Defeito de fabricação, descumprimento de prazo e falha no atendimento

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

01/08/2026 às 19:22

ID: 255399385

Reclamação Formal Descumprimento de prazo e falha na prestação de atendimento

Consumidora: *****
CPF: *****

A presente reclamação refere-se ao atendimento prestado pela loja Schutz em relação a uma bolsa adquirida em nome do meu marido, *****, CPF *****.

No dia 21/06/2026, entreguei a bolsa na loja para análise de um defeito claramente compatível com vício de fabricação. Na ocasião, fui informada de que o prazo para conclusão da análise seria de 30 dias.

O prazo expirou sem que eu recebesse qualquer contato da loja. Não fui informada sobre o andamento do processo, sobre eventual impossibilidade de análise ou sequer fui comunicada para retirar o produto. A loja simplesmente permaneceu com a minha bolsa por mais de um mês sem prestar qualquer satisfação.

Hoje, 01/08/2026, diante da ausência total de retorno, compareci pessoalmente à loja e fui surpreendida com a informação de que a análise sequer havia sido aberta, sob a alegação de que já haviam transcorrido 90 dias da compra.

Essa justificativa é absolutamente inaceitável. Se realmente existia qualquer impedimento para abertura da análise, a loja tinha o dever de me comunicar imediatamente, e não permanecer por mais de 40 dias com o meu produto sem qualquer providência e sem qualquer informação. A falta de organização interna da empresa não pode ser transferida ao consumidor.

Além disso, a bolsa possui 6 meses de uso e apresenta um defeito que evidencia vício de fabricação, situação que deve ser analisada à luz do Código de Defesa do Consumidor. Ainda que existisse qualquer discussão sobre prazos, isso jamais justificaria a omissão da loja, que recebeu o produto, informou um prazo de 30 dias e simplesmente não realizou o procedimento prometido nem comunicou o consumidor.

O atendimento recebido demonstra total descaso, desrespeito e falta de transparência, violando o dever de informação e a boa-fé que devem nortear a relação de consumo.

Diante do exposto, exijo uma solução imediata para o caso, com a devida análise e resolução do defeito apresentado. Caso não haja uma resposta efetiva, adotarei todas as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e, se necessário, ao Poder Judiciário, buscando a reparação dos prejuízos decorrentes da falha na prestação do serviço e do descumprimento das obrigações legais.

Compartilhe