Carros volvo S60 e outros modelos fabricados ******* a ******* não podem usar gasolina disponível no Brasil.

Não respondida
Maceió - AL
18/05/2022 às 09:36
ID: 143333143
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesComprei um VOLVO S60 em ******* na empresa ROTA ROTA PREMIUM VEICULOS LTDA CNPJ 00.*******.*******/*******42. Todas as revisões foram feitas na datas regulamentares na referida empresa. No mês de julho de ******* o veículo acendeu a luz da injeção, sem apresentar nenhum defeito além da referida luz. Levei o veículo para revisão de 30.******* KM e para verificação do motivo da luz está acesa. Na revisão foram substituídos os filtros, o óleo do motor ,conforme nota fiscal ******* de 17.07.*******, e fizeram o apagamento da luz da injeção sem realizar nenhum serviço no sistema de combustível ou motor. Fui aconselhado a usar gasolina comum a partir daquela data, o que fiz. No final de setembro e inicio de outubro de ******* O S60 APRESENTOU FALHA TOTAL E PAROU DE FUNCIONAR. Levei o carro para a ROTA PREMIUM que trocou Filtro de Gasolina, bicos injetores e o carro permaneceu com o problema sem solução. O carro continuou na Rota Premium por 5 meses, teve o motor aberto duas vezes e o problema persistia. Só me entregaram o carro em março de *******, cinco meses após da entrada para conserto. Pedi para não pagar o conserto porque tratava-se de vicio/defeito oculto, o que foi negado. Entrei com ação judicial número 0713512-19.*******.8.02.******* para recebimento do valor pago a Rota Premium. A Volvo e a Rota Premium contestaram e alegaram que não pagariam o conserto por eu ter utilizado gasolina aditivada. Usei gasolina aditivada deste a aquisição do carro, somente em julho de ******* acendeu a luz da injeção e por recomendação da Rota Premium passei a usar gasolina comum. Problema é que as gasolinas vendidas no Brasil não se enquadram na NORMA EN ******* de que trata o manual do instruções do VOLVO S60, pagina *******( Essa Norma é da Europa que recomenda a utilização de gasolina premium com no máximo 10% de álcool, octanagem de 95 a 98 RON e excepcionalmente o uso de gasolina comum e aditivada RON 91). HOJE O MANUAL DO Volvo S60 ******* só permite o uso de gasolina premium e as demais são vetadas, porem continua valendo a NORMA EN ******* da Europa citada acima. A gasolina premium recomendada pela Volvo também não atende o especificado na EN ******* por conter mais de 10% de álcool anidro, também a gasolina premium não está disponível na maioria dos municípios e postos do Brasil. Então os carros Volvos não poderiam ser vendidos no Brasil porque as gasolinas disponíveis não atendem a EN ******* ( a norma EN ******* é da Europa e diz: gasolinas só podem conter 10% de álcool e octanagem de 95 a 98 RON). Os manuais dos volvos S60 de ******* até *******, continuam referindo a EN ******* na recomendação do uso da gasolina.