Sicoob Sul Serrano faz cobranças de coparticipação de plano de saúde sem aviso prévio e dificulta o detalhamento.

Não respondida
Vitória - ES
16/07/2026 às 10:06
ID: 254060915
Fui colaboradora do Sicoob Sul Serrano e, após o encerramento do meu vínculo empregatício, passei por uma situação extremamente desagradável relacionada às cobranças de coparticipação do plano de saúde empresarial.
Os valores de coparticipação não foram descontados na minha rescisão, como seria esperado. Em vez disso, fui surpreendida com débitos diretamente em minha conta bancária nos meses de maio e julho, sem qualquer aviso prévio, comunicação ou detalhamento.
No mês de maio, minha conta não possuía saldo suficiente justamente porque eu desconhecia que essas cobranças passariam a ser debitadas diretamente em minha conta corrente após o desligamento da cooperativa. Em razão disso, houve a incidência de juros por adiantamento a depositante, os quais foram devidamente pagos, pois compreendo que eram devidos diante da ausência de saldo.
Entretanto, o problema não está na cobrança dos juros, mas na completa falta de comunicação. Em nenhum momento fui informada de que as coparticipações passariam a ser debitadas diretamente em minha conta corrente, tampouco fui avisada sobre as datas em que esses débitos ocorreriam. Diferentemente de um boleto ou de uma fatura, que permitem ao consumidor se programar para o pagamento, não houve qualquer aviso prévio, notificação pelo aplicativo, comunicação da agência ou orientação por parte do Recursos Humanos. Dessa forma, fui surpreendida por débitos automáticos dos quais sequer tinha conhecimento prévio.
Diante da recorrência da situação, em julho solicitei ao Sicoob e ao setor de Recursos Humanos a discriminação das cobranças, para entender exatamente a quais atendimentos e procedimentos aqueles valores se referiam e para evitar novas surpresas financeiras.
Para minha surpresa, fui informada de que o Sicoob e o RH não possuíam acesso a essas informações e que eu mesma deveria procurar a Unimed.
Entrei em contato com a Unimed por duas vezes e recebi exatamente a mesma orientação: por se tratar de um plano empresarial administrado pelo Sicoob, a Unimed não possui acesso para fornecer esse detalhamento diretamente ao ex-beneficiário. Fui orientada, em ambas as ocasiões, a solicitar que o próprio Sicoob entrasse em contato com o setor empresarial da Unimed para obter essas informações.
Retornei com essa orientação ao Sicoob. Ainda assim, recebi um e-mail do gerente da agência insistindo para que eu buscasse novamente a Central da Unimed, embora eu já tivesse feito isso e informado o retorno recebido. Além disso, sequer possuo mais o plano ativo ou o número da antiga carteirinha, o que torna essa exigência ainda mais descabida.
O que mais causa estranheza é que o Sicoob realiza os débitos diretamente em minha conta, mas afirma não ter acesso ao detalhamento das cobranças. Em determinado momento, foi inclusive alegada a LGPD como justificativa para não fornecer informações sobre débitos realizados contra a minha própria conta, interpretação que não faz sentido, uma vez que estou solicitando acesso aos meus próprios dados e às cobranças que me dizem respeito.
Meu objetivo nunca foi deixar de pagar qualquer valor devido. O que busco é transparência. Quero saber exatamente o que está sendo cobrado, conferir a origem dos valores, relembrar os atendimentos realizados e, principalmente, evitar novas cobranças inesperadas que impactem meu planejamento financeiro.