Lamentamos pelo inconveniente e pela insatisfação com a sua compra.
Gostaríamos de esclarecer que, como a transação e a entrega foram realizadas por meio da plataforma, toda a logística de envio e devoluções são processadas diretamente pelo sistema deles.
Para resolver essa situação da forma mais rápida possível, orientamos que você solicite a devolução e o reembolso direto pelo aplicativo. O procedimento é simples: basta acessar os detalhes do seu pedido, selecionar a opção de solicitar reembolso/devolução e indicar o motivo. A plataforma disponibilizará uma etiqueta de devolução sem custo para você e fará o estorno integral do valor pago assim que o processo for iniciado.
Permanecemos à disposição caso precise de mais algum suporte durante o processo.
Atenciosamente,
Equipe Rhino Auto Parts
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?SimVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0Olá.Agradeço o retorno e as orientações quanto ao procedimento de devolução pela plataforma.Entretanto, gostaria de esclarecer que a questão apresentada na reclamação não é simplesmente relacionada à logística de entrega ou devolução. O problema é que o produto recebido não corresponde integralmente ao produto adquirido, tendo sido recebido apenas o bico/acessório, enquanto a compra realizada foi de um WD-40 pelo valor de R$ 63,95.Dessa forma, a orientação para solicitar a devolução e o reembolso pela Shopee não soluciona o ponto principal levantado na reclamação, apenas indica o procedimento operacional disponibilizado pela plataforma.Também registro que a justificativa apresentada anteriormente pelo vendedor, de que eu não deveria ter aberto o produto, não me parece adequada para afastar a responsabilidade pelo conteúdo efetivamente enviado. A abertura da embalagem foi justamente necessária para verificar o conteúdo recebido, especialmente porque as encomendas são recebidas por terceiros no endereço utilizado para minhas compras.Nos termos dos arts. 30, 31 e 35 do Código de Defesa do Consumidor, a oferta vincula o fornecedor e, em caso de descumprimento, o consumidor possui os direitos previstos na legislação.De todo modo, para evitar maiores transtornos, seguirei o procedimento de devolução e reembolso disponibilizado pela Shopee, desde que seja garantido o reembolso integral de R$ 63,95, sem qualquer ônus para mim.Fica, portanto, registrado que a reclamação decorreu do envio de produto em desacordo com o que foi adquirido, e não de mera insatisfação ou arrependimento da compra.
Resposta final da empresa
Há 8 dias
Olá, Kaio!
Agradecemos o seu retorno e compreendemos perfeitamente o seu ponto de vista.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência e respeitamos integralmente as disposições do Código de Defesa do Consumidor. Lamentamos sinceramente por qualquer falha de envio ou comunicação ocorrida na sua compra. Nosso objetivo principal é garantir que você não tenha nenhum prejuízo e receba o estorno integral no valor de R$ 63,95.
Acompanharemos a sua solicitação de devolução/reembolso junto à Shopee para assegurar que o processo seja concluído de forma ágil e sem qualquer custo para você.
Agradecemos o feedback, pois ele nos ajuda a aperfeiçoar nossos processos de embalagem e atendimento. Permanecemos à disposição para o que precisar.
Atenciosamente,
Equipe Rhino Auto Parts