Solicitação de empréstimo não solicitada via WhatsApp e cobrança indevida

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Tietê - SP

26/05/2026 às 14:39

ID: 249732053

Na data de hoje recebi mensagens via WhatsApp ofertando empréstimo, eu neguei todas as vezes, solicitei que excluissem meu contato, e após 30 minutos recebi a confirmação de um empréstimo, que eu não solicitei. Preciso que cancelem urgentemente eu não tenho nenhum interesse

Compartilhe

Resposta da empresa

27/05/2026 às 13:02

Olá Renan, tudo bem?

Bem-vindo ao atendimento do Reclame Aqui da SuperSim.

Sou a Géssica, e serei a responsável por atender a sua solicitação neste canal.

Compreendemos a sua preocupação e a importância de esclarecer detalhadamente a origem dessa operação.

Após uma análise minuciosa em nosso sistema, identificamos que a proposta de empréstimo não foi gerada de forma automática pela SuperSim, mas sim decorrente de uma solicitação registrada através da plataforma do Serasa (nosso parceiro oficial) em 26/05/2026.

Quando você realiza uma simulação ou busca de crédito no Serasa, a plataforma compartilha seus dados com as financeiras que possuem propostas pré-provadas para o seu perfil. Os dados bancários utilizados para o envio do Pix (sua conta do Banco Inter) também foram extraídos do seu histórico cadastral e enviados pela própria plataforma parceira.

Para que o valor seja depositado, a SuperSim exige um aceite expresso, que no seu caso ocorreu da seguinte forma:

O aceite do contrato foi realizado por você através do link enviado via SMS para o seu número de cadastro. Na mensagem, constava explicitamente o indicativo de que o clique no link concluiria a contratação e liberaria o depósito, o que de fato ocorreu.

Na mesma data, a cópia do contrato com todas as taxas e condições foi enviada para o seu e-mail cadastrado: [email protected]

A SuperSim reforça que cumpre rigorosamente a legislação vigente e não realiza qualquer tipo de depósito sem a prévia autorização e aceite do consumidor.

De todo modo, entendemos que não há interesse em prosseguir com a contratação. Conforme estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente possui o direito de desistência em até 7 dias, a contar da data de assinatura, para realizar o cancelamento do contrato sem custos adicionais.

Portanto, encaminhamos o boleto de devolução do valor integral diretamente em seu WhatsApp. Agendamos o vencimento para o dia 01/06/2026, que está dentro do prazo legal do CDC, mas fique à vontade para realizar o pagamento a qualquer momento até essa data.

Após a devida compensação do boleto em nosso sistema, o seu contrato será cancelado automaticamente, encerrando qualquer vínculo financeiro.

Ressaltamos que, como estamos realizando o cancelamento por direito de arrependimento, o boleto foi gerado sem juros ou encargos. O valor a ser pago é exatamente o mesmo que foi depositado em sua conta: R$ 50,00.

Ao efetuar a devolução, peço a gentileza de retornar o contato conosco para que possamos prosseguir com a exclusão dos seus dados em nossa base. Isso é necessário pois não há a possibilidade de exclusão enquanto houver um contrato ativo vinculado a você. A própria LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) prevê a guarda e a manutenção de informações para o cumprimento de obrigações financeiras e contratuais.

Caso suspeite de que outra pessoa tenha usado seus dados na plataforma parceira, recomendamos que contate o Serasa imediatamente. Como a origem da solicitação aconteceu no ambiente deles, eles poderão lhe prestar os esclarecimentos necessários sobre o histórico de acessos e compartilhamento de informações.

Agradecemos a oportunidade de esclarecer a situação e permanecemos à disposição caso tenha qualquer dúvida adicional.

Atenciosamente
Géssica V
Equipe Reclame Aqui

Consideração final do consumidor

29/05/2026 às 10:03

Ok

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

8