Não respondida

Renault nega substituição de veículo após falha em revisão e descumprimento do prazo legal de 30 dias.

SOMA FRANCE AUTOMOVEIS - ITAPEVA

cidade: Itapetininga

O que aconteceu

Renault nega o Art. 18 do CDC após motor fundir por falha na revisão e exceder 30 dias na concessionária

Venho demonstrar minha total indignação e a absoluta falta de respeito com o consumidor, por parte do atendimento prestado pela Renault do Brasil e por sua concessionária, referente ao protocolo *****.

Deixei meu veículo na concessionária autorizada para realizar a revisão periódica e, logo após o serviço, ocorreu um problema gravíssimo: o motor do carro fundiu, te decorrente de uma falha da própria concessionária durante a execução da revisão. Ocorre que o prazo legal de 30 (trinta) dias para que o conserto fosse concluído expirou, descumprindo abertamente a legislação.

O Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) é extremamente claro, objetivo e não deixa margem para dúvidas: ultrapassado o prazo de 30 dias sem a solução do vício, é direito garantido do consumidor exigir a substituição do produto por outro novo ou a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada.

Diante do descumprimento do prazo legal, solicitei o meu direito expresso em lei. Afinal, a troca ou retífica de um motor por erro de oficina gera uma desvalorização e depreciação do valor de mercado do veículo, constando permanentemente em qualquer vistoria cautelar.

Para minha surpresa e revolta, recebi o retorno informando que o setor Jurídico da Renault NEGOU o meu pedido, agindo com total desrespeito e como se a montadora estivesse acima da legislação brasileira.

Além da negativa, a empresa enviou mensagem solicitando a retirada do veículo sob a advertência de cobrança de taxas de pátio/estadia.

Como pretendem cobrar pátio do consumidor se o veículo permaneceu retido por exclusiva falha, erro na revisão e demora da própria rede? Isso é uma postura indevida.

A falta de suporte tem sido estarrecedora:

Falta de contato telefônico eficiente com a concessionária;

Múltiplas tentativas frustradas de resolução por ligações e mensagens de WhatsApp;

Perda de tempo absurda, estresse, desgaste emocional e privação da minha mobilidade por um erro causado por eles.

Diante de uma falha tão grave na revisão, da depreciação do bem e da falta de respeito com o que a lei determina de forma tão clara, perdi completamente a confiança no produto e na marca e não aceito mais o veículo.

Na hora de vender, é mil maravilhas, mas agora na hora de dar o suporte necessário é esse caos com a Renault? Então vocês simplesmente não vão cumprir o que a lei estabelece! Que tamanha falta de respeito é essa com o consumidor!!!

Obs: Vale ressaltar que Corri um risco grave de acidente na rodovia o óleo vazou em contato direto com o escapamento quente, gerando uma quantidade enorme de fumaça e subindo um cheiro insuportável para dentro veículo pelo sistema de ar-condicionado.

Também que resalto que todas as vezes em que tentei contato por e-mail para resolver com a concessionária, sempre fui respondido diretamente por advogados, cheguei a receber até mesmo no envio de uma notificação extrajudicial por parte deles. Uma demonstração clara de como tratam o cliente no pós-venda.

Corri um risco grave de acidente na rodovia o óleo vazou em contato direto com o escapamento quente, gerando uma quantidade enorme de fumaça e subindo um cheiro insuportável para dentro veículo pelo sistema de ar-condicionado.