O que aconteceu
No início de 2025 eu comprei na T-Line Toyota um Corolla Cross seminovo, com mais de 70 mil km rodados, confiando nas informações fornecidas pela própria concessionária durante a negociação.
Hoje me sinto profundamente prejudicado pela forma como essa venda foi conduzida.
Durante a negociação, fui informado de que o veículo havia pertencido a um proprietário de São José dos Campos. Entretanto, não me foi informado que o automóvel havia sido utilizado como VEÍCULO DE FROTA.
Essa informação seria extremamente relevante para minha decisão de adquirir um veículo seminovo com mais de 70 mil km e também para avaliar o valor que eu estaria disposto a pagar por ele.
Mas existe um segundo problema ainda mais grave.
Um dos principais fatores que me deram segurança para realizar a compra foi a informação fornecida durante a negociação de que o veículo teria GARANTIA DE 10 ANOS.
E não se trata apenas da minha lembrança sobre o que foi dito.
TENHO GRAVAÇÃO DE ÁUDIO DA NEGOCIAÇÃO COMPROVANDO A INFORMAÇÃO SOBRE A GARANTIA DE 10 ANOS QUE ME FOI PASSADA.
Agora, ao procurar a própria T-Line, fui surpreendido com uma informação completamente diferente: o consultor me informou que a garantia do meu Corolla Cross será encerrada quando o veículo atingir 100 MIL KM.
Ou seja, comprei um carro com mais de 70 mil km confiando nas informações fornecidas pela própria concessionária e somente depois da compra descobri duas condições fundamentais que poderiam ter mudado completamente minha decisão:
1. O veículo havia sido utilizado como veículo de frota, informação que não me passada antes da compra;
2. A garantia que me foi apresentada durante a negociação como sendo de 10 anos estaria, segundo informação posterior da própria T-Line, limitada aos 100 mil km.
A questão é muito simples:
EU NÃO TERIA COMPRADO ESSE MESMO VEÍCULO, PELO MESMO PREÇO, SE SOUBESSE DE FORMA CLARA, ANTES DE FECHAR O NEGÓCIO, QUE ELE ERA PROVENIENTE DE FROTA E QUE A GARANTIA TERMINARIA AOS 100 MIL KM?
Certamente essas informações teriam alterado profundamente minha avaliação do negócio.
Por isso, quero deixar claro à T-Line:
NÃO ESTOU PROCURANDO UMA RESPOSTA PADRÃO, UM PEDIDO DE DESCULPAS OU MAIS EXPLICAÇÕES SOBRE O QUE ACONTECEU.
QUERO UMA PROPOSTA CONCRETA DE SOLUÇÃO E RESSARCIMENTO.
Tenho preservados os elementos relacionados à negociação, inclusive a gravação de áudio contendo a informação sobre a garantia de 10 anos.
Além desta reclamação pública, estou levando formalmente o assunto ao conhecimento da Diretoria da T-Line por meio de Notificação Extrajudicial, dando à empresa a oportunidade de solucionar a questão de maneira rápida e consensual.
Minha preferência é resolver o problema diretamente com a T-Line.
Entretanto, caso não seja apresentada uma solução satisfatória, preservarei toda a documentação, mensagens e gravações para apresentação aos órgãos de defesa do consumidor e para avaliação das demais medidas cabíveis para proteção dos meus direitos.
Espero que a Diretoria da T-Line trate este caso rapidamente e com a seriedade que ele merece.
T-LINE, NÃO ESTOU PEDINDO MAIS EXPLICAÇÕES.
ESTOU AGUARDANDO URGENTEMENTE DA DIRETORIA UMA PROPOSTA CONCRETA DE SOLUÇÃO E RESSARCIMENTO.