Em réplica

Fui orientada incorretamente sobre cancelamento e preciso de histórico urgente

Universidade La Salle

cidade: São Leopoldo

O que aconteceu

Ao informar que desejava cancelar definitivamente minha matrícula, pois vou continuar minha graduação em outra instituição, fui orientada pela atendente de que, por eu ser considerada aluna veterana, o procedimento correto seria o trancamento.

Ao questionar o motivo, fui informada de que, caso realizasse o cancelamento, poderia perder meu histórico acadêmico e não conseguir posteriormente o histórico e as ementas das disciplinas que já cursei. Em seguida, a atendente afirmou que o cancelamento cancela tudo.

Essa informação me causou grande preocupação e acabou sendo utilizada como argumento para me direcionar ao trancamento, apesar de eu ter deixado claro diversas vezes que não tenho interesse em trancar a matrícula, pois não pretendo retornar à instituição.

Posteriormente, após novos questionamentos, a própria atendente informou que faria o cancelamento referente ao período de 2026/2 e que, em relação a 2026/1, eu continuaria com os registros acadêmicos das disciplinas que já constam na minha grade. Ou seja, a informação posteriormente fornecida contradiz a orientação inicial de que eu poderia perder tudo o que havia cursado.

Considero extremamente inadequada a forma como essa situação foi conduzida. Uma informação dessa gravidade, especialmente relacionada à possibilidade de perda de registros acadêmicos de disciplinas efetivamente cursadas, não deveria ser apresentada de maneira ameaçadora ou sem a indicação clara da norma institucional que fundamentaria tal afirmação.

Além disso, já solicitei à instituição o meu histórico acadêmico e as ementas das disciplinas que cursei, documentos dos quais necessito para dar continuidade à minha graduação em outra universidade.

Fui informada de que a solicitação poderá levar até 30 dias para ser atendida. Considero esse prazo preocupante, pois preciso desses documentos para efetivar minha matrícula e comprovar o aproveitamento das disciplinas na nova instituição.

Atualmente, estou trabalhando e preciso organizar minha vida acadêmica e profissional dentro dos prazos estabelecidos pela nova universidade. Não posso simplesmente aguardar 30 dias sem saber se conseguirei apresentar a documentação necessária e, consequentemente, correr o risco de ter problemas com minha matrícula ou com o aproveitamento das disciplinas.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Universidade La Salle respondeu

    06/10/2026 às 15:55

    Prezada Andressa.

    Informamos que a sua matrícula já foi devidamente cancelada, conforme solicitado, não sendo necessário realizar o trancamento.

    Também informamos que a documentação solicitada, incluindo o histórico acadêmico e as ementas das disciplinas cursadas, já foi encaminhada para você.

    Dessa forma, a situação encontra-se regularizada, e você poderá utilizar a documentação recebida para dar continuidade à sua graduação junto à nova instituição de ensino.

    Atenciosamente.

  2. Consumidor respondeu

    06/10/2026 às 16:00

    Queria deixar registrado que, apesar de a situação finalmente ter sido resolvida, todo o processo foi extremamente desgastante e me causou muito estresse e preocupação desnecessariamente.

    Foram várias tentativas de resolver a situação, dúvidas que ficaram sem respostas e a preocupação com a matrícula, o histórico e as ementas, principalmente porque eu precisava dessa documentação para dar continuidade à minha graduação em outra instituição.

    No final, fui informada de que a matrícula já estava devidamente cancelada, que não era necessário realizar o trancamento e que a documentação solicitada havia sido encaminhada. Fico satisfeita que finalmente esteja tudo regularizado, mas não posso deixar de destacar o quanto foi frustrante e estressante ter que passar por todo esse processo para chegar a uma solução que poderia ter sido resolvida de forma muito mais simples desde o início.

  3. Consumidor respondeu

    08/10/2026 às 09:18

    Sem contar que realizei um pagamento indevido referente a um mês que não precisava ser pago, pois o cancelamento da matrícula já havia sido solicitado. Na ocasião, a atendente me informou que havia encaminhado a situação ao setor financeiro e que eu deveria aguardar e acompanhar pelo e-mail. Até o momento, porém, não recebi nenhuma notificação ou retorno sobre a situação e nem sobre a devolução desse valor.
  4. Universidade La Salle respondeu

    08/10/2026 às 11:04

    Prezada Andressa.

    Verificamos que você foi respondida no dia 05/10/2026 com a seguinte resposta:

    "Informamos que a devolução do seu reembolso foi processada e está prevista para ocorrer no dia 27/10/2026.

    O valor será devolvido conforme os dados bancários anteriormente informados."

    Atenciosamente.

  5. Consumidor respondeu

    08/10/2026 às 11:39

    Gostaria de saber por qual meio essa resposta teria sido enviada, pois procurei em todo o meu e-mail e não encontrei absolutamente nada. Também verifiquei minhas conversas pelo WhatsApp e não recebi nenhuma mensagem por lá.

    O que está acontecendo é bastante frustrante, porque, além de eu não ter recebido a informação, agora parece que estão tentando colocar a situação como se o erro fosse do cliente. Eu sempre procurei resolver tudo da forma correta e dentro dos prazos, então não considero justo ser responsabilizada por uma comunicação que, ao que tudo indica, não foi realizada.

    Peço, por favor, que me informem exatamente quando, por qual canal e para qual contato essa suposta resposta foi enviada, para que eu possa verificar. Afinal, não é correto simplesmente afirmar que houve uma comunicação sem apresentar nenhuma comprovação, principalmente quando estou justamente tentando resolver a situação de forma transparente.